Destaque Japão

Brasil e Japão fecharam um acordo de isenção recíproca de visto para turismo. Saiba neste post quais serão as condições e a partir de quando valerá essa isenção!

As tratativas do acordo

Conforme compartilhamos AQUI, Brasil e Japão há algum tempo estavam em tratativas a fim de isentar brasileiros e japoneses da obrigação de obtenção de visto para a realização de turismo nos países.

Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto de dispensa de visto para turistas japoneses e de outras nacionalidades em viagens de até 180 dias.

Contudo, em maio deste ano, foi publicado novo decreto determinando o retorno da obrigatoriedade desses vistos a contar de 1º de outubro.

Após isso, os governos brasileiro e japonês iniciaram alinhamentos a fim de estabelecer uma isenção mútua de vistos para turismo, com base no princípio da reciprocidade.

Para a alegria dos viajantes, um acordo foi finalizado com sucesso.

Condições da isenção do visto

Veja a nota do Itamaraty sobre o acordo:

Os governos do Brasil e do Japão chegaram a entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.

O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.

A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

Dessa forma, como será a isenção de vistos para turismo:

-aplicável a portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias;

– com validade inicial de três anos; e

-em vigor a contar de 30 de setembro de 2023.

Para mais detalhes, acesse o site da Embaixada do Japão no Brasil.

Gostou da novidade? O acordo era o empurrãozinho que faltava para você tirar do papel uma viagem ao Japão?

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Para mais notícias, clique AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)