
Será que estrangeiros poderão voltar a visitar o país mais fechado do mundo? Manutenção de aeronaves e reabertura do aeroporto para serviços internacionais são os principais sinais que podem iniciar uma possível retomada do turismo na Coreia do Norte.
Os aviões Tupolev da Air Koryo, que costumavam realizar voos para a China, foram mandados para possíveis vistorias e reparos em Pyongyang. A companhia aérea norte-coreana tem mexido na sua pequena frota desde o mês de maio e a nova manutenção neste mês de agosto insinuam que a empresa pode ter planos para as aeronaves.
Conheça mais sobre a Air Koryo neste post!
As informações sobre a movimentação dos aviões da Air Koryo fora dos seus habituais hangares de estacionamento foram divulgadas pelo site 38 North, especializado em análises teóricas sobre a Coreia do Norte, a partir da observação de imagens de satélite dentro do restrito país.
Pode ser um sinal da retomada do turismo na Coreia do Norte?
Não é possível descobrir detalhes sobre o que a Air Koryo estaria planejando. No entanto, o 38 North especula que essas manutenções nas unidades Tupolev seriam um processo de checagem para que, possivelmente, as viagens entre a China e a Coreia do Norte voltassem a ser realizadas.
Afinal de contas, manutenção de aeronaves não é um serviço barato e, se elas estão sendo feitas em um curto período de tempo, existe a possibilidade de ter um propósito para isso.
Recentemente, os dois países voltaram a ter relações comerciais e isso poderia ter sido um primeiro passo para uma relativa retomada das viagens entre fronteiras.
Indicações para a volta das viagens a Coreia do Norte
A Air Koryo está realizando apenas voos domésticos desde 2020, quando suspendeu completamente partidas e decolagens internacionais devido a Covid-19.
No entanto, no ultimo mês de julho, o país recebeu visitantes através do Aeroporto de Pyongyang, que viajaram ao território para uma parada militar.
Na ocasião, uma delegação de chineses e russos ingressam na Coreia do Norte pela primeira vez em três anos e sem realizar quarentena. Os voos foram realizados pela Air China e pela Força Aérea Russa.
Fontes: 38 North e The Japan Times
Como é fazer turismo na Coreia do Norte?
Você já deve imaginar que, por ser o país mais fechado do mundo, não é tão simples fazer turismo na Coreia do Norte. Liberação de visto e contratação de agência com guia serão essenciais, pois, diferente do que estamos acostumados em outros lugares do mundo, você não pode explorar este território por conta própria.
O Estevam visitou este destino antes da pandemia e você pode conferir um pouco a experiência dele neste post ou no vídeo abaixo:
Que tal conhecer um pouco mais sobre a Coreia do Norte? Veja também:



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!