Sem passagem e sem documentos, criança de apenas nove anos conseguiu embarcar em voo da Latam de Manaus a Guarulhos, em São Paulo. Funcionários do aeroporto e da companhia aérea não perceberam que o menino estava desacompanhado. Garoto viajou escondido até o aeroporto paulista.

Morador da comunidade União da Vitória, no bairro Tarumã-Açu, Zona Oeste da capital amazonense, Emanuel Marques de Oliveira sumiu na manhã de 26 de fevereiro. Neste dia, a criança saiu de casa sem ser visto e conseguiu pegar alguns ônibus até chegar no aeroporto de Manaus com o objetivo de viajar para São Paulo.

Passando despercebido pela zona de segurança do aeroporto de Manaus e pelos funcionários da Latam que embarcavam os passageiros na aeronave, o garoto conseguiu entrar no avião da companhia aérea e voou até Guarulhos na tarde do dia 26.

“Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa [no bairro Tarumã-Açu] até chegar no aeroporto. Depois olhou no painel o horário dos voos, e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque”, declarou Danielly Marques da Silva, mãe de Emanuel, em entrevista ao G1.

A criança desacompanhada só foi percebida durante o desembarque no aeroporto paulista na noite do mesmo dia. Ao notar que Emanuel viajou escondido e sem um responsável, a Latam explicou em nota que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar para resolução da situação.

Só após o envolvimento das autoridades, a mãe do menino descobriu sobre o paradeiro do filho. Ela havia prestado queixa sobre o desaparecimento de Emanuel na mesma manhã que ele saiu de casa.

“Acordei às 5h30, fui ao quarto dele, e vi que ele estava dormindo normalmente. Depois mexi um pouco no celular e levantei novamente, já às 7h30, quando percebi que ele não estava mais no quarto e comecei e me desesperar”, explicou Danielly.

O garoto permaneceu em São Paulo por mais um dia até que a situação fosse esclarecida e os trâmites para embarcá-lo de volta para Manaus fossem resolvidos. Atualmente, Emanuel já se encontra com seus responsáveis legais.

Investigações sobre o ocorrido

Em nota sobre o caso, a Polícia declarou que a criança não contou com a ajuda de adultos para realizar a viagem. As imagens das câmeras de segurança do aeroporto de Manaus, que foram resgatadas para investigação, comprovam que durante as passagens pelas fiscalizações, o menino não foi parado ou questionado por nenhum funcionário.

Ainda segundo a Polícia, Emanuel realizou pesquisas na internet antes de embarcar sobre “como entrar em um avião despercebido“.

De acordo com as autoridades que investigaram o caso, o garoto não possui histórico de violência familiar, o que poderia ter motivado a fuga. Segundo depoimento da criança, ele viajou escondido pelo desejo de morar com parentes em São Paulo.

Informações publicadas no G1.

Para mais notícias, curiosidades e atualizações sobre viagens, clique aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!