São Paulo

O segundo lugar numa lista das cidades mais interessantes da América do Sul ficou para o Brasil. Descubra nesta matéria que cidade é essa que ficou na frente até mesmo do Rio de Janeiro.

O Brasil na lista

Para alguns, ela pode ser feia, tanto que ficou na 5ª posição de um ranking das cidades mais feias do mundo, conforme compartilhamos AQUI, mas para muitos outros São Paulo é uma cidade que reúne vários atrativos e por isso, levou o segundo lugar na lista das cidades mais interessantes da América do Sul, resultado de um estudo elaborado pela Exploreworldwide, com base nas informações da Wikipedia.

No site da Exploreworldwide, constam algumas características de São Paulo que justificam o reconhecimento:

  • É a cidade mais populosa do mundo fora do continente asiático. 
  • É a maior cidade de língua portuguesa do mundo.
  • É a sede do Grande Prêmio do Brasil.
  • Possui os arranha-céus mais altos do Brasil.
  • Tem a segunda maior parada LGBT do mundo (depois de Nova York). 

O estudo por trás da lista

A Wikipedia é uma fonte de informação abrangente e possui milhões de artigos detalhando o significado histórico e cultural de lugares em todo o mundo.

Considerando isso, a plataforma Exploreworldwide estudou o arquivo da Wikipedia para encontrar os lugares mais interessantes ao redor do mundo.

Os artigos na Wikipédia que tratam de algo que aconteceu ou pertence a um local específico (por exemplo, ruínas antigas, campos de batalha famosos ou pontos de referência importantes) são marcados como um “local primário”, e os especialistas em dados da Exploreworldwide analisaram os 1,2 milhão de artigos na Wikipédia que são codificados como um “local primário” para este estudo gigantesco. 

Com a pesquisa, a Exploreworldwide teve acesso à muitas curiosidades. Desde o assentamento mais ao norte do mundo, onde é ilegal possuir um gato, até o berço da pizza havaiana, os resultados do trabalho acabaram por revelar alguns dos lugares mais interessantes do mundo.

O ranking

Veja abaixo o ranking das cidades mais interessantes da América do Sul, de acordo com o estudo:

ranking

A Metodologia

Em primeiro lugar, foram extraídos os principais locais armazenados nos artigos da Wikipedia (um local primário é aquele em que o remetente especificou que é o verdadeiro local do recurso principal do artigo) Isso criou um conjunto de dados de 1,2 milhão de locais. 

Todos os locais onde a latitude era inferior a -60 ou superior a 80 foram removidos.

Os locais foram então geocodificados inversamente para revelar o país e a cidade mais próxima de cada local.

Os locais receberam então uma “Pontuação de Ponderação de Interesse” (IWS) para reduzir o preconceito causado pelo fato de a Wikipédia ser uma enciclopédia online baseada especialmente em inglês, com ligações aos EUA. Este IWS considerou o acesso à Internet de cada país, a extensão do inglês falado no país e a atividade na página da Wikipedia de cada país, com reduções adicionais aplicadas aos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália.

E, aí concorda com a avaliação?

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Para mais notícias, acesse AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)