
A alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), aplicável em compras e saques no Exterior realizados com cartão de crédito, ficou menor neste ano e seguirá sendo reduzida ao longo dos anos. Saiba mais, neste post!
O compromisso de redução
Em atendimento à exigência de extinção do IOF para entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por meio de Decreto Presidencial assinado ano passado, ficou estabelecido o compromisso de redução da alíquota do IOF em 1 ponto percentual ao ano até que fique zerada, para compras internacionais.
O cronograma de redução
Em 02 de janeiro deste ano, a alíquota de 6,38% já caiu para 5,38% e a redução seguirá até 2028, quando ficará zerada, olhem só o cronograma:
- 5,38% – a contar de 02 de janeiro de 2023
- 4,38% – a contar de 02 de janeiro de 2024
- 3,38% – a contar de 02 de janeiro de 2025
- 2,38% – a contar de 02 de janeiro de 2026
- 1,38% – a contar de 02 de janeiro de 2027
- 0,00% – a contar de 02 de janeiro de 2028
Demais operações cambiais
Em 2028, o IOF para a compra de moeda estrangeira em espécie também será zerado. E, para as demais operações cambiais, que hoje pagam 0,38%, a alíquota será zerada em 2029.
Quer mais notícia boa a respeito de redução de custos em viagens? Então, acesse este POST!
O que achou da novidade? Toda e qualquer economia é bem-vinda, não é mesmo?
Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)



Matéria interessante. Informativa, didática, pontual e bem redigida. Não fosse o governo tão ávido pelo dinheiro dos contribuintes, poderia zerar a cobrança do IOF em prazo bem menor. Hoje não mais justifica essa arrecadação. Se é que realmente houve necessidade quando da sua criação. Porque ao invés de reduzir custos é sempre mais fácil onerar o contribuinte.
Élio, fico realmente muito feliz em saber que gostou da matéria, pois é sinal que o propósito do site Estevam pelo Mundo foi alcançado!