
Será o fim das tarifas básicas que permitem apenas um item pessoal? A União Europeia votou a favor de uma proposta para impedir que as companhias aéreas façam cobranças extras para os passageiros embarcarem com mala de mão. A medida ainda não entrou em vigor, mas está gerando polêmica na Europa, principalmente entre as companhias low costs.
Entenda mais sobre a proposta!
Direito a embarcar com item pessoal e mala de mão

A Comissão dos Transportes e Turismo da União Europeia votou a favor de que os passageiros possam embarcar nas cabines dos aviões com um item pessoal e uma mala de mão. Com a nova lei, as companhias aéreas estariam proibidas de fazer cobranças extras para que os clientes viajem com mais de um item.
Mas, existem algumas condições para a liberação do embarque com dois itens. O limite da bagagem de mão é de apenas 7kg e dimensões máximas de 100cm ao somar altura, comprimento e largura. Já o item pessoal precisa ter no máximo 40cm x 30cm x 15 cm para que seja alocado sob o assento.
Caso os pertences excedam esses limites, a companhia poderá interferir sobre o transporte deles dentro da cabine. Porém, respeitando o peso e tamanho, as empresas não poderão fazer cobranças extras para esses itens.
Veja dicas sobre pesos e tamanhos das bagagens!
Quando a medida entra em vigor
Apesar da Comissão ter aprovado a medida, ela ainda precisa ser negociada pelos países membros da União Europeia. Certamente, algumas companhias vão tentar brigar para evitar o ajuste de suas tarifas e o fim dos serviços adicionais de malas, que encerraria as práticas que vinham sendo denunciadas como abusivas sobre a cobrança de valor extra para as bagagens de bordo.
O que muda nas passagens se a regra for implementada
Entidades que representam as companhias aéreas europeias criticaram a proposta alegando que a medida vai interferir na escolha dos passageiros sobre quais comodidades eles querem contratar na hora de reservar uma viagem. Afinal, adicionar bagagens de bordo em todas as tarifas deve aumentar os valores das passagens em algumas empresas.
É importante reforçar que as low costs atendem um grande fluxo dentro da Europa e oferecem passagens a valores reduzidos limitando os passageiros a embarcarem com apenas um item pessoal, ofertando tarifas mais caras para ter a mala de bordo inclusa ou altos valores para adicionar esse pertence na reserva.
Como a cobrança adicional de bagagem é uma receita extra para as empresas de baixo custo, essa medida vai impactar diretamente nas ofertas extremamente baratas com serviço limitado.
Saiba mais sobre regras de bagagem em cada companhia aérea!
Considerações
Essa medida faz parte de uma série de propostas do parlamento europeu para ampliar os direitos dos passageiros. Segundo Matteo Ricci, vice-presidente da Comissão, a aprovação dessa lei vai tornar as viagens mais justas e eficientes.
Será que vamos ver as regras de bagagem tendo uma grande mudança na Europa em breve?
Caso a regra entre em vigor, vamos te avisar postando na nossa aba de Notícias!
Por enquanto, siga atento as regras de cada tarifa e de cada companhia para evitar problemas com esses pertences.



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!