A autorização de viagem para o Espaço Schengen ainda não esta em vigor, mas a União Europeia (UE) já reajustou o custo de emissão do documento. O valor do ETIAS vai praticamente triplicar e brasileiros precisarão do documento para viajar à maioria dos países da Europa.

Confira mais detalhes!

Novo valor do ETIAS

Anteriormente, o custo de emissão do ETIAS estava previsto para €7. Porém, a União Europeia anunciou reajuste informando que a emissão do documento custará €20.

Segundo a Direção Geral de Migração e Assunto Internos da União Europeia, esse aumento será para cobrir os custos operacionais e aumento de funcionalidades do sistema. Além disso, o novo valor precisar respeitar o aumento da taxa de inflação e pretende assemelhar o custo do documento ao de outros países que também cobram autorização de viagem, como o ETA do Reino Unido.

O reajuste ainda passará por revisão do Conselho e do Parlamento Europeu por dois meses.

O que é o ETIAS e quando ele entra em vigor?

UE aumenta valor do ETIAS! Documento só será exigido em 2026

Para todos os turistas que são, atualmente, isentos de vistos para entrar nos países do Espaço Schengen (como portadores do passaporte brasileiro, por exemplo) precisarão solicitar uma autorização de viagem online antecipadamente à viagem.

Após fazer o pedido, efetuar o pagamento e receber a autorização, o turista estará autorizado a entrar nos países do grupo.

A implementação do ETIAS já foi adiada algumas vezes e, atualmente, a previsão é de a obrigatoriedade do documento entre em vigor no último trimestre de 2026.

Por enquanto, brasileiros podem ficar até 90 dias como turistas nos países do Espaço Schengen sem necessidade de visto ou autorização de viagem, apenas apresentando passaporte válido e documentos essenciais para imigração.

Considerações

Ainda que a previsão do ETIAS ser cobrado seja para o fim de 2026, é importante ficar de olho sobre as regras, valores e possíveis mudanças. Afinal, o sistema vem passando por muitos reajustes desde que foi anunciado.

Para quem tem planos de viajar para alguns dos principais da Europa no próximo ano, considere que, talvez, seja preciso colocar a emissão do ETIAS no planejamento prévio e orçamento da viagem.

Para mais novidades e atualizações sobre viagens, acesse a nossa aba de Notícias aqui!