
Cada aeroporto já conta com sua respectiva taxa de embarque/desembarque, que normalmente pagamos junto com a passagem no momento de reserva. Mas, se você estará em trânsito internacional no Aeroporto de Lima, no Peru, saiba que o terminal estará aplicando, em breve, a taxa de conexão.
A cobrança será feita para quem estiver fazendo troca de aeronaves no Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM) com destino final para fora do Peru.
Entenda a taxa de conexão do Aeroporto de Lima
A informação foi publicada em comunicado no site oficial do aeroporto, com nota em destaque para os usuários que acessam a home.
Incialmente, a taxa seria aplicada a partir de 27 de outubro, mas, depois de pesadas críticas e cancelamento de rotas por companhias aéreas, o início da cobrança foi adiado para 7 de dezembro.
A partir do fim do ano, passageiros que estiverem realizando conexão internacional no Aeroporto Jorge Chávez, deverão pagar a Tarifa Unificada de Uso Aeroportuário (TUUA) para Transferências Internacionais (INT-INT).
Ou seja, diferente das tarifas aeroportuárias convencionais, que já possuem valores fixos para embarques/desembarques nacionais e internacionais, quem estiver em trânsito internacional também terá uma taxa a ser custeada.
No comunidado, a Lima Airport Partners. (LAP), operadora do aeroporto, esclarece que ” a TUUA não é um imposto; é uma taxa aplicada em troca dos serviços recebidos pelos passageiros em conexão no Aeroporto Jorge Chávez, incluindo: utilização de salas de embarque, sistemas de inspeção de bagagem, transferência de bagagem, controle de cartão de embarque, segurança, atendimento médico, um total de 26 serviços, entre outros”.
Por enquanto, conexões nacionais no Aeroporto de Lima não terão cobrança. Mas, a possibilidade de aplicar uma taxa para esse tipo de trânsito está em revisão. Então, se você realiza uma conexão em Lima para um destino final dentro do Peru, não precisa pagar nenhum valor extra nesse momento.
Sobre o pagamento da taxa
O valor da taxa de conexão internacional será de US$12,67 (aproximadamente R$68 na cotação atual – data de publicação do post).
Os passageiros terão 3 alternativas para fazer o pagamento da TUUA para Transferências Internacionais:
- Plataforma de pagamento online – opção para agilizar o trânsito no passageiro, realizando o pagamento antes da viagem.
- Com o pessoal autorizado do aeroporto – funcionários estarão distribuídos ao longo do fluxo e rota dos passageiros em conexão internacional em Lima para fazer cobrança no momento do trânsito.
- Ou via módulos exclusivos de pagamento presencial.
“Reiteramos às companhias aéreas, canal direto de comunicação com os passageiros, que devem informá-los prontamente sobre a obrigatoriedade do pagamento desta taxa, para que ela seja feita antes da viagem”, destacou a Lima Airport Partners.
Considerações
Você pode conferir a publicação no site do Aeroporto Internacional Jorge Chávez aqui ou entrar em contato com a companhia aérea com a qual tem seu voo reservado para mais informações.
O que achou dessa cobrança? Será que outros aeroportos podem querer implementar algo semelhante? Comente abaixo!
Para mais notícias sobre o universo das viagens, clique aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!