Causar transtornos a um voo terá consequências (bem caras) na Ryanair. A principal companhia aérea low cost da Europa emitiu um comunicado informando que introduziu uma multa de £500 para passageiros indisciplinados. Esse valor, na cotação atual, seria o equivalente a R$3.200.

A medida pretende combater o comportamento inadequado de clientes que causem perturbações aos demais passageiros e interrupções desnecessárias ao trabalho da tripulação.

Entenda mais detalhes sobre a decisão da Ryanair.

Combate ao comportamento inadequado de passageiros

Ryanair vai multar passageiros indisciplinados em £500

A nova regra da companhia aérea se aplicará a passageiros que se comportem de maneira inadequada, a ponto de que seja necessário fazer a retirada deles da aeronave.

Nesses casos, além do desembarque forçado, o cliente precisará arcar com uma multa de indisciplina. Além disso, a empresa ainda destacou que seguirá processando esses passageiros por danos civis.

“É inaceitável que passageiros sofram perturbações desnecessárias devido ao comportamento de um único passageiro indisciplinado”, declarou o porta-voz da Ryanair em nota publicada pela empresa.

“Para ajudar a garantir que nossos passageiros e tripulantes viajem em um ambiente confortável e tranquilo, sem perturbações desnecessárias causadas por um pequeno número de passageiros indisciplinados, implementamos uma multa de £500, que será aplicada a qualquer passageiro desembarcado da aeronave em decorrência de sua má conduta“, completou. 

Situações que coloquem em risco a segurança a bordo, conflitos exagerados que perturbem a ordem e atitudes agressivas podem ser alguns motivos para as companhias aéreas retirarem um passeio do avião.

Em 2023, por exemplo, a Ryanair teve um de seus voos paralisado por indisciplina de um cliente. Na ocasião, um passageiro tentou abrir uma das portas do avião pouco antes da decolagem.

“Embora esses sejam eventos isolados que ocorrem em todas as companhias aéreas, o comportamento perturbador em um espaço compartilhado tão confinado é inaceitável, e esperamos que nossa abordagem proativa atue como um impedimento para eliminar esse comportamento inaceitável a bordo de nossas aeronaves”, finalizou o porta-voz da empresa.

Considerações

O que achou da medida adotada pela Ryanair para penalizar clientes que tragam transtornos às viagens? Acha que outras empresas deveriam tomar medidas assim para combater passageiros indisciplinados? Comente abaixo!

Para mais notícias de companhias aéreas e viagens, clique aqui.

Fonte: Ryanair; CNN