
No fim de maio, GOL e Azul anunciaram um acordo de codeshare, compartilhando a disponibilidade de voos das empresas. Hoje (11), mais de 40 rotas ficaram disponíveis nas plataformas das companhias aéreas. Com a novidade, os clientes terão mais facilidade de reservar passagens.
Nesse post, vamos te explicar um pouco como funciona essa parceria entre as empresas e de que maneira os viajantes podem aproveitar essas rotas compartilhadas.
Como funciona o codeshare entre GOL e Azul
Esse acordo de codeshare entre GOL e Azul são para rotas não sobrepostas, ou seja: operações que uma empresa realiza, mas a outra não.
Isso permite que elas “unam” suas malhas aéreas dentro das mesmas plataformas de reserva e os passageiros tenham mais diversidade e facilidade de reservar suas viagens com rotas de ambas empresas.
As reservas não estão disponíveis por resgate com pontos ou milhas, apenas compra em dinheiro – cartão, PIX, entre outros.
Atualmente, os canais de venda da Azul já estão disponibilizando as seguintes rotas da GOL:
- Belém – Rio Branco
- Confins – São José dos Campos
- Curitiba – São José dos Campos
- Juazeiro do Norte – Galeão
- Pato Branco – Brasília
- Recife – São José dos Campos
- São Gabriel da Cachoeira – Guarulhos
- Tabatinga – Brasília
- Tabatinga – Guarulhos
- Tefé – Brasília
- Tefé – Guarulhos
- Uruguaiana – Brasília
- Viracopos – Boa Vista
- Viracopos – Porto Velho
- Viracopos – Rio Branco
- Manaus – Rio Branco
- Fortaleza – Galeão
- Curitiba – Brasília
- Manaus – Guarulhos
- Manaus – Brasília
- Brasília – Boa Vista
- Brasília – Porto Velho
- Brasília – Rio Branco
Fizemos uma simulação de busca no site da Azul e encontramos, por exemplo, a rota Fortaleza – Galeão operada pela GOL disponível para compra:

Vale reforçar que rotas que as duas companhias aéreas realizam entre mesmos aeroportos não entram nesse acordo e cada uma segue vendendo exclusivamente as suas passagens.
Atenção na hora de viajar
Fique atento se você usar o site de uma empresa para reservar voos de outra. Os processos de check-in, despacho de bagagem e demais protocolos da viagens diretas devem ser feitos com a companhia aérea que opera o voo. Por exemplo: se você compra um voo da GOL no site da Azul, todo o seu processo de viagem será com a GOL.
Já se a reserva tiver conexão, todo o processo será com a empresa que opera o primeiro voo.
Já em caso de cancelamentos, remarcações e reembolsos antes da viagem ser realizada, as negociações devem ser feitas com a empresa que vendeu a sua passagem.
Onde vou acumular milhas milhas de passagens compradas?
Os voos do codeshare darão aos clientes a possibilidade de escolher onde querem acumular suas milhas.
Ao comprar um voo de uma empresa no site da outra, o passageiro poderá optar entre receber as recompensas no Azul Fidelidade ou na Smiles.
As companhias prometeram divulgar mais detalhes sobre essa facilidade em breve.
Considerações
Apesar de já ter uma boa quantidade de rotas disponíveis nas plataformas da GOL e Azul, as companhias ainda irão fazer mais atualizações nas próximas semanas pra que o acordo de codeshare beneficie ainda mais os passageiros.
Se tiver ficado com alguma dúvida, o site da Azul está com uma página que mostra mais detalhes sobre essa parceria – veja aqui!
Para mais notícias de companhias aéreas, clique aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!