viajar de low-cost

Sempre escutamos das tripulações que devemos permanecer sentados até que o aviso de cintos da aeronave seja apagado. Mas, na ansiedade de desembarcar rápido, muita gente não segue a orientação e acaba lotando o corredor antes mesmo do avião parar de taxiar. Por isso, a Tuquia decidiu aplicar multas a quem levantar antes do aviso de cintos apagar e tumultuar o desembarque.

A Diretoria de Aviação Civil da Turquia anunciou a nova regra por uma circular, conforme a regulamentação de operações da aviação do país. As companhias aéreas locais já estão sendo orientadas a informar os passageiros sobre a regra.

Confira mais detalhes!

Violação da segurança e perturbação da ordem

A nova medida divulgada pelas autoridades turcas pretende trazer mais organização, segurança e respeito a bordo dos aviões que pousam em seu território, que é um dos países mais visitados do mundo.

Segundo Kemal Yüksek, diretor-geral da Diretoria de Aviação Civil da Turquia, o comportamento de levantar-se antes da aeronave parar totalmente, do aviso luminoso de cintos se apagar ou formar longas filas congestionando os corredores “compromete a segurança dos passageiros e da bagagem, desconsiderando a satisfação e a prioridade de saída dos demais viajantes”.

Por isso, a nova regra está sendo implementada e as companhias aéreas do país, como a Turkish Airlines, estão sendo orientadas a refoçar nos avisos a bordo que “passageiros que não cumprirem as regras serão denunciados à Diretoria Geral de Aviação Civil por meio de um relatório de passageiros perturbadores, e uma multa administrativa será imposta”.

Multa por levantar antes do aviso de cintos apagar

Apesar do aviso divulgado pelas autoridades não ter o custo da multa especificado, a imprensa internacional divulgou que o valor está em torno de 2.600 liras turcas (o equivalente a R$378).

A nova medida de aplicação da multa foi adotada depois do aumento de reclamações sobre a desorganização do desembarque e de inspeções de voo indicarem a frequente violação da regra de aguardar o texiamento e o aviso luminoso dos cintos se apagarem para sair da poltrona.

Considerações

O que achou da medida adotada pelas autoirdades de aviação da Turquia? Será que a regra se tornará popular em outros países?

Comente abaixo!

Fontes: CBS News; The Washington Post