Latam usa IA em Guarulhos para analisar atendimento aos passageiros

Na última semana, a Latam modernizou a maneira de analisar dados sobre seu atendimento aos passageiros. Através de câmeras e software de Inteligência Artificial (IA), a companhia aérea começou a monitora a área de check-in do Terminal 2 de Guarulhos, onde ficam os seus guichês.

Esta foi a primeira implementação do sistema na América do Sul para aprimoramento dos serviços em aeroportos. Usando a IA, a empresa tem o objetivo gerar dados sobre o fluxo e atendimento de clientes.

Usando as informações analisadas por 9 câmeras, a Latam pretende acompanhar as demandas dos viajantes, capacidade das filas e produtividade da sua equipe nos balcões de acordo com o tempo de atendimento.

Isso vai ajudar a empresa a distribuir seus recursos e tornar os seus serviços mais eficientes, como por exemplo: reforçando a equipe em períodos de maior movimentação em Guarulhos e investindo em equipamentos para agilizar processos.

“Essa tecnologia me permite entender o comportamento e gerenciar a equipe de atendimento com mais eficiência. O software nos traz informações como dias e horários de maior fluxo para que possamos acionar a equipe conforme a necessidade e proporcionar um atendimento de mais qualidade ao cliente. Começamos por Guarulhos, mas já estamos avaliando a possibilidade de levar essa inovação para outros aeroportos brasileiros”, declarou Derick Barboza, diretor de aeroportos da Latam Brasil, em nota divulgada pela empresa.

O projeto foi desenvolvido pelo Latam Labs, núcleo de open innovation da Latam, em parceria com a Proc Group, uma empresa especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Mesmo registrando as movimentações de pessoas no check-in, a companhia aérea está atuando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não possui acesso direto aos registros de imagens das câmeras para identificação de passageiros, apenas aos dados processados pela IA.

Considerações

As novidades sobre modernização dos aeroportos estão cada vez mais frequentes. Também na última semana, divulgamos aqui no portal outras notícias sobre o uso de tecnologias para otimizar o atendimento a passageirosveja aqui!

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