
Redobre a atenção na hora de organizar sua nécessaire na bagagem de mão, pois o Aeroporto Internacional de Guarulhos tornou a inspeção do transporte de líquidos mais rígida na última quinta-feira (21).
Segundo relatos de passageiros que estavam embarcando nos terminais internacionais, as autoridades do controle de segurança estão exigindo embalagens do tipo zip lock para a acomodação dos líquidos de até 100ml.
Apesar dessa regra já existir há alguns anos, havia uma certa flexibilidade ao aeroporto sobre como acomodar os itens na mala de bordo. Agora, as regras precisam ser seguidas ou o passageiro poderá se atrasar para seu voo.
Entenda mais!
Qual a regra para o transporte de líquidos em bagagens de mão?

Para passageiros que estão embarcando ou fazendo conexões para um voo internacional, o transporte de líquidos na bagagem de mão deve seguir um padrão:
Os produtos – líquidos, cremes, géis, pastas e aerossóis – precisam estar em embalagens de capacidade máxima de 100ml cada um.
Todos os frascos devem estar acomodados com folga em uma embalagem transparente fechada (como o modelo zip lock) com capacidade máxima para 1 litro.
Apenas líquidos adquiridos em free shop durante o processo de embarque da viagem em questão podem ser levados a bordo fora desses critérios, desde que sejam mantidos na embalagem lacrada e com o comprovante de aquisição.
Líquidos em bagagens despachada não precisam seguir esses critérios.
O que mudou sobre o transporte de líquidos no Aeroporto de Guarulhos?
Desde de 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já havia publicado uma resolução orientando sobre as inspeções de segurança, detalhando essas condições para o transporte de líquidos em bagagens de mão para voos internacionais – veja aqui. Porém, o Aeroporto de Guarulhos não vinha seguindo à risca esses critérios durante a inspeção das malas.
A prova disso é que essa semana, quando os agentes da inspeção de bagagens estavam fazendo a conferência das malas de bordo nos terminais, várias pessoas precisaram retornar ao saguão do aeroporto para resolver a situação dos líquidos que estavam sendo transportados fora do padrão.
Isso ocasionou longas filas no raio-x dos embarques internacionais de Guarulhos, segundo relatos de passageiros que estavam no local e divulgaram a situação em redes sociais.
Considerações
Se você vai embarcar em uma viagem internacional pelo Aeroporto de Guarulhos nos próximos dias, atenção:
- Siga as regras orientadas pela ANAC e já leve seus líquidos em embalagens transparentes fechadas, como aquelas do tipo zip lock. Vai agilizar o seu embarque e o de outras pessoas.
- Atenção para que os frascos tenham, no máximo, 100ml. Embalagens maiores, mesmo que não estejam totalmente cheias, serão confiscadas.
- Chegue um pouco mais cedo ao aeroporto, pois como as filas ficaram gigantes na última quinta, pode ser que leve alguns dias até que os viajantes se informem sobre os critérios e a inspeção volte a ser mais rápida.
Enquanto Guarulhos passa a seguir rigorosamente as regras de transporte de líquidos, a Europa tem flexibilizado essa medida entre suas fronteiras aéreas. Recentemente, a União Europeia anunciou a liberação de determinados aeroportos para o transporte de até 2 litros de líquidos em bagagens de mão – veja mais nesse post.
Para ficar por dentro sobre as regras de viagem, acesse mais Notícias aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!