Países que exigem vacina de febre amarela - 2022

As autoridades de saúde dos Estados Unidos atualizaram as indicações para todos os viajantes internacionais que estejam planejando visitar o país. Com o surto do vírus e casos em 31 estados do território ao longo de 2025, a vacina contra sarampo está como recomendação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), orientando os turistas a estarem imunizados na hora de planejar uma viagem.

Entenda detalhes sobre a imunização e como se preparar.

Por que a vacina contra o sarampo passou a ser indicada?

O sarampo é uma das doenças virais mais contagiosas do mundo e seus sintomas iniciais se parecem muito com os de uma gripe: febre, tosse seca, nariz escorrendo e/ou vermelhidão nos olhos. Isso pode aumentar consideravelmente o risco de contaminação, caso as pessoas não tenham conhecimento da infecção.

No últimos meses, o continente americano registrou mais de 2.300 contaminados. Só os Estados Unidos contabilizou mais de 1.000 pacientes, além de casos de morte em decorrência da doença.

O sarampo estava considerado erradicado no país e este está sendo o maior surto de contaminação dos últimos 10 anos no território.

Com o número de casos crescendo dentro e fora do país, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) atualizou as recomendações para viajantes internacionais, indicando a vacina conta sarampo para quem vai transitar entre países.

Vacina contra o sarampo

EUA recomendam vacina contra sarampo para viagens internacionais

Em geral, a vacina contra o sarampo é uma das primeiras que recebemos quando somos crianças, administrada a partir de 1 ano de idade com duas doses.

Essa vacina faz parte de uma imunização conjunta que pode ser dupla viral (contra sarampo e rubéola); tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola); ou tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Inclusive, com o aumento do numero de casos, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou uma “dose zero” da vacina como imunização prévia para bebês a partir dos 6 meses, antes da chegada da vacinação de rotina.

Depois que todas as doses são administradas, a imunização conta o sarampo é para toda a vida. Porém, é importante conferir suas carteiras de vacinação e garantir que você recebeu todas as doses.

Para adultos que não tenham o esquema completo de vacinação contra sarampo, é indicado atualizar a proteção contra a doença. Será necessário uma ou duas doses a depender de como está o esquema vacinal e a idade da pessoa.

Onde tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina contra sarampo é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Publico de Saúde (SUS) e, atualmente, diversas cidades do Brasil estão companhas de imunização por causa do aumento de casos.

Para quem precisar tomar 2 doses, o intervalo entre as aplicações é de pelo menos 28 dias. E para quem vai viajar, é importante que a segunda dose tenha sido administrada pelo menos duas semanas antes do embarque.

Considerações

Para conferir mais detalhes sobre a recomendação do CDC, clique aqui.

Vale reforçar que, além de ficar de olho sobre as orientações de vacinas de cada país para onde você vai viajar, o seguro viagem também é fundamental para para garantir um atendimento médico em caso de emergências, sem que você precise arcar com os altos custos do atendimento particular para estrangeiros.

Deixamos aqui o link da Real Seguro Viagem, que é nossa parceria e oferta desconto aos nossos seguidores, onde você consegue comparar e escolher diversas seguradoras e apólices para uma proteção ideal para sua viagem.

Fontes: CDC; CNN