Os viajantes não devem ter que se preocupar com o Etias – Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem até o primeiro semestre de 2025. Mais uma vez, a exigência do documento teve sua implementação modificada devido um atraso no lançamento do Sistema de Entrada/Saída (EES), que vai controlar o trânsito de visitantes.

O visto já havia sido programado para ser obrigatório em 2022, foi adiado duas vezes para 2023 e 2024 (relembre aqui) e, esta semana, novamente postergado por mais um ano. A cobrança do Etias deve ser iniciada apenas em maio de 2025 – mas também pode sofrer novas alterações de data até lá.

“Inicialmente esperávamos que a EES estivesse operacional até ao final deste ano ou, o mais tardar, no início do próximo ano. Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do ETIAS foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento”, declarou fonte da União Européia para o SchengenVisaInfo.com, site especializado em informações o Espaço Schengen.

Enquanto o EES não estiver funcionando perfeitamente, a exigência do Etias para viajantes não pode ser implementada. Ainda que o Sistema de Entrada/Saída já esteja operando, é preciso testá-lo por alguns meses para só então liberar seu vínculo com as autorizações de viagem.

Entenda detalhes sobre o Etias e para que serve este visto aqui!

Lembrando que, seguindo a atual previsão, o EES deve começar a operar entre 2024 e início de 2025 e já vai gerar mudanças nos processos de imigração, incluindo o fim dos carimbos em passaportesveja mais neste post!

Fonte: SchengenVisaInfo.com

Para mais atualizações e noticias sobre viagens, clique aqui!