O grupo Abra, investidor majoritário da Gol e Avianca, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) para união com a Azul. Esse acordo é apenas um estágio inicial de incorporação da companhia aérea brasileira ao grupo e pretende manter tanto a Azul quanto a GOL atuando no mercado nacional.

De acordo com o documento divulgado, o intuito da Abra é “explorar uma combinação de negócios no Brasil”. O grupo pretende fortalecer o setor aéreo do Brasil no cenário global combinando o trabalho das duas companhias nacionais.

“A intenção de materializar sinergias entre as malhas aéreas e o uso das frotas da Azul e da Gol resulta em benefícios para o consumidor, como mais opções e produtos; e para o Brasil, com o aumento de novos destinos atendidos pela aviação brasileira”, declarou a Azul.

Empresa controladora da GOL assina acordo para união com a Azul

Atualmente, GOL e Azul atendem de forma complementar cerca de 90% da malha aérea do Brasil. Dentro do mesmo grupo, elas podem oferecer aos brasileiros uma melhor conectividade.

O MoU inclui acordos de governança sobre a companhia e estrutura de capital como objetivo final das negociações.

Posicionamento da GOL

Voos diretos da GOL

Por enquanto, o acordo assinado está em fase inicial. Espera-se um possível avanço de união com a Azul para uma transação que incorpore ela ao ao grupo no futuro. Para isso, diversos fatores estão envolvidos até que a fusão seja feita. Uma delas, inclusive, é a resolução da recuperação judicial que a GOL enfrenta atualmente.

A companhia também divulgou um Fato Relevante reforçando que ela não faz parte do Memorando de Entendimento e que “continua focada em concluir as etapas restantes dos seus procedimentos do Chapter 11 em andamento, com o objetivo de emergir de seu processo de reestruturação como uma companhia independente e capitalizada”.

O Chapter 11 se trata do Capítulo 11 da Lei de Falências norte-americana, com o qual a GOL pediu reestruturação em janeiro de 2024.

A GOL ainda destaca no documento que segundo os termos do MoU, “caso tal transação venha a ser consumada, é esperado que as duas companhias mantenham suas marcas e seus certificados operacionais de forma independente”.

Considerações

O que achou da possível união de GOL e Azul dentro do mesmo grupo? Comente abaixo!

Confira divulgação completa da Abra sobre a negociação aqui.

E para mais notícias, clique aqui!