
Neste artigo vamos explorar as dez rotas domésticas mais movimentadas da América Latina. Acredito que não seja surpresa que essas rotas estejam nos maiores países da América Latina: Brasil, México, Colômbia e Peru. Vamos conferir a lista completa:
10º: São Paulo Congonhas – Porto Alegre
Em décimo lugar encontra-se essa rota que teve 2,98 milhões de assentos disponíveis no último ano. A rota é operada pela LATAM (77 voos semanais), GOL (49 voos semanais) e as demais 30 voos. Por semana são 156 voos e 27.014 assentos disponíveis.
9º: Brasília – São Paulo Congonhas
Em nono lugar, temos a rota que conecta São Paulo Congonhas (CGH) ao Aeroporto Internacional de Brasília (BSB). Essa rota possui 3,11 milhões de assentos disponíveis. A LATAM opera 72 voos semanais, a GOL 61 voos e as demais, 38 voos. No total são 171 voos semanais e 29.176 assentos disponíveis.
8º: Cusco – Lima
Em oitavo lugar temos a única rota do Peru nesta lista, conectando o Aeroporto Internacional de Lima (LIM) à segunda maior cidade do país e um dos principais destinos turísticos do mundo, Cusco (CUZ).
Essa rota teve 3,44 milhões de assentos disponíveis, e apenas duas companhias aéreas operam essa rota: a Sky Airlines, com 48 voos semanais e a LATAM com 137 voos, totalizando 185 voos semanais.
7º: Guadalajara – Cidade do México
Pela primeira vez no ranking aparece um rota do México, a qual conecta a Cidade do México (MEX) a Guadalajara (CGL). Essa rota teve em 2023, 3,56 milhões de assentos disponíveis.
A rota foi operada pela Aeroméxico com 75 voos semanais, a Volaris com 56 voos semanais e a VivaAerobus que possui 41 voos semanais. Totalizando, são 172 voos semanais e 31.222 assentos disponíveis por semana.
6º: Bogotá – Cartagena
A primeira rota da Colômbia a aparecer na lista, conecta o Aeroporto Internacional El Dorado (BOG) a Cartegena das Índias (CTG), um dos principais destinos turísticos do país.
Essa rota teve 4,02 milhões de assentos disponíveis, e é operada pela avianca com 132 voos semanais, a LATAM com 78 voos semanais e a Wingo com 16 voos semanais.
5º: Cidade do México – Monterrey
Para começar o top 5 da lista, esta rota conecta o Aeroporto Internacional da Cidade do México (MEX) ao Aeroporto Internacional de Monterrey (MTY). Alguns voos podem sair do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (NLU) com destino a Monterrey.
Em 2023, essa rota teve 4,07 milhões de assentos disponíveis. Três companhias aéreas operam nesta rota: Aeroméxico com 90 voos semanais, VivaAerobus com 76 voos semanais e a Volaris com 25 voos semanais.
4º: Bogotá – Cali
Estamos de volta à Colômbia para o quarto lugar. Esta rota conecta o Aeroporto El Dorado de Bogotá (BOG) ao Aeroporto Internacional de Cali (CLO). Ela possuiu 4,12 milhões de assentos disponíveis em 2023.
Quatro companhias aéreas atualmente atendem a rota, operando 256 voos semanais. A avianca possui o maior número de voos, com 147, seguida pela LATAM com 86, a easyFly com 14, e a Wingo com 9 voos.
3º: Cancún – Cidade do México
Começando o top 3 da lista das rotas mais movimentadas em 2023 na América Latina, temos a rota mais popular do México, a ponto de haver voos saindo de 3 aeroportos diferentes da Cidade do México – Aeroporto Internacional da Cidade do México (MEX), o Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (NLU) e do Aeroporto Internacional de Toluca (TLC).
Essa rota possuiu 5,01 milhões de assentos disponíveis em 2023. A Aeroméxico, VivaAerobus e Volaris oferecem juntas 286 voos semanais a partir destes três aeroportos.
2º: Bogotá – Medellín
Já a segunda rota mais movimentada da América Latina, foi na Colômbia. A rota serve os dois principais aeroportos do país, o Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá (BOG) e o Aeroporto Internacional de Medellín (MDE).
Essa rota teve 5,47 milhões de assentos disponíveis em 2023. Ao todo a rota tem 345 voos semanais a partir de dezembro de 2023. Atualmente, é operada por três companhias aéreas: a avianca com 196 voos semanais, a LATAM com 111 voos semanais e a Wingo com 38 voos semanais. No entanto, a rota viu uma diminuição significativa no número de operadoras. No ano passado, também contava com a Viva Air e a Ultra Air, mas essas duas companhias aéreas declararam falência em 2023.
1º: São Paulo Congonhas – Rio de Janeiro Santos Dumont
A rota mais movimentada da América Latina, não surpreendentemente, está no Brasil e conecta as duas principais cidades brasileiras. Mais especificamente, é a rota que liga o Aeroporto de Congonhas (CGH) ao Aeroporto Santos Dumont (SDU).
Esta rota possui 5,75 milhões de assentos disponíveis. A rota conta com 132 voos semanais da LATAM, 134 voos da GOL e as demais com 79 voos semanais.
Você sabia que em 2022, a LATAM celebrou um voo especial, chamado Voo do Rock, com um DJ nesta rota para comemorar a ida ao festival de música Rock in Rio? Este ano teremos novamente o icônico festival, será que a LATAM irá preparar alguma surpresa para essa rota novamente?
Todos os dados para este artigo foram obtidos na OAG (Flight Database & Statistics) e pelo Cirium.
Considerações
Este ranking mostra as rotas domésticas mais movimentadas e importantes da América Latina em 2023. À medida que o setor de aviação continua a se recuperar e a crescer na região, essas rotas devem continuar a ser as mais movimentadas, proporcionando aos passageiros uma ampla gama de opções de viagem. Fique atento às últimas novidades e promoções em voos nestas rotas para aproveitar ao máximo suas viagens na América Latina.
Para ler outras notícias, clique aqui.



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!