Existem imprevistos de viagem que fogem do envolvimento da companhia aérea, mas, em outros casos, o problema pode estar ligado diretamente à empresa. Quais são as garantias do passageiro no caso de um voo cancelado por greve da companhia aérea, por exemplo?

Essa semana, a LATAM Airlines Chile sofreu com o anúncio de greve dos pilotos, fazendo com que a companhia precisasse reprogramar operações nos dias 12 e 13 de novembro. Então, vamos usar esse fato para explicar quais os seus direitos nessas ocasiões e como se prevenir dos possíveis prejuízos.

Voo cancelado por greve da companhia. O que fazer?

Voo cancelado por greve da companhia aérea - o que fazer

Antes de mais nada, vamos relembrar que já explicamos nesse post sobre as diferentes situações em que um voo pode ser cancelado ou alterado: quando o motivo tem relação direta com a companhia aérea ou quando a razão foge do controle da companhia aérea.

Em caso de greve de funcionários da empresa, como no caso dos pilotos, a companhia não apenas deve oferecer soluções para os passageiros mudarem seus planos, como também pode ter que pagar indenizações pelos danos causados.

Apesar de cada país e empresa terem suas regulamentações, quando a companhia tem envolvimento sobre o cancelamento do voo, as opções normalmente oferecidas aos passageiros são:

  • Remarcação da passagem para outra data com a própria companhia sem custos;
  • Ou o reembolso total da tarifa para o passageiro – via ressarcimento, crédito na companhia, entre outros.

A depender da política interna da empresa e da disponibilidade de voos para os próximos dias, levando em conta o período da greve e as operações concorrentes, pode ser que a empresa ofereça a possibilidade de realocação em outras companhias aéreas.

Fique atento antes de ir ao aeroporto

Greves de funcionários em companhias aéreas não costumam acontecer do nada. Normalmente, elas são organizadas, agendadas e anunciadas previamente para a empresa, ainda que seja algumas horas antes da paralisação.

Por isso, é importante que você sempre tente se certificar da confirmação do voo antes de se deslocar ao aeroporto. Confira os status das operações no aplicativo ou site da empresa; dê uma olhada no seu e-mail vinculado à reserva para checar se recebeu alguma notificação; e outros possíveis canais que a companhia pode usar para contato.

É possível que os passageiros que serão afetados pela greve sejam informados antecipadamente e, assim, não precisam ter o transtorno de ir ao aeroporto e não conseguirem embarcar.

Primeiro, confira as alternativas que a empresa está oferecendo diante do imprevisto para depois fazer deslocamentos, ampliar estadias e se ajustar aos novos planos.

Como evitar prejuízos diante de uma greve da companhia

Caso você esteja fora da localidade de residência, você pode ter gastos fora do orçamento com hospedagem e alimentação, por exemplo. Ou, se tiver feito reservas não reembolsáveis para o destino, pode acabar perdendo elas.

Esses possíveis prejuízos possivelmente não serão indenizados de imediato. Então, o seguro viagem pode ser o melhor caminho para ressarcimento e suporte nessas ocasiões.

Por essa razão, é importante ter um seguro reservado desde o primeiro dia da viagem, com cobertura para cancelamentos e interrupções da viagem. Assim, você pode ser ressarcido sobre determinados serviços, desde que respeite o limite acordado na apólice.

Sempre leia atentamente os detalhes antes de contratar o seguro para garantir que a cobertura atende os imprevistos que você deseja ter suporte.

Para comparar apólices de diferentes seguradoras, use o nosso link da Real Seguro Viagem e aproveite para fazer a sua reserva com desconto!

Considerações

Estar bem informado e saber sobre suas garantias previamente à viagem é a melhor maneira de evitar maiores problemas e dificuldades em situações como greve da companhia, consequentes cancelamentos, atrasos, entre outros problemas.

Aproveite também para conferir esse post com mais algumas orientações do que fazer caso seu voo sofra alterações ou cancelamentos.