Check-in online, no app ou no balcão: conheça as opções

Será que dá para prever quando uma viagem tem possibilidade de ser suspensa? Alguns fatores são grandes influências para resultar em voos cancelados e, se você quiser evitá-los, pode levar em conta determinados cenários antes de reservar suas passagens. Neste post, vamos listrar os principais motivos para companhias aéreas e aeroportos mudarem a programação, além de te mostrar como evitar ficar no prejuízo nestas ocasiões.

De antemão, quando o cancelamento da viagem não parte do próprio viajante e acaba sendo classificado como uma suspensão involuntária, os passageiros não devem ficar desemparados. É responsabilidade da companhia aérea dar suporte e alternativas de compensação para os seus clientes.

Confira aqui o que você precisa saber caso seu voo seja cancelado!

Além disso, uma outra forma de você ter ajuda nessas situações é acionando o seu seguro viagem. A grande maioria das apólices cobrem imprevistos relacionados à realização da viagem e compensam o passageiro quando há atrasos e cancelamentos. Sempre fique atento aos detalhes da sua apólice na hora de escolher o seu seguro.

Indicamos que você use o site da Real Seguro Viagem, que entrega diversos planos, com diversas seguradoras, ideais para cada viagem que você busca, e detalha o que está incluso em cada um deles, com valores das coberturas. Reserve seu seguro viagem com desconto clicando aqui!

Agora, confira abaixo alguns casos comuns que acabam fazendo com que os voos sejam cancelados e como você pode, em alguns casos, evitar esse imprevisto.

Situações comuns que resultam em voos cancelados

Condições de tempo

Muita chuva, nebulosidade, ventos excessivos e neve podem acabar impedindo operações seguras, além de inviabilizar pousos e decolagens em aeroportos. Nem sempre é possível prever essas situações, mas, a depender do destino para onde você vai e em qual período, existem maiores ou menores chances das condições de tempo interromperem a viagem.

Principalmente em lugares com estações do ano bem definidas ou que sofrem com fenômenos meteorológicos sazonais, é importante que você avalie a previsão e como costuma estar o tempo nos meses que você deseja viajar. Evite as semanas de pico do inverno rigoroso, de períodos muito chuvosos ou de maior instabilidade, por exemplo, se quiser correr menos risco de ter a viagem suspensa.

Poucos passageiros

Para realizar uma operação, a companhia aérea deve ter uma quantidade mínima de passageiros confirmados para a viagem ou não compensará tirar o avião do solo. Por isso, em casos de poucas reservas para uma determinada data e horário, é provável que o voo seja cancelado e a empresa tente realocar os viajantes.

Em rotas para grandes cidades, destinos turísticos, pontes aéreas e viagens de grande fluxo em detrimento de algum evento ou período do ano, não é comum que esse tipo de cancelamento de voo ocorra. Mas, para viagens menos recorrentes, destinos menores e fora da alta temporada, essa possibilidade é maior.

Overbooking

A situação contrária também pode ocorrer e a companhia aérea não dar conta de embarcar tantas reservas feitas para um mesmo voo. As empresas nem sempre vendem exatamente a quantidade de passagens equivalente a quantidade de assentos da aeronave, pois cancelamentos e alterações voluntárias (feitas pelo próprio passageiro) podem acontecer.

Outro cenário que gera o mesmo problema é quando há troca de aeronave para uma determinada rota e a quantidade de poltronas torna-se maior do que o número que já estava vendido pela empresa.

Assim, nesses casos, é possível que uma operação sofra overbooking, quando há excesso de passageiros para um voo. Nem sempre a empresa conseguirá realocá-los e pode acabar cancelando o voo para reorganizar a demanda.

Problemas com a aeronave

Apesar das aeronaves sempre passarem por revisões e serem constantemente supervisionadas, problemas acontecem e, em alguns casos, até por imprevistos nas condições de voo. Assim, um fator que pode gerar o cancelamento de uma operação, é a necessidade de manutenção fora do previsto.

Por ser um transporte complexo, os reparos nem sempre são simples ou podem ser feitos de forma imediata em qualquer aeroporto. Por isso, ao detectar um problema, a companhia pode cancelar o voo.

Problemas no sistemas de controle ou comunicação

Sistemas também podem ficar fora do ar e problemas nos equipamentos de comunicação podem causar cancelamentos, afinal, sem que eles estejam funcionando perfeitamente, não há como realizar operações.

É claro que os aeroportos sempre tentam evitar problemas desse tipo, pois as consequências acarretam uma enorme bola de neve para a localidade e para as empresas aéreas. Mas, algumas vezes, elas são incontroláveis e o ideal é que, mais do que o suporte da companhia, você tenha a ajuda do seguro também. Nesses cenários, a quantidade de passageiros com problemas será grande e quanto mais apoio você tiver para lidar com o imprevisto, melhor.

Considerações

Agora que você já conhece as principais situações que resultam em voos cancelados e como não ficar no prejuízo sobre elas, organize suas viagens com menor risco.

Além disso, se for do seu interesse fazer a remarcação da sua passagem em ocasiões como as que apresentamos, você pode ver detalhes de como fazer isso conferindo esse post!

Para mais dicas de viagens, clique aqui!