Como funcionam os valores de tabela fixa por regiões?

O stopover é uma ótima forma de economizar no roteiro de viagem. Com esse serviço, você pode acrescentar uma cidade a mais nos seus planos de forma gratuita ou pagando muito menos que o valor de uma passagem. Reunimos nesse post algumas dúvidas de viajantes que podem te ajudar a entender melhor sobre o stopover. Assim, você se organiza para usar essa vantagens em suas próximas experiências.

Confira algumas informações, orientações e conteúdos extras do portal para conhecer melhor essa possibilidade!

Em quais cidades consigo fazer stopover?

Para um destino ter a chance de ser um lugar para stopover é preciso que exista uma companhia aérea local e que a empresa tenha, ao menos, um aeroporto como base ou com grande fluxo de operações.

Mas, é preciso deixar claro que nem toda companhia aérea oferece esse serviço. Por isso, é preciso pesquisar e conhecer os serviços das empresas. Em geral, grandes cidades e capitais de países podem ter uma companhia que oferece essa vantagem.

No Brasil, por exemplo, a Latam oferece stopover nas cidades de: São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Curitiba ou Belém.

Um exemplo internacional é o da TAP Air Portugal, que oferece o serviço em Lisboa e Porto.

Quantos dias posso ficar na cidade de conexão?

Depende das regras da companhia aérea que oferece o serviço. Em geral, as empresas delimitam um limite mínimo e máximo na quantidade de dias que você pode ficar na cidade.

Normalmente, você precisa ficar pelo menos um dia na localidade. Algumas companhias permitem até 10 dias – o que é excelente para um roteiro extra.

Posso pedir pelo serviço na ida e na volta da viagem?

Dúvidas sobre stopover, a adição de um destino extra nas viagens

Em geral, não. O stopover possui algumas regras para ser autorizado. Uma delas costuma ser que você deve escolher se vai fazer a extensão da sua conexão durante os trechos de ida ou de volta dentro da mesma reserva.

Tenho benefícios extras ao fazer stopover?

Tem companhias que oferecem apenas o direito de postergar o seu voo de conexão. Mas, algumas empresas oferecem vantagens extras para os passageiros, sob algumas condições.

Dentre as possibilidades, estão serviços extras gratuitos ou com desconto em diárias de hotéis, traslados e passeios.

É preciso buscar os detalhes sobre o stopover de cada companhia aérea individualmente para saber se há vantagens adicionais.

Como pedir o stopover?

Algumas empresas permitem que você faça a solicitação do stopover por conta própria durante o processo de reserva com adição do serviço. Então, você escolhe a cidade (se houver mais de uma); quanto tempo quer ficar nela (de acordo com as regras); e em qual deslocamento (ida ou volta). A GOL, por exemplo, oferece esse modelo.

Em outras empresas, o stopover é feito usando a busca por multidestinos da plataforma. Assim, você tembém tem flexibilidade de montar sua programação, selecionando os pontos de partida e destino e as datas de cada embarque. Esse formato é comum em companhias internacionais.

E também há casos em que o stopover deve ser solicitado entrando em contato com a própria companhia para fazer o pedido do serviço – como é o caso da Latam.

Considerações

Você já fez stopover e quer deixar alguma dica extra para os viajantes? Comente aqui!