
Não temos controle sobre possíveis atrasos e cancelamentos de voos, mas podemos tentar reduzir a dor de cabeça decorrente dessas ocorrências. Saiba como, neste post!
Imprevistos podem acontecer
Mau tempo, tráfego aéreo sobrecarregado, greve, problemas de manutenção na aeronave são algumas das causas de atrasos de voos que podem virar até mesmo cancelamentos.
Não temos controle sobre essas condições contudo, podemos adotar medidas para diminuir os prejuízos de eventuais atrasos ou cancelamentos e aumentar as chances de chegarmos no destino (com a bagagem!).
Dicas para driblar os imprevistos
Compre voos diretos
Ao voar para o seu destino com conexões, eventual atraso de um voo pode prejudicar o(s) seguinte(s) e mesmo que o voo inicial transcorra normalmente a sorte vai ser novamente lançada no(s) demais voo(s).
Ademais problemas de atraso ou cancelamento num voo direto podem ser mais simples de resolver, ao voltar para casa, por exemplo, mas quando você já está no meio do caminho você vai precisar buscar um voo substituto ou enfrentar o desafio de encontrar uma acomodação num lugar que não estava nos seus planos.
Prefira o primeiro voo do dia
As chances do primeiro voo do dia atrasar são menores e mesmo que ele atrase ou até mesmo seja cancelado, as suas opções de realocação nos voos seguintes são maiores.
Voe de Hubs
Mas o que é um Hub? É um aeroporto que serve como centro de distribuição de voos para uma cia aérea, uma espécie de base operacional da cia, por exemplo: o Hub da Azul é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas – SP.
Em razão do Hub centralizar muitos voos, as chances de você encontrar um voo substituto são muito maiores quando você voa por ele.
Conheça seus direitos
Compartilhamos AQUI todos os principais direitos de quem viaja de avião. Não deixe de ler!
Evite despachar malas
Na ocorrência de atrasos e cancelamentos, é normal que o sistema de distribuição de bagagens seja prejudicado e isso acarrete em atrasos na devolução das bagagens (o que pode levar semanas) ou até mesmo extravios.
Além disso, ao despachar a bagagem você acaba por limitar eventuais alternativas de realocação em outros voos.
Neste POST, compartilhamos uma dica boa para sempre localizar aonde estão suas malas!
Tenha um seguro viagem
Já falamos algumas vezes aqui no EPM da importância do seguro viagem e aqui temos mais um motivo. Contrate um seguro viagem com cobertura para atrasos, interrupções e cancelamentos de voos.
O Estevito tem parceria com a Real Seguro Viagem, comparador de seguros que te permite encontrar o melhor seguro para você!
É só clicar AQUI para fazer a sua comparação e cotação!
Tenha um Plano B
Muitas cias aéreas têm acordos de emissão de bilhetes com outras cias, o que significa que, em caso de atraso ou cancelamento de voo, você pode pedir a sua reacomodação num voo dessas cias aéreas parceiras.
Por isso, ao buscar ajuda no balcão de atendimento da cia, já tenha em mente as cias aéreas alternativas que podem lhe fazer chegar ao seu destino.
Guarde recibos
Se o atraso ou cancelamento lhe causar gastos adicionais, guarde os seus comprovantes para apresentação à cia aérea e pedido de reembolso/indenização.
Você já passou pelo perrengue chique de um atraso ou cancelamento de voo? Já sabia ou usou alguma dessas dicas?
Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)



Como eu obtenho milhas para comprar passagens aéreas?
Olá, Joel! Tudo bem? Existem várias formas de acúmulo de milhas. Compartilhamos muitas dicas por aqui, mas sugerimos não perder a próxima turma do Curso Viajando com Milhas do Estevam para aprender muito sobre o assunto!