
Está com o orçamento apertado ou tem receios de investir mais do que o previsto enquanto visita um destino? Algumas ações podem te ajudar a ser um viajante mais organizado e que consegue controlar gastos na viagem.
Listamos algumas dicas que você pode usar antes e durante suas experiências para evitar certas despesas e ficar dentro das expectativas dos valores.
Dicas para controlar gastos na viagem
1 – Pesquisas prévias de gastos do dia a dia

Já trouxemos aqui no portal algumas dicas de como evitar gastos desnecessários durante viagens e recomendamos que você faça pesquisas prévias enquanto planeja seu roteiro ao destino.
Quando temos conhecimento sobre os valores médios de transporte, comidas e atrativos, evitamos decisões impulsivas que podem nos levar a pagar mais caro por serviços e experiências.
Por exemplo:
- Pesquisando que tipo de transporte usar para sair do aeroporto, para não ficar refém apenas do Uber ou táxi na chegada e que podem ser mais caros a depender da distância a ser percorrida.
- Consultando os valores médios para comer nos restaurantes, para não acabar escolhendo lugares que são mais caros por receber mais turistas.
- Conferindo se vale mais a pena reservar ingressos e passeios antecipamente ou pagando no destino.
Tudo isso vai ajudar você a ter um orçamento com melhor custo-benefício e evitar gastos além do previsto.
2 – Média dos gastos diários
Depois de boa pesquisa sobre o destino, sabendo quanto você vai investir em passeios, ingressos, alimentação e transporte, você vai ter uma noção sobre os gastos na viagem. Quanto mais detalhados os planos de cada dia, mais você terá noção de quanto vai gastar.
Por exemplo: no dia 1 da viagem, você vai fazer um passeio pago pela manhã com custo A; vai almoçar com uma média de valor B; entrar num museu com ingresso que custa C; jantar com um média de valor D; e usar o Uber para voltar ao hotel por um custo médio E.
Ou seja, você terá uma noção mínima de quanto vai custar seu dia e poder planejar os gastos antecipadamente. Isso ajuda a ter uma estimativa do valor total da viagem, somando os planos de cada dia.
3 – Anote e some tudo

Eu tenho o hábito de anotar todos os gastos na viagem, principalmente aqueles que não são feitos nos cartões. Coloco cada compra e investimento do dia num bloco de notas do celular, sobretudo quando gasto dinheiro em espécie.
No fim do dia, ao voltar para a hospedagem, eu somo tudo que está no extrato do cartão e no bloco de notas para garantir que eu cumpri a média de gastos que estava planejada.
4 – Equilibre os gastos de cada dia
Tudo bem se num dia ou outro a gente extrapolar um pouco o valor previsto. Duas coisas que podem ajudar a equilibrar tudo e não perder o controle dos gastos:
- Sempre colocar uma margem de gastos acima do estipulado de cada dia. Isso ajuda com imprevistos, com pequenos perrengues e não te deixa refém da pesquisa prévia. Afinal, algumas coisas podem mudar até a data da sua viagem.
- E ter o hábito de anotar e calcular os gastos diários, pois se você economizar mais em um dia e gastar mais em outro, possivelmente vai conseguir se manter dentro do previsto com essas variações. Mas, para ter essa noção, é importante ter os registros de tudo que gastou.
Considerações
E se além de controlar gastos na viagem você também quiser algumas dicas extras de como conseguir economizar no planejamento e dia a dia no destino, confira esse post com 7 sugestões!
Gostou das dicas? Para conferir mais conteúdos como esse, clique aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!