Você deve ter visto notícias de carregores portáteis pegando fogo dentro de aviões e companhias aéreas proibindo o uso desses equipamentos a bordo. Mas afinal, os power banks se tornaram mais perigosos? Vamos te explicar nesse post e te orientar sobre o transporte de eletrônicos de forma responsável.

Por que carregadores portáteis estão sendo proibidos pelas companhias aéreas?

Você concorda que, atualmente, a maioria dos passageiros a bordo do avião estão levando mais de um dispositivo eletrônico? Além do celular, muittas pessoas costumam transportar ao menos um notebook, tablet, carregador portátil, câmera, drone, entre outros.

Em pesquisa recente, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) reuniu em uma pesquisa que 83% dos viajantes carregam um celular, 60% levam um laptop e cerca de 44% viajam com carregadores portáteis (power bank). Nessa mesma pesquisa, mais de 90% das pessoas acreditam que estão familiarizadas com as regras sobre transporte de eletrônicos e baterias de lítio.

Cuidados com o transporte de eletrônicos e carregadores portáteis

O que muita gente não sabe é que esses aparelhos possuem baterias de lítio, as mesmas que sempre estão nas orientações de companhias aéreas sobre o limite de quantidade e Watt-hora (Wh) nas bagagens.

Vários passageiros acabam embarcando com dispositivos que estão com mau uso; danificados; inchados; furados; ou embalados de forma incorreta, e que podem fazer a bateria superaquecer e pegar fogo.

Os carregadores portáteis armazenam uma grande quantidade de energia e, nem sempre, contam o mesmo sistema de protação à bateria de lítio que os dispositivos como celulares e computadores possuem. Caso os power banks estejam com alguma falha ou dano, eles correm o risco de provocar incidentes a bordo.

Por isso, algumas companhias aéreas estão proibindo ou restringindo o transporte e uso desses desses equipamentos nos aviões.

Alguns exemplos são a:

  • Emirates, que passou a restringir os carregadores portáteis nesse mês de outubro;
  • Sigapore Airlines, que já não permite o uso ou carregamento dos power banks a bordo;
  • THAI Airways, que também proibiu que os passageiros carreguem ou usem os dispositivos na cabine.

Cuidados com o transporte de eletrônicos

A IATA lançou a campanha “Viagem segura com baterias de lítio” inlcuindo 7 regras de segurança essenciais para os viajantes sobre o transporte de eletrônicos e carregadores portáteis nas aeronaves.

  1. Viaje leve: leve apenas os dispositivos e baterias que você realmente precisa.
  2. Fique alerta: se um dispositivo estiver quente, soltando fumaça ou danificado, informe a equipe imediatamente.
  3. Verifique o tamanho da bateria: para baterias maiores (acima de 100 Watts-hora, como as usadas em câmeras, drones ou ferramentas elétricas), consulte sua companhia aérea, pois pode ser necessária aprovação.
  4. Mantenha os dispositivos com você: sempre carregue telefones, laptops, câmeras, vaporizadores (se permitido) e outros itens alimentados por bateria na bagagem de mão, não na bagagem despachada.
  5. Lembrete de verificação no portão: se sua bagagem de mão for retirada no portão para ser despachada, remova todas as baterias de lítio e dispositivos primeiro.
  6. Proteja baterias soltas: mantenha baterias sobressalentes e bancos de energia em suas embalagens originais ou cubra os terminais com fita para evitar curtos-circuitos.
  7. Verifique com sua companhia aérea: sempre confirme as políticas da sua companhia aérea, pois os requisitos podem variar de acordo com as regulamentações locais.

Vale lembrar que dispositivos que contém bateria de lítio, em geral, não devem ser transportados na bagagem despachada, exceto se for uma orietanção da própria companhia aérea.

O que acontece é quese um dispositivo ou bateria de lítio superaquecer ou pegar fogo no porão do avião, a tripulação não terá como agir de forma rápida para solucionar a situação, o que pode ser um risco para o compartimento de cargas.

Você pode conferir mais detalhes sobre as regras, além de orientações com pequenos vídeos, no site da IATA.

Considerações

Aproveite para conferir os conteúdos aqui do portal onde te damos algumas orientações do que você não deve transportar nas bagagens de mão e que não deve colocar na mala despachada.