
Não importa se é mala de bordo ou despachada, essa lista é de itens totalmente proibidos nos aviões. Por questões de segurança para aeronave, passageiros e tripulação, esses objetos e substâncias não podem embarcar e, para evitar problemas no aeroporto, é interessante que você já saiba, antecipadamente, que eles não podem estar nos seus pertences.
Confira!
Itens proibidos nos aviões
Baterias de íon lítio superiores a 160Wh
Em geral, aparelhos eletrônicos possuem bateria de íon lítio. Inclusive, recentemente, trouxemos orientações sobre a proibição de power banks por alugumas companhias aéreas.
Ainda que determinados equipamentos com baterias de lítio possam ser transportadas, como celulares, computadores e câmeras, é preciso ter atenção a quantidade de energia elétrica que eles armazenam, principalmente se forem baterias adicionais e externas.
Se o equipamento tiver baterias que ultrapassem 160Wh, é totalmente proibido levá-los no avião.
Líquidos inflamáveis
Cuidado com artigos de higiene e medicinais que possam ser inflamáveis. Se a concentração da substância for baixa, que não configura alto perigo, tudo bem transportar, desde que o limite de líquidos seja respeitado sobre as regras dos voos nacionais e internacionais. Isso inclui: perfumes; antisépticos; sanitizantes para as mãos.
Porém, se o líquido for altamente inflamável, com grande concentração da substância perigosa, que possa causar incômodo ou desconforto a bordo, além do risco de incêndio, ele não é permitido. Por exemplo: produtos de limpeza; acetona; solventes; verniz.
Aerossóis inflamáveis
Em geral, produtos de uso pessoal que sejam aerossóis, não são altamente inflamáveis e proibidos nos aviões. Porém, produtos que sejam para outros usos, têm chance de conterem substâncias perigosas que não podem ser transportadas.
Bebidas alcoólicas com teor superior a 70%
Um outro exemplo de líquido com alta concentração inflamável são bebidas com teor alcoólico superior a 70%. Em geral, vinhos, espumantes e bebidas que são mais tradicionais de se comprar como souvenir estão dentro do limite e podem ser transportados.
Mas, fique atento, principalmente sobre bebidas destiladas. Essas costumam ter um teor alcoólico bem alto e seus transportes, em qualquer voo ou bagagem, podem ser totalmente proibidos nos aviões.
Já falamos, especificamente, sobre como transportar bebidas alcoólicas nesse post.
Adesivos inflamáveis
Já precisou usar algum tipo de supercola e percebeu que elas aquecem sozinhas durante a aplicação? Qualquer tipo de adesivo colante que contenham substâncias inflamáveis são proibidas nos aviões. Isso inclui, por exemplo, colas que prometem “colar tudo”; para borrachas; para tubulações; entre outros.
Cilindros de gás comprimido
Cilindros de gás comprimido já são objetos que estão sob pressão e não seria seguro colocá-los em um ambiente fechado onde a pressurização está sendo controlada. Por isso, eles não devem ser levados à bordo em nenhum tipo de bagagem.
Considerações
Todas as informações do que pode ou não pode ser levado no avião em cada tipo de bagagem podem ser encontradas nessa página da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Aproveite para conferir mais dicas do que não levar em cada bagagem nos posts abaixo:



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!