
Vem conhecer comigo a Macedônia do Norte! Um país que foi disputa territorial por séculos e ficou independente apenas na década de 90, com o fim da Iugoslávia. Se você gosta de história, belezas naturais e de turistar com tranquilidade e explorar cidades a pé, confira minha sugestão de programação por esse país dos Bálcãs.
No meu roteiro, eu incluí duas das principais cidades do país: Ohrid, uma das mais bem preservadas em vestígios arqueológicos da Idade do Bronze até a Idade Média na Europa; e Escópia, capital da Macedônia do Norte e com características um pouco peculiares pela quantidade de influências que recebeu ao longo dos séculos.
Ohrid

Apesar de ser uma cidade pequena, no sudoeste da da Macedônia do Norte, Ohrid é um dos lugares mais turísticos do país. Com uma mistura de antiguidade, cultura mediterrânea e balcânica, ela é perfeita para ser explorada a pé e ideal para quem gosta de aprecisar belas paisagens.
Durante um roteiro em Ohrid, você pode visitar:
- Lago Ohrid – o principal ponto turístico da cidade é o Lago Ohrid, considerado o mais antigo do mundo e tombado como Patrimônio da Unesco. Paguei apenas 25 em um tour provatido pelo lago para ver o pôr do sol. Mas, você pode caminha pela orla da cidade e curtir vários estabelecimentos com vistas belíssimas para o lago.
- Ohrid City Square – principal praça da cidade, também conhecida como Krusevska Republika, em homenagem a uma luta contra o domínio do Império Otomano na cidade de Krusevo, na Macedônia, em 1903.
- Old Bazaar Street – uma das principais ruas comerciais da cidade.
- House of Robev Family – A casa mais antiga da cidade e da família mais rica de quando a cidade começou hoje é um museu.
- Igreja de Santa Sofia – É uma contruçãooriginalmente feita na Idade Média e que ainda preserva a arquitetura secular. Durante as invasões à Macedônia, ela se tornou uma mesquita durante certo tempo e foi reformada para voltar a ser uma igreja.
- Anfiteatro de Ohrid – um anfiteatro construído em aproximadamente 200a.C. e o único de estilo helenistico (influência do povo da Grécia Antiga) em toda a Macedônia.
- Igreja da Mãe de Deus – essa igreja tem uma vista para a fortaleza de Ohrid que vale muito a pena.


Pra completar o roteiro em Ohrid, indico buscar um rooftop para apreciar a vista do lago durante alguma refeição. O Lago Ohrid é, de fato, um cartão postal que vale a pena ser apreciado.

Escópia
A Macedônia foi invadida tantas vezes, governada por tantos povos e recebeu tanta influência de outras nações que a capital Escópia se tornou uma das cidades mais pitorescas da Europa. Para onde você olhar no centro da cidade, vai conseguir ver prédios, monumentos e diversas contruções e obras com estilos, arquiteturas, inspirações e tamanhos totalmente diferentes.




Esse é um dos principais fatores para Escópia ser um destino tão curioso. E aqui vai algumas sugestões do que fazer na cidade:
- Ponte de Pedra – entre as pontes que ligam os dois lados de Escópia sobre o Rio Vardar, a Ponte de Pedra é a mais famosa. Ela foi construída no século XV pelos otomanos.
- Praça da Macedônia – principal praça da cidade com uma imponente estátua de Alexandre, o Grande, responsável por grandes conquistas do Reino da Macedônia no século 4 a.C.
- Macedonian Archbishop Cathedral St. Clement of Ohrid – uma das igrejas católicas mais famosas da cidade, se destaca pela riqueza de detalhes internos
- Old Bazaar – uma das principais ruas comerciais, com construções de influência otomana. Nela é possível encontrar lojas diversas, cafés, mercados, mesquitas, entre outros.
- Skopje Fortress – forte histórico que protegia a antiga cidade. Infelizmente, foi danificado em 1963 por um forte terremoto, mas ainda segue como um dos principais mirantes para a cidade.
- Cruz do Milênio – essa cruz é um memorial de 66 metros de altura no alto da montanha Vodno. Foi feita em homenagem aos 2.000 anos do cristianismo. Ela é acessível por teleférico e oferece um mirante com vista para a cidade.
A vida noturna em Escópia é animada e você consegue encontrar vários bares e baladas na região central. Se você quer aproveitar a noite, vai encontrar boas opções com bastante movimento, principalmente no verão.
Considerações
Quer conferir mais curiosidades e detalhes das minhas experiências na Macedônia do Norte? Confere os vídeos abaixo!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!