
Você sabia que foi nesse país que o vinho foi criado há 8.000 anos? E que Josef Stalin nasceu nele e várias obras soviéticas ainda guardam muito sobre a importância dessa região? Um roteiro na Geórgia reúne uma riqueza cultural, gastronômica e histórica imensa. Nesse post, te indico alguns dos principais destinos do país para você visitar e aprender muito durante a viagem.
Roteiro na Geórgia – principais cidades e o que fazer nelas
Tbilisi, capital da Geórgia
Tbilisi possivelmente será sua porta de entrada na Geórgia, então, o ideal é começar o roteiro por ela e depois expandir para o interior do país.
A Cidade Velha de Tbilisi reserva diversos atrativos históricos, como fortalezas, monastérios, além de praças, parques e museus. Alguns dos lugares que você pode colocar na sua programação são:
- Liberty Square
- Museu Nacional da Geórgia
- Ponte da Paz
- Zion Cathedral of the Dormition of Tbilisi

Nessa mesma região da cidade, aproveite para subir o Teleférico de Narikala para apreciar a vista da cidade do alto pela Fortaleza Medieval de Narikala. Visite também o Jardim Botânico Nacional e aprecie de perto a estátua Mãe dos Georgianos.
Outro cartão postal do centro histórico é o Teatro de Marionetes de Rezo Gabriadze e sua torre do relógio, com sua arquitetura única e super criativa.
Outra parada popular na programação de um roteiro na Geórgia é visitar o bairro de banhos sulfúricos Abanatubani, onde estão as piscinas de água quente ricas em enxofre, que os locais usavam como espaço de reunião e cuidados pessoais. Atualmente, ainda existem alguns banhos com quartos privativos e massagens.
Para fechar o dia em Tbilisi, tive a oportunidade de conhecer lugares menos visitados, que nos remetem ao passado soviético da Geórgia, como uma tipografia ilegal bolchevique, que hoje é administrada pelo que restou do Partido Comunista local.
E, por fim, uma parada na feirinha de antiguidades da Ponte Seca, a mais popular da cidade para souvenires únicos e exóticos com itens do período soviético.
Kakhetia
Para quem gosta de vinho, Kakhetia foi berço da produção vinícola, há 8 mil anos, fazendo com que o Cáucaso seja a região de mais antiga produção da bebida. Mas antes de provar a gastronomia e os vinhos tradicionais do país, o tour que eu fiz ainda incluía algumas paradas interessantes como:

- Sighnaghi, a Cidade do Amor, que fica sobre um morro de onde podemos apreciar o Vale de Alazan e a cordilheira do Grande Cáucaso, cercada por uma muralha medieval.
- Kvareli, onde fica um imenso túnel escavado na montanha pela companhia soviética do Metrô de Tbilisi para servir de bunker anti-nuclear. Ainda no período socialista, o lugar foi convertido na maior cave de vinhos da Geórgia.
Gori
E para quem gosta de historia, Gori, cidade natal do líder soviético Josef Stalin, não pode ficar fora do roteiro na Geórgia. Visitei o Museu Stalin – que eu já mostrei aqui nesse post – casa onde ele nasceu e o vagão de trem original que ele utilizou durante a Segunda Guerra Mundial.

Meu tour também fez uma parada em Mtskheta, antiga capital histórica da Geórgia, para visitar um mosteiro de 1700 anos, além das pitorescas ruas desta vila protegida como Patrimônio da UNESCO.
Tskhaltubo
Tskhaltubo é parada para visitar suas famosas estâncias termais, com a oportunidade de fazer tratamentos com águas minerais.
E, uma das partes mais curiosas de incluir esse destino no roteiro na Geórgia, é nos hospedaremos em um antigo e luxuoso sanatório. Na União Soviética o termo sanatório era para designar um complexo de hotelaria que oferecia tratamentos de saúde. O lugar antes atendia ao Exército Vermelho e chegou a ter Stalin como hóspede.
Como programar um roteiro na Geórgia
São muitas cidades interessantes, lugares curiosos e atrativos que nem todo mundo acessa ao fazer viagens por conta própria. Por isso, para ter um roteiro completo, cheios de experiências marcantes e fora do comum, eu contei com a agência Estrela Vermelha, especializada em viagens a países fora do comum, como destinos da antiga União Soviética.
Com uma equipe especializada, você vai ter tours guiados que vão tornar a viagem muito mais rica, além da comodidade de uma programação organizada para garantir dias incríveis, muito além das expectativas.
Para conferir quais as próximas viagens que eles estão organizando, acesse o site da Estela Vermelha aqui.
Considerações
E voce, tem curiosidade de visitar a Geórgia? Comente abaixo! E aproveite para conferir também as meus roteiro nos outros países do Cáucaso: Azerbaijão e Armênia.



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!