Boa parte do mundo esqueceu o quão relevante a Armênia foi para a história, mas visitar esse país é relembrar de muitos fatos importantes e se encantar com uma cultura incrível! Por isso, te convido a conhecer um pouco mais desse destino, saber algumas curiosidades e conferir o que fazer através do meu roteiro na Armênia.

Sobre a Armênia

A importância da Armênia na história começa há muito tempo! Aliás, a região do Cáucaso é famosa por registros históricos da humanidade nas cavernas, pela criação do vinho e, especificamente na Armênia, o início do cristianismo como religião oficial, pois esse foi o primeiro país cristão do planeta.

Apesar da rica história, de um alfabeto próprio lindíssimo, uma gastronomia deliciosa e uma cultura surpreendente, esse país também tem recordações muito tristes em seu passado.

O holocausto armênio é comparado ao holocausto de Hitler, apesar de ter sido anterior à Segunda Guerra, pois foi desencadeado por perseguições ao povo diante de tensões políticas no Império Otomano e tirou a vida de cerca de 1,5 milhão de armênios.

Para que você tenha uma ideia, hoje vivem cerca de 2,8 milhões de pessoas dentro do território do país. Porém, estima-se que mais de 10 milhões de armênios vivem fora do território, espalhados pelo mundo desde a perseguição ao povo.

Roteiro na Armênia – atrativos, onde comer e se hospedar

Roteiro na Armênia - país cheio de história que vale a pena conhecer

Yerevan, capital da Armênia

Dividindo bem a sua programação em Yerevan, você vai conseguir fazer sua programação praticamente toda a pé. Basta ficar hospedado bem no centro que você vai poder se locomover tranquilamente e com segurança caminhando.

Durante meu roteiro na Armênia, esses foram os pontos que priorizei conhecer em Yerevan:

Praça da República

Essa é a prinicpal praça da cidade e símbolo do país. Ao redor dela estão prédios imponentes e muito importantes, como a Casa do Governo, a Galeria Nacional de Arte e o Museu de História do Estado.

Ópera de Yerevan

Um dos símbolos culturais da Armênia, o edifício da Ópera de Yerevan é do renomado e premidado arquiteto Alexander Tamanyan. É considerado uma obra-prima e, com seu estilo clássico, segue recebendo apresentações de ópera e balé que são mundialmente famosos.

Parque da Vitória e Estátua da Mãe Armênia

O Parque da Vitória é uma área verde que reúne atrativos para um passeio relaxante, mas também importantes e simbólicos monumentos para a história do país. Ele foi noemado em memória à vitória soviética na Segunda Guerra e abriga a estátula da Mãe Armênia, um símbolo do espírito guerreiro do povo armênio. Para quem gosta de ver o pôr do sol, esse lugar tem uma vista incrível.

Cascade Complex e Cafesjian Center for the Arts

Esse complexo tem uma arquitetura espetacular! São jardins feito sobre terraços ligados por escadarias, além de um museu no local. É uma combinação entre obra de arte e área verde que vale a visita, principalmente para curtir a vista do Monte Ararat, que apesar de estar no território da Turquia, para todo armênio, ele pertence à Armênia.

Memorial e Museu do Genocídio

Como citei anteriormente, entre 1915 e 1923, cerca de 1,5 milhão de armênios foram mortos pelo Império Otomano. Até hoje, muitos países negam que esse genocídio tenha acontecido, mas os armênios preservam a memória e reflexão com espaços como esse. No memoral, há uma chama eterna, imagens, depoimentos e documentos sobre o triste passado.

GUM Market

Esse é um mercalo local cheio de produtos frescos e tradicionais do país. Ideal para provar frutas e algumas produções locais da Armênia.

Vernissage Market

É uma feira de rua bastante tradicional, ideal para comprar arte, antiguidades e souvenirs.

Passeios a partir de Yerevan

Se você quer sentir a alma desse país, precisa sair da capital. E como o território é pequeno, esses lugares podem ser incluídos no seu roteiro na Armênia como um bate e volta a partir de Yerevan.

  • Templo de Garni – esse é um templo pagão de estilo clássico, como os da Gécia Antiga, feito aproximadamente entre os séculos I e II a.C. É uma das poucas obras desse tipo que resistiram ao longo dos anos no país.
  • Monastério de Geghard – patrimônio da UNESCO, o Monastério de Geghard reúne igrejas e túmulos do período medieval da Armênia em meio ao verde do Vale do Azat.
  • Lago Sevan – esse é o maior lago da Armênia e um dos mais altos do mundo, pois está a mais 1.900m acima do nível do mar. É super importante para o país na pesca, geração de energia e por receber turistas.

Dicas de onde comer em Yerevan

Na culinária da Armênia, não deixe de provar o pão que se chama lavash e é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e os pratos de carnes e legumes que levam muitas especiarias, lembrando uma misctura da comida árabe e mediterrânea. Aqui estão algumas sugestões de onde comer:

  • Sherep Restaurant
  • Tavern Yerevan
  • Lavash Restaurant
  • The Green Bean
  • Voch Luys Voch Mut

Onde se hospedar em Yerevan

Como citei anteriormente, ficar hospedado no centro de Yerevan vai te ajudar muito na programação pela cidade. Aqui estão algumas sugestões de bons hoteis para sua estadia:

  • The Alexander, a Luxury Collection Hotel
  • Tufenkian Historic Hotel
  • ibis Yerevan Center
  • Daniel Boutique Hotel
  • Hotel Alfa Yerevan

Planeje sua viagem para a Armênia

Para fazer meu roteiro na Armênia eu contei com a Estrela Vermelha, uma agência especializada em viagens por países fora do comum e, principalmente, destinos que fizeram parte da União Soviética.

Mais do que uma programação pelos pontos turísticos, eles me ajudaram a ter uma viagem imersiva e guiada, conhecendo detalhes da cultura, costumes e história que eu dificilmente teria contato se tivesse ido por conta própria.

Se você tem vontade de fazer um roteiro na Armênia, outros países do Cáucaso ou destinos não óbvios, entra no site da Estrela Vermelha e confere as próximas viagens que eles estão organizando.

Vale muito a pena visitar esses lugares menos populares tendo o suporte e conhecimento de uma agência especializada!

Considerações

E você, tem vonade de conhecer a Armênia? Comente abaixo!

Preciso admitir que esse destino me surpreendeu! Então, se você tem curiosidade de conhecer a região, programe sua ida!