Uma hospedagem bem localizada nas capitais europeias pode fazer toda diferença no seu roteiro. Em geral, por serem cidades antigas, boa parte dos pontos turísticos estão concentrados no centro e você pode conhecer vários em sequência. Por isso, o ideal é estar perto deles. Nesse post, vamos te indicar alguns bairros e regiões para se hospedar em Madri e aproveitar a cidade a pé.

Por que se hospedar no centro de Madri?

Em seus bairros mais afastados do centro, Madri pode oferecer uma vida noturna interessante para alguns ou a tranquilidade de estar em regiões mais tranquilas para outros.

Mas, para quem quer conhecer os principais pontos da cidade a pé (o que vale muito a pena), ficar no centro vai te oferecer um delicioso contato com a capital espanhola.

Seja na arquitetura, na agitação ou na quantidade de pontos turísticos reunidos numa mesma área, se hospedar na região central de Madri torna a viagem mais interessante e ajuda a otimizar o tempo – que nos roteiros em cidades grandes é algo fundamental.

Bairros centrais para se hospedar em Madri

Sol

Esse é, possivelmente, o bairro mais famoso de Madri, localizado no coração da cidade e está rodeado pela maior parte dos mais famosos pontos turísticos dela. Ficar hospedado em Sol vai te dar a oportunidade de caminhar bastante e conhecer a maior parte do roteiro sem gastar com transporte.

Por ser uma região muito popular, você vai ter uma infinidade de opções de acomodações (desde redes famosas à hostels simples), lugares para comer e muitos comércios para fazer compras.

Inclusive, o Estevam já ficou hospedado em um dos melhores hotéis de Madri, que fica justamente em Sol. Confira a experiência dele no vídeo abaixo.

Madrid de los Austrias 

Esse bairro está na região leste do centro de Madri, entre Sol e o Palácio Real. Madrid de los Austrias é ideal para quem estar dentro do centro histórico, a poucos metros dos cartões postais da cidade.

Para quem quer um roteiro totalmente a pé pelos principais pontos e fazer compras na Gran Vía, esse bairro acaba sendo bastante cômodo.

La Latina e Lavapiés

Ao sul do bairro Sol estão os bairros La Latina e Lavapiés, que ficam lado a lado. Eles concentram alguns mercados de alimentos e produtos tipicamente espanhóis, ideal para quem quer provar a típica culinária ibérica.

O centro da capital espanhola se distribui bastante de leste a oeste e Lavapiés está praticamente no meio. Por isso, se hospedar em Madri nessa região vai facilitar seus deslocamentos tanto para um lado quanto para o outro em dias distintos do seu roteiro.

Para quem gosta de bares e restaurantes mais tranquilos e fora na agitação do centro, La Latina tem um estilo boêmeo muito agradável e mais sossegado para passear.

Retiro

Apesar de ficar um pouco mais afastado do bairro Sol e das grandes avenidas comerciais, o Retiro é uma ótima localização, pois contempla a parte oeste do centro de Madri.

Um pouco menos agitada em comparação aos bairros anteriores, esse possui algumas das principais áreas verdes da capital espanhola e está pertinho dos mais famosos museus. Para quem quer priorizar esses espaços, se hospedar em Madri nessa área vai valer a pena.

Além disso, o Retiro fica ao lado do bairro Atocha, onde está a principal estação de trens de Madri e que oferece fácil acesso ao metrô da cidade. Assim, você também pode ficar hospedado em um lugar estartégico para fazer deslocamentos maiores com o transporte local, se for do seu interesse.

Considerações

Agora que você já sabe quais os bairros mais centrais para se hospedar em Madri, aproveite para planejar e organizar a sua programação na cidade vendo as dicas nos posts abaixo e fazendo suas reservas através do nosso link do Booking.