
Pontos turísticos sempre entram nos planos de uma viagem. Mas você costuma explorar o comércio local, lojas que vendem produtos típicos, que fazem parte do cotidiano de quem mora no destino ou que apresentam a cultura daquela região para os visitantes? Por serem lugares tão interessantes para descobri mais sobre um lugar, listamos alguns mercados populares para você colocar no roteiro das suas viagens e conhecer lugares famosos para além edifícios, obras e paisagens.
Selecionamos algumas grandes cidades ao redor do mundo que possuem alguns desses mercadões. Confira oportunidades de comer a mais tradicional comida local, conhecer produtos feitos pela própria população, aprender sobre tradições e costumes e ainda economizar!
Destinos com mercados populares para visitar nas suas viagens
Istambul
O Grande Bazar é certamente o mercado mais famoso da Turquia, além de um dos mais conhecidos do mundo. E isso não é a toa, afinal, ele e um dos maiores e mais antigos do planeta. São mais de 60 ruas com uma infinidade de produtos, desde roupas e acessórios, objetos, antiguidades, até espaços com alimentos, restaurantes e bares.
O Mercado Egípcio ou Bazar das Especiarias também deve entrar nos seus planos. Este é outro lugar que vende absolutamente de tudo e que também vale a pena pechinchar para fazer compras – aliás, alguns produtos nele vão sair mais em conta do que no Grande Bazar.
Bangkok
Um dos destinos com os mercados populares mais exóticos que chegam a envolver meios de transporte!
Uma visita a Bangkok merece passeios por pelo menos dois lugares interessantes: o Damnoen Saduak Floating Market, o maior mercado flutuante da Tailândia, e o Maeklong Railway Market, o mercado que possui uma linha de trem bem no meio, com maquinas e vagões atravessando ele ao longo do dia.
O Estevam mostrou suas experiências nesses mercados no canal do YouTube e também falou um pouco sobre eles aqui nesse post!
Tóquio
Aos amantes de sushi que tem curiosidade de provar peças no Japão, o mercado Tsukiji definitivamente deve entrar nos planos.
Este e o maior mercado de peixes do mundo, com cerca de 500 espécies sendo vendidas e movimentação de toneladas de produtos diariamente. Além de poder experimentar peixes e frutos do mar frescos em restaurantes nos arredores, muitos turistas visitam o local para o curioso leilão de atum que acontece bem cedo todas as manhãs.
Marrakesh
Um mercado popular que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O Jemaa El Fna, em Marrakesh, é inegavelmente um ponto turístico.
No coração da cidade, este mercado aberto concentra todo tipo de serviço, comércio, além de apresentações das mais diversas. Para os turistas, é uma experiência de imersão num lugar onde tudo acontece.
Veja mais detalhes do que fazer em Marrakesh aqui!
Barcelona

Caminhar a pé por Barcelona e não por La Ramba é praticamente impossível. E durante esse passeio pelo enorme calçadão arborizado, dar uma volta no La Boqueria faz parte da experiência.
Apesar do mercado ser muito visitado por turistas, vale a pena passear entre os boxes de frutas, produtos naturais e alimentos frescos, ver a agitação dos vendedores locais usando vários idiomas para chamar a atenção dos visitantes e até provar uma degustação ou outra.
Veja esse e outros lugares gratuitos para visitar em Barcelona aqui!
Londres
O Camden Market é um lugar onde diversos estilos e épocas se misturam. Ao longo das décadas, ele já foi um espaço para cultura punk e moda alternativa e hoje mescla características preservadas dos seus primeiros anos, com lojas vintage, artigos retrôs e boxes para quem curte musica, junto a comércios mais modernos e artigos de outras culturas e países.
Se você esta nas proximidades da London Bridge e deseja escolher um lugar para comer, vá ao Borough Market. Com centena de anos, este é um dos mais populares e famosos mercados com comida de rua e produtos de produção caseira e artesanal da cidade.
Outra recomendação é um mercado que ganhou destaque devido ao filme “Um lugar chamado Notting Hill“, protagonizado por Julia Roberts e Hugh Grant. Trata-se do Portobello Market, que reúne diversas barracas ao longo da Portobello Road. Esta é mais uma opção de passeio para pechinchar antiguidades, roupas, produtos frescos e ainda provar iguarias durante o passeio.
Belém do Pará
Para não deixar o Brasil de fora das recomendações, o mercado popular de quase 400 anos de Belém do Pará tinha que entrar para a lista.
Com uma rica cultura e culinária paraense, Ver-o-Peso é um espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é considerado o maior mercado a céu aberto da América Latina.
Nele, você pode caminhar entre Mercado de Carne, Mercado de Peixe, Feira do Açaí, as diversas barracas de produtos típicos, as praças e ainda admirar as construções histórias e a doca de embarcações.
Veja mais dicas de Belém do Pará aqui ou confira a experiência do Estevam no vídeo:
Considerações
O Estevam sempre faz questão de tentar colocar mercados populares em seus roteiros de viagem. Afinal, eles sempre são uma ótima oportunidade de passeios para fazer no seu ritmo, encontrar boa comida, pechinchar nas compras e conhecer um pouco das tradições locais.
E você, gosta de visitar mercados populares ao redor do mundo? Quer indicar algum para os viajantes? Comente aqui!
Aproveite para ver mais dicas de destinos e lugares para visitar aqui!



Top top top