Essa é uma das regiões mais diversas da Itália, que contempla destinos que vão interessar tanto quem gosta de história quanto de praias. Se você pensa em viajar para a Sicília, eu reuni algumas dicas dessa ilha, que é a maior do Mediterrâneo e reserva uma diversidade ótima para um roteiro.

Para montar seu roteiro

A Sicília é uma região bastante histórica, com cidades pequenas beira-mar, de muitas construções antigas, sítios arqueológicos e influências de vários povos, principalmente gregos, romanos, árabes e normandos.

Por isso, é ideal conhecê-la de forma tranquila, com roteiros a pé, programações que misturam dias relaxantes e atrativos para serem apreciados. Também é uma região perfeita para quem gosta de comer frutos do mar e não ficar tentado apenas pelas massas italianas!

Como sugestões de cidades, você pode fazer um roteiro na Sicília incluindo:

  • Palermo – capital da Sicília e destino com muitas obras arquitetônicas luxuosas de antigos nobres e realezas
  • Taormina – uma pequena cidade, muito charmosa, com litoral belíssimo e muitas grutas na sua costa
  • Catânia – segunda maior cidade da ilha, fica bem próxima do vulcão Etna. Uma boa base para ficar acomodado e fazer passeios de bate e volta a região do parque onde está o Etna
  • Siracusa – famosa pela influencia greco-romana, seus sítios arqueológicos e as lindas ruas da pequena ilha de Ortigia no seu litoral
  • Favignana – essa ilha tem algumas das praias mais lindas da Sicília, mas, para chegar, nela é preciso usar barcos que saem principalmente de Trapani. Para quem quer expandir o roteiro e ir ao extremo oeste da ilha, pode ser uma boa opção

Época ideal para viajar para a Sicília

Por ter cidades muito gostosas para passeios a pé, muitas vistas para rochedos banhados pelo mar e praias nas costas dos mares Mediterrâneo, Jônico e Tirreno, o ideal é viajar em meses de tempo estável e clima agradável.

Eu viajei na primavera, já nas últimas semanas dessa estação, e foi um ótimo momento para visitar a Sicília!

As temperaturas costumam estar entre 28° e 13° nos meses de abril, maio e início de junho, esquentando gradualmente. Não é tão frio, mas também não é um calor absurdo.

O início do outono, como outubro, vai ter temperaturas entre 24° e 18°, que também é agradável para viajar à região.

No verão, a Itália fica uma loucura! Superlotada, os preços ficam altos e é mais difícil aproveitar os destinos inclusive pelas temperaturas muito elevadas.

Confira dicas para a alta temporada da Europa!

Já o inverno tem máximas de 16° e maior chances de chuva, então não é um período muito legal para curtir a região.

Como se locomover entre as cidades

Em geral, a Itália é um país bem interligado por rodovias e ferrovias. Porém, nem toda região tem uma boa conexão.

No caso da Sicília, viajar entre as cidades litorâneas (que são as mais populares para o turismo) não é necessariamente simples se elas estiverem em áreas diferentes. Existem trens e ônibus, mas geralmente são de rotas curtas. Se você for fazer distâncias grandes, vai precisar fazer baldeação e acabar gastando um tempo considerável.

Alugar um veículo pode ser uma opção. Porém, se o seu foco é conhecer bem apenas as principais cidades, pode ser que você acabe pagando por diárias em que nem vai utilizar o veículo, pois dentro das localidades dá para fazer praticamente tudo andando. Um carro é válido para roteiros alternativos, em que você vai dirigir entre muitas localidades com estadias curtas.

Eu considero que o serviço de transfer, nessa região, tem um bom custo-benefício, principalmente se você quer alguns dias em cada localidade e mais comodidade nas locomoções. Com essa opção, você economiza tempo nos deslocamentos, viaja com conforto e não tem a preocupação sobre os pontos positivos e negativos de um aluguel.

Dica para otimizar seu roteiro na Sicília

Aproveitando que sugeri o transfer para deslocamentos na Sicília, vou te indicar a empresa com a qual fiz minhas viagens nessa região da Itália. Mais do que o serviço de transfer para aeroportos da ilha ou entre cidades, Descobrindo a Sicília, da Patricia Kalil, é uma agência de turismo super completa que atende em português.

Com eles, você pode reservar tours e passeios guidados na região, experiências gastronômicas, conferir dicas e orientações sobre hotéis, informações sobre as cidades da ilha e muito mais.

Você pode conferir mais informações no Instagram do Descobrindo a Sicília e aproveitar para ver detalhes dos serviços no site e já entrar contato.

Considerações

Gostou das dicas para sua viagem à Sicília? Está planejando uma viagem à Itália? Aproveite para conferir os conteúdos abaixo: