Todos temos liberdade de escolher para onde viajar. Mas, na realidade, para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, nem todo destino pode ser confortável ou garantir total liberdade e direitos para que esses viajantes sejam acolhidos. Por isso, muita gente ainda prefere optar por destinos seguros para viajar, garantindo assim melhores experiências e menos riscos.

Nesse post, mais do que citar algumas cidades e países, vamos te orientar para que você mesmo busque informações que vão te ajudar a definir os próximos lugares que você vai visitar.

Lugares para viajar sendo LGBTQIAPN+

Cidades multiculturais

Destinos onde a diversidade de culturas e etnias já faz parte da realidade local costumam ser os melhores lugares para viajar sendo LGBTQIAPN+.

Em grandes cidades cosmopolitas, há tanta gente tendo sua própria vivência ao mesmo tempo, que o respeito mútuo acaba sendo parte daquela sociedade.

É bastante comum que esses lugares tenham, inclusive, bairros ou avenidas inteiras com estabelecimentos dedicados à comunidades de minorias.

Para o público LGBTQIAPN+, certamente você vai achar lojas, bares e casas de festa.

Alguns exemplos de cidades cosmopolitas que podem ser destinos seguros são: São Paulo; Nova York; Toronto; Sydney.

Países que já possuem leis para a comunidade

A história do movimento LGBTQIAPN+ nos países também pode definir se eles são destinos seguros para viajar ou não.

Se pressupõe que, quando uma localidade já garantiu direitos a essa comunidade há algumas décadas, a sociedade tem mais chances de ser mais respeitosa e acolhedora com a diversidade.

Por isso, optar por países que tomaram a iniciativa de reconhecerem e apoiarem pessoas LGBTQIAPN+ há algum tempo pode ser mais cômodo e confortável para garantir uma estadia tranquila e sem receios.

Algumas sugestões de países são: Holanda; Nova Zelândia; Islândia; Dinamarca.

Países laicos

Outra coisa que precisa ser considerada por pessoas LGBTQIAPN+ na hora de escolher para onde viajar são os costumes e leis, principalmente relacionadas a religião. Infelizmente, sabemos que alguns lugares mais conservadores e onde a interpretação religiosa pode dar espaço para opiniões extremas, a diversidade nem sempre é bem recebida ou possui direitos.

Por isso, se você se sente inseguro em viajar sendo minoria, opte inicialmente por países laicos, onde as leis e decisões políticas não possuem interferência religiosa e as pessoas possuem liberdade para a escolha de suas crenças.

Mas, se for optar por viajar para destinos com alguma religião vinculada ao Estado ou onde ser uma pessoa LGBTQIAPN+ é proibido, seja muito cuidadoso, principalmente se você está é uma pessoa em um relacionamento homoafetivo e está viajando acompanhado.

Em geral, os lugares com mais países laicos ou que, pelo menos, respeitam a diversidade são: a América do Sul, boa parte da América Central, América do Norte, além de Europa.

A maior concentração de países onde ser LGBTQIAPN+ é crime punitivo está na: África e na Ásia, isso inclui o Oriente Médio e alguns países do sudeste asiático.

Considerações

Gostaria de deixar outras sugestões de destinos seguro para os viajantes LGBTQIAPN+? Comente abaixo!