Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 desembarcou em São Luís, capital do Maranhão, uma cidade cheia de cultura e atrações, além de praias belíssimas. Vem comigo que eu vou te contar tudo o que tem pra ver e fazer na cidade!!
Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho.
Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo de São Luís (MA):
Ilha do Amor

São Luís hoje possui pouco mais de 1,1 milhão de habitantes. Isso faz dela a quarta capital mais populosa do Nordeste e é a única capital brasileira localizada inteiramente em uma ilha. Conhecida carinhosamente como ilha do amor.
É a única capital brasileira fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses. Esta é também uma das cidades mais lusitanas no Brasil, em especial por suas construções.
Aliás, já quero deixar um agradecimento enorme ao André, que foi meu guia no Maranhão e ele sabe tudo do estado dele. O contato para quem quiser contratar os serviços dele é www.gekos.com.br e @MundoGekos.
O que visitar





Centro histórico
O local é tomado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1997. Seguindo pela Rua Dom Pedro II, onde a cidade começou, temos o Palácio dos Leões foi construído para ser um forte em 1612 e hoje é sede do governo do estado. Além do Palácio da Justiça e o prédio da Prefeitura, que foi construído em 1689 para ser uma prisão. Bem em frente, fica o busto do francês que fundou São Luís: Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière. No mirante que há no local é possível ver todos os edifícios antigos e a ponte que liga a São Luís histórica da parte mais nova e moderna da cidade.
Mais do centro
Não deixe de visitar Teatro Arthur Azevedo, que é o segundo teatro mais antigo do Brasil; e o Convento das Mercês, um prédio de 1645 que hoje funciona como a Fundação da Memória Republicana; a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a única em estilo gótico em São Luís; e a Igreja do Desterro, construída por exilados e imigrantes no século 17.
Catedral da Sé
Ainda no centro histórico, na Praça dos Poetas, fica a Catedral da Sé. Esta é a principal igreja da cidade, construída em 1629, já passou por várias reformas. Sua fachada, por exemplo, é em estilo neoclássico, mas o seu interior é mais no estilo barroco. No interior, o teto é todo pintado e o altar é banhado a ouro. É muito lindo!
Rua do Giz
É uma das ruas mais bonitas da cidade e um importante ponto turístico, pois é uma das representações mais emblemáticas da história de São Luís. Aliás, a revista Vogue escolheu esta rua como a sexta rua mais bonita do país.
Rua Portugal
É a rua mais azulejada do Brasil. Em São Luís existe mais de 320 tipos de azulejos e 430 prédios azulejados, sendo que a grande maioria vindos de Portugal. Pertinho a esta rua ficam dois museus bem interessantes. O primeiro é o Museu do Raggae, um ritmo muito ouvido na cidade e pelo que consta é o único museu desse fora da Jamaica. O segundo é o Museu da Gastronomia Maranhense. Uma dica bem legal é que a maioria dos museus tem entrada grátis.
Ceprama
É o maior e principal centro de artesanato da cidade. Outros lugares para conhecer um pouco mais da história da cidade são a Casa de Inhozinho, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Casa da Festa), a Casa do Maranhão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Casa do Tambor de Crioula.
Mercado das Tulhas
Para quem não sabe, as tulhas são cestos aonde os produtos que chegavam no porto ficavam armazenadas. E como este local recebia muitas mercadorias do porto, ficou conhecido como mercado das tulhas.
Praia de São Marcos
São Luís tem mais de 30km de praias e a extensão da faixa de areia é grande quando a maré baixa. No entanto, nem todas são próprias para banho de mar.
A praia de São Marcos é uma bem famosa e nela fica o monumento aos três pescadores, na Praça do Pescador. Tem ainda a Praia do Calhau, Praia do Meio, Praia do Caolho. E uma boa dica é caminhar pela orla litorânea e conhecer um pouco de cada praia.
Ponta do Espigão
É uma construção feita para barrar o mar e é muito usada pela população para o lazer, tem barracas de comida e ao lado está o Forte de Santo Antônio da Barra, que tem um museu dentro e um café.
Lagoa da Jansen
Pertinho do espigão fica esta laguna que tem um complexo com quadras poliesportivas, concha acústica e um monte de outras atrações para adultos e crianças. É uma grande área ao ar livre para população local.
Onde comer
Flor da Vinagreira – restaurante que muitos me indicaram, que serve comida típica
Cafofinho da Tia Dica – eu não comi, mas dizem que tem boa comida maranhense, quem for conferir depois me conta aqui.
Cabana do Sol – muita gente me indicou pela comida local e pelo atendimento, eu adorei.
Italia Wine Bar – ideal para tomar um drink à noite.
Azu – comida bem boa e fica no mesmo complexo de restaurante do Italia Wine Bar.
Illa Gastrobar – bem moderno, comida boa e tem uma vista linda para o mar.
Onde ficar
Hotel Ibis São Luís – localizado numa das melhores regiões e você ainda pode economizar na estadia pagando em pontos.
É isso, viajante! Adorei conhecer essa cidade que foi a última da região Nordeste do nosso Brasil 60. Agora eu sigo para a região Norte do país. Fique ligado lá no meu canal do YouTube e fique por dentro do Projeto Brasil 60!
Neste LINK você pode ver os outros destinos nordestinos que visitei.



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!