
Os países do continente africano fora da África Setentrional têm se tornado populares para o turismo. E, em eventos mundiais, eles ficam ainda mais conhecidos, atraindo a curiosidade de pessoas do mundo inteiro. Na Fase de Grupos da Copa do Mundo de 2022, o Brasil enfrentou Camarões, um destino ainda pouco procurado, mas com belezas naturais únicas e uma diversidade cultural imensa.
Neste post, você encontra informações, dicas, como chegar e o que visitar para te ajudar montar sua viagem e descobrir as possibilidades neste país.
Localização e geografia
Do outro lado do Oceano Atlântico, a República dos Camarões é um país de 475.000km² (um pouco menor que o estado da Bahia) localizado a oeste da África Central. O país tem um relevo predominante de planaltos, que inclusive se destacam entre as belezas naturais do território.
Apesar de ter o inglês e o francês como idiomas oficiais, Camarões possui cerca de 230 grupos étnicos habitando o país, fazendo com que existam centenas de dialetos locais utilizados pelas diversas regiões.
Devido à proximidade com a Linha do Equador, o país praticamente não sofre com grandes variações térmicas. Ao longo de todo o ano, os termômetros ficam, em média, entre 20°C e 30°C. O que mais varia entre os meses são os índices pluviométricos, pois em dezembro, janeiro e fevereiro costuma chover metade do que chove no restante do ano.
Principais cidades
Repleto de museus e com uma importante história, a cidade de Yaoundé é a capital de Camarões e segunda maior do país.
Outro destino muito buscado é Duala, localizada no litoral e maior município do território. Além de visitar o centro histórico e os mercados ao ar livre, é a partir dela que os viajantes normalmente partem com destino a um principais pontos turísticos do país: o Monte Camarões (vamos falar mais sobre ele abaixo).
Como chegar em Camarões
Saindo do Brasil, é preciso fazer pelo menos uma conexão para chegar em uma das principais cidades do país.
As alternativas mais práticas são com a companhia aérea Turkish até Istambul (partindo de São Paulo) ou até Paris, com a Air France (partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza). Da Turquia e da França, é possível pegar um segundo voo para Camarões.
Com outras empresas, como a Ethiopian, é preciso fazer ao menos duas conexões ou usar outras companhias aéreas para chegar até o país.
Se você é um viajante que economiza em viagens usando milhas, pode aproveitar seus acúmulos do Smiles para fazer emissões com a Turkish e a Air France, que são parceiras do programa de fidelidade!
Entenda mais sobre o Smiles aqui!
E, se quiser ajuda para encontrar as melhores passagens internacionais, com o melhor custo-benefício, conte com a ajuda da Polaris Viagens, uma agência online parceira do Estevam Pelo Mundo. A equipe vai realizar cotações de acordo com o período que você deseja viajar e te oferecer as melhores tarifas para uma experiência tranquila e cômoda. Entre em contato com o time da Polaris aqui!
Curiosidades sobre Camarões
- O país usa Franco CFA , uma moeda adotada por seis países da África Central. Ela é mais desvalorizada que o Real.
- O território teve colonização e influência de diversos povos europeus e só foi unificado na década de 60 após sua independência. Antes disso, o país estava dividido desde a Primeira Guerra Mundial entre ingleses e franceses. Por isso, Camarões preservou os dois idiomas como oficiais – o francês ao leste e o inglês ao oeste, que eram de domínio dos respectivos países.
- O nome Camarões veio a partir das expedições dos portugueses, no século 15, enquanto exploravam o litoral africano. Eles encontraram camarões enormes na região enquanto navegavam pela costa marinha e fozes de rios. Por fim, a referência se perpetuou como nome da localidade.
- Apesar de ter aproximadamente 230 grupos étnicos reconhecidos, o país possui 250 idiomas falados pelos nativos.
O que visitar e fazer em Camarões
- Museu Nacional de Yaoundé: por dentro e por fora, o antigo prédio do governo preserva hoje um dos acervos mais importantes para a arte e cultura do país.
- Parque Mefou: próximo da capital de Camarões, este é um dos parques mais famosos de preservação da vida selvagem do país, principalmente para espécies de primatas. Passeios guiados podem ser feitos saindo de Yaoundé.
- Parque Nacional Waza: localizado ao extremo norte do país, este lugar é uma enorme reserva, reconhecida como biosfera pela Unesco, que preserva animais nativos (como girafas, elefantes e leões). É possível realizar passeios para observar a e admirar a fauna e flora.
- Monte Camarões: vulcão de quase 4.100m de altura localizado a pouco mais de 70km de Duala. É possível fazer excursões e trilhas para apreciar a vista e a beleza natural de um dos mais famosos pontos do país.
- Limbe: pequena cidade no extremo oeste, banhada pelo Golfo da Guiné, com praias de areia preta, além de hotéis e restaurantes à beira mar.
- Ekom Nkam: cataratas com cerca de 80 metros, a 167km de Duala, localizada em meio à floresta. É considerada uma das paisagens mais bonitas do país.
Considerações
Ficou curioso sobre Camarões? Já conhece o país? Comente aqui para ajudar outros viajantes!
Para mais dicas de destinos, confira outros conteúdos aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!