A Patagônia é uma das regiões mais incríveis da América do Sul! E, em seu lado argentino, o Glaciar Perito Moreno é um dos passeios imprescindíveis de quem visita a região. Se você está fazendo planos de visitar o sul da Argentina, vou te mostrar nesse post como é a experiência de visitar Perito Moreno.

Onde fica o Glaciar Perito Moreno

A geleira de Perito Moreno fica a cerca de 70km da cidade de El Calafate, dentro do Parque Nacional Los Glaciares.

Para sair da cidade e chegar ao parque, é possível optar por: 

  • alugar um veículo para fazer o deslocamento e ter mais flexibilidade para fazer o passeio. No entanto, precisa levar em conta os documentos para alugar um carro em outro país e considerar as condições do clima; 
  • ir de ônibus, comprando a passagem na rodoviária. Essa é uma opção econômica e que também dá certa flexibilidade ao turista;
  • ou ainda reservar o passeio com uma agência e ir com um guia. Apesar da limitação de tempo do passeio, pode ser uma forma mais interessante de conhecer a geleira tendo informações e curiosidades sobre o local. 

Você vai precisar fazer uma parada na entrada no parque para retirar o seu ticket físico (mesmo que tenha comprado online) e, em seguida, poderá seguir até as proximidades de onde, realmente, começa o passeio.

Ingressos para o Glaciar Perito Moreno

Para acessar o local é preciso pagar o ingresso do Parque Nacional Los Glaciares. Até o momento de publicação desse post, a entrada de turistas estrangeiros estava custando 30.000 Pesos argentinos.

Você pode comprar o ticket na entrada do parque ou reservar antecipadamente no site dos Parques Nacionales de Argentina. Garantindo o ingresso com antecedência você acaba economizando tempo no dia do passeio.

Para comprar onlide, siga esses passos:

  • Acesse o site dos Parques Nacionales de Argentina;
  • Use o seu e-mail para acessar o site;
  • Selecione o Parque Nacional los Glaciares;
  • Defina o portal de acesso ou seja, qual das entradas do parque você vai usar. Se você vai fazer apenas ao passeio do Glaciar a pé, o ingresso é a primeira opção “Río Mitre y Glaciar Perito Moreno”;
  • Selecione a data que deseja ir;
  • Na categoria do ticket, selecione “General”, identificado com um globo cheio de bandeiras;
  • E, por fim, a quantidade de tickets, levando em conta a idade e se o visitante tem alguma deficiência ou não. Em geral, para a maioria das pessoas, será o ticket “Mayor”, que corresponde a “Adulto”.
  • Agora é só conferir as informações e ir para o pagamento para finalizar. Em alguns instantes, você recebe o seu ticket por e-mail.
Como visitar o Glaciar Perito Moreno na Argentina

Melhor época para visitar

Dá para visitar Perito Moreno em qualquer época do ano. Mas, se você quiser fazer o passeio em meses mais agradáveis para caminhar ao ar livre, opte pelos meses de novembro a março, entre a primavera e o outono

Nesse período, as temperaturas estão sempre positivas durante o dia e isso torna a experiência mais confortável.   

No inverno, os termômetros podem ficar próximos de 0°C ou negativos. Mesmo bem agasalhado, o vento é muito intenso, a neve pode ser escorregadia e fazer uma caminhada no frio pode ser bastante desconfortável.

Por isso, esse tipo de programação não é ideal entre o fim de maio e setembro, quando o inverno da Patagônia está rigoroso.  

Como chegar nas passarelas de Perito Moreno

Como visitar o Glaciar Perito Moreno na Argentina

Depois de passar pela entrada do parque Los Glaciares, onde você desce do veículo para validar o seu ingresso, você ainda vai percorrer uns 30km de estrada. No caminho, já é possível ver alguns icebergs boiando e criando a expectativa do que está por vir.

No caminho, também há um mirante para ver o glaciar de longe. Para quem gosta de ter diferentes perspectivas sobre uma vista, vale a pena descer e admirar. A parada final é literalmente onde começam as passarelas que levam os visitantes a ficar praticamente cara a cara com o glaciar.

Nessa parada há estacionamento e é onde os ônibus costumam deixar os passageiros e buscá-los de volta no horário programado.

A partir desse ponto, existem 4 passarelas, identificadas com cores diferentes, para diferentes trajetos. Quem vai com guia, obviamente precisa seguir o grupo e as passarelas que ele vai percorrer. Mas, se você está só, fica a seu critério.

Existem passarelas que levam a um lado e a outro do glaciar, que te dão vistas mais altas, mais baixas, caminhos mais curtos e mais longos, além de passarelas acessíveis para quem possui alguma dificuldade de mobilidade.

Os caminhos são identificados e possuem mapas ao longo dos circuitos, então é fácil de se localizar e ir trocando de trajeto.

Dicas para quem quer visitar Perito Moreno

  1. Eu optei por visitar o glaciar no fim de setembro pela manhã. Ainda estava bastante frio e até nevou um pouco. No entanto, o vento estava muito forte e isso cansa um pouco o passeio, além de dificultar a locomoção em alguns momentos.
  2. Se puder, vá com tempo e sente num dos banquinhos do circuito com vista panorâmica. Você vai ouvir os ruídos do gelo e, quem sabe, ainda vê um desprendimento. Eu consegui ver um pequeno e já foi emocionante.
  3. Na parada onde começam as passarelas há banheiros, loja de souvenir e uma cafeteria. Mas, se você for fazer um passeio de algumas horas, também pode levar seu lanche e comer no parque. Apenas tendo cuidado e responsabilidade de não alimentar animais e não deixar sujeira no local.

Considerações 

Gostou das dicas para visitar um dos lugares mais interessantes da Patagônia Argentina? Está fazendo planos de ir a El Calafate? Não deixe de ver nossa sugestão de roteiro para passar alguns dias na cidade e, claro, visitar Perito Moreno!

Para mais dicas de viagem para a Argentina, clique aqui!