Quem tem interesse em visitar Machu Picchu vai precisar passar pelo vilarejo de Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Águas Calientes. E, para te ajudar na sua programação e estadia, reunimos algumas 4 dicas nesse post que vão te ajudar a se organizar, alinhar expectativas e economizar.

Hospedagens em Machu Picchu Pueblo

A maioria das acomodações em Macho Picchu Pueblo são simples, como hostels ou hotéis com serviços básicos. Para quem busca um pouco mais de conforto e comodidade, existem acomodações padrão 3 estrelas e pouquíssimas que oferecem luxo.

A estadia em Águas Calientes costuma ser curta, apenas uma ou duas noites para usar a localidade como base para subir ao santuário. Por isso, a dica principal é focar nos detalhes da reserva e nas avaliações de hóspedes, escolhendo aquela hospedagem que você acredita que vai atender os seus interesses essenciais para um ou dois dias.

Se você quer uma estadia com serviços mais completos e exclusividade, talvez seja mais interessante investir numa boa acomodação em outros destinos do roteiro onde você ficará mais noites, como Cusco. Principalmente pela altitude dessa cidade, é ideal ter um um bom lugar para descansar e comer bem.

Em Machu Picchu Pueblo, várias hospedagens ficam às margens dos rios Águas Calientes e Urubamba, que são praitcamente o centro do vilarejo. Apesar de bem localizadas, elas também ficam próximas da estação de trem, que opera desde cedo da manhã até tarde da noite. Então, se quiser menos ruído, o ideal é se distanciar algumas ruas para tentar dormir melhor.

O povoado é pequeno, então se afastar do centrinho não será nada que ultrapasse cerca de 10 minutos a pé.

Comer em Machu Picchu Pueblo

Vista para os rios e proximidade da estação de trem podem fazer com que os estabelecimentos cobrem mais caro nos serviços.

Para quem quer economizar em alimentação, assim como na recomendação sobre as hospedagens, o ideal é buscar opções algumas ruas mais afastadas.

A Ave Pachacutec, por exemplo, é uma rua cheia de restaurantes e cafés que possuem vários estabelecimentos com valores um pouco menores. E você acha todo tipo de comida! Desde pratos típicos peruanos até culinária internacional.

Para subir a Machu Picchu

4 dicas de Machu Picchu Pueblo para economizar e aproveitar o pernoite

Existem duas formas de chegar ao santuário de Machu Picchu: por ônibus ou caminhando.

Aqui nesse post, já orientamos como conseguir os tickets de ônibus que levam de Machu Picchu Pueblo até as ruínas.

Para tomar o ônibus em um horário confortável em relação ao seu ingresso de acesso ao santurário, vá para a Estação de Ônibus de Machu Picchu cerca de 1h30 antes do seu horário de entrada na cidade histórica.

Não existe uma estrutura física no que se refere à estação de ônibus, ok? É apenas uma grande fila organizada pelos funcionários da empresa operadora do transporte conforme os horários dos ingressos dos visitantes.

Há uma placa no início da fila informando o horário do ingresso ao santuário, que prioriza quem deve tomar a fila e subir primeiro. Quanto mais cedo você toma a fila do seu horário, primeiro chegará nas ruínas.

Souvenirs

Machu Picchu Pueblo conta com um centro de artesanatos e souvenirs bem grande, considerando o tamanho do vilarejo. Todos eles estão lotados com topo tipo de peça, arte e acessório que você imaginar.

E, por mais tentador que seja querer comprar as lembraças de viagem logo em meio a tantos estímulos, se você ainda vai fazer uma parada em Cusco na sua viagem de volta, deixe para adquirir os presentes nessa cidade.

Os valores nos Mercado de San Pedro e no Centro Artesanal de Cusco, que costumam ter melhores preços e e os produtos são praticamente os mesmos.

Considerações

Se você está fazendo planos de visitar Machu Picchu em breve, recomendamos que fique de olho sobre como está o funcionamento dos transportes para chegar e sair de Machu Picchu Pueblo. Em setembro de 2025, a localidade foi alvo de protestos contra o funcionamento das empresas que monopolizam o serviço e prejudicou milhares de visitantes – veja aqui.

Com tudo operando bem, a viagem é muito bonita e você certamente vai se encantar pela região e entre vales e montanhas!