Você sabia que o Brasil é o maior produtor de café do mundo? Nosso país é responsável por cerca de 38% do que é fornecido para consumo ao redor do planeta. Então, por que não fazer um roteiro de carro para conhecer algumas regiões com cafés premiados do nosso país? Confira três sugestões de itinerários, em três estados brasileiros, para fazer turismo do café.

Serra da Mantiqueira – com foco em Minas Gerais

destino no Brasil para turismo do café

A Serra da Mantiqueira é uma das regiões que mais cultiva café do Brasil, com Minas Gerais produzindo mais de 50% do café nacional. Por isso, o sul do estado está repleto de pequenas cidades perfeitas para apreciar as iguarias típicas desse estado acompanhadas de excelentes cafés, além de várias fazendas abertas à visitação para conhecer o processo de produção de perto.

Para fazer um tour nessa região, você pode incluir no itinerário as cidades de:

  • São Lourenço – você pode reservar um pernoite na cidade e fazer tours que partem dela com destino à fazendas de café nas imediações.
  • Carmo de Minas – fica bem ao lado de São Lourenço e é caminho para algumas das principais fazendas abertas à visitação. Uma alternativa de parada para quem quer fazer os passeios por conta própria.
  • Cristina – se você gosta de natureza, faça uma pausa nessa pequena cidade, que conta com trilhas e cachoeiras praticamente conectadas com o seu centrinho.
  • Bueno Brandão – se quiser estender um pouco mais do roteiro para unir mais opções de fazendas, mais trilhas e cachoeiras, além de hospedagens estilo chalés e bangalôs no meio da natureza, termine a programação em Bueno Brandão, já próximo da divisa com o estado de São Paulo.

Apesar de estarem localizadas em Minas, se você é de outro estado, é mais fácil chegar até elas partindo das capitais São Paulo ou Rio de Janeiro, que ficam a cerca de 270km de São Lourenço.

Mogiana Paulista – São Paulo

Ao lado da Serra da Mantiqueira, a Mogiana Paulista é outra área propícia à produção de cafés especiais. A cerca de 200km de São Paulo, você pode iniciar o roteiro de turismo do café por pequenas cidades da região que possuem fazendas abertas à visitação.

  • Espírito Santo do Pinhal – pode ser a primeira parada de quem parte de São Paulo. Possui algumas fazendas ao norte que produzem café e também pequenas produtoras de vinho, para quem quiser fazer um tour gastronômico mais amplo.
  • São Sebastião da Grama – outra pequena cidade com pequenas fazendas. Com um pernoite você conhece boas cafeterias da cidade e visita alguma das produtoras na zona rural.
  • Caconde, São José do Rio Pardo e Divinolândia – são três cidades que ficam próximas uma da outra e que, nas estradas entre elas, existem vários sítios de pequenas produções, com estabelecimentos locais servindo café especial.

Chapada Diamantina – Bahia

3 roteiros no Brasil para turismo do café

E falando em cafés especiais vendidos na beira da estrada, em espaços acolhedores oferecendo qualidade e sabor, a Chapada Diamantina, no interior da Bahia, é mais uma região que vale a pena para o turismo do café.

  • Piatã – é uma das cidades mais famosas na produção de café especial no estado, com fazendas e torras premiadas
  • Mucugê – mais precisamente no povoado de Campo Limpo, ao sul da cidade de Mucugê, está uma das principais fazendas com tour que inclui explicação do processo de produção, torrefação e degustação.

E o melhor desse roteiro é que para ir de Piatã a Mucugê você tem como opção contornar a Chapada Diamantina, podendo colocar cidades como Lençóis e Andaraí no itinerário, que são portas de entrada para as trilhas, mirantes, cachoeiras e rios mais famosos da região. É a oportunidade de integrar duas ótimas programações numa só viagem.

A cidade de Lençóis conta com um pequeno aeroporto que recebe voos da Azul vindos de Salvador. Mas, se você quiser fazer uma viagem de carro mais longa, são aproximadamente 450km de Ilhéus ou Salvador até Mucugê.

Considerações

Já conhece alguma dessas regiões ou tem vontade de fazer alguma rota de turismo do café no Brasil? Quais lugares estão nos seus planos? Comente abaixo e aproveite para deixar sugestões para outros viajantes!

E aproveite para conferir também o post onde indicamos destinos internacionais para os amantes de café!