
A Ásia conta com diversas companhias aéreas low cost que permitem que você faça voos nacionais e internacionais a valores muito acessíveis! A Malásia e a Tailândia, por exemplo, são países vizinhos e com uma viagem barata e de cerca de 1h você consegue sair de um para o outro. Nesse post, vou te mostrar como foi a experiência de voar na AirAsia de Kuala Lumpur a Krabi.
Operações da AirAsia
Se você pesquisar pela AirAsia, vai descobrir que ela é uma empresa originalmente da Malásia e que deu origem a uma joint venture – um conjunto de empresas que realizam uma mesma atividade – e vários países do sudeste asiático contam com uma espécie de “unidade” da marca.
Em 2024, ela foi eleita pelo World Airline Awards da Skytrax como a melhor companhia aérea low cost do mundo.
A AirAsia, em sua unidade da Malásia, opera voos nacionais e internacionais para países do seu entorno na Ásia e Oceania, como Índia, Maldivas, Tailândia, Indonésia, Camboja, Vietnã, Filipinas, China, Coreia do Sul, Austrália, entre outros.
Voo com a AirAsia de Kuala Lumpur e Krabi, na Tailândia
No voo de Kuala Lumpur, na Malásia, para a Krabi, na Tailândia, a aeronave utilizada foi um Airbus 320-200.
Mesmo sendo uma low cost, a configuração da classe de cabine não era única e contava com poltronas padrão de Econômica, além de uma Premium com um pouco mais de espaço. Nessa aeronave, a capacidade era para 180 passageiros.
Embarcando com a AirAsia

Uma coisa que você já precisa saber ao comprar uma passagem com a AirAsia – ou com a maioria das companhias asiáticas – é que elas são bem criteriosas com bagagem.
No embarque em Kuala Lumpur, por exemplo, antes de passar para a segurança, eles fizeram a pesagem e gabarito das bagagens de todos os passageiros. Assim, se o peso ou tamanho excedesse o limite da reserva, você já voltava direto ao balcão da companhia para adicionar mala extra ou fazer o despacho.
Então, a minha recomendação para economizar tempo e dinheiro é: tente pesar a sua mala com antecedência. Se precisar adicionar peso extra na cabine ou mala despacahda à sua tarifa, faça isso no check-in online, pois sai mais barato que no balcão do aeroporto.
Em geral, a tarifa mais simples só dá direito a uma bolsa; a tarifa intermediária permite uma bolsa e uma mala de 7kg; e as tarifas melhores incluem bagagem despachada de 20kg ou mais.
No check-in, você optar por serviço de bagagem extra a bordo, levando até 14kg consigo na cabine; colocar a bagagem despachada como adicional; ou aumentar o peso limite do despacho.
Poltrona
As poltronas eram de um acolchoado confortável e espaço lateral e para as pernas bem parecido com os de uma Econômica convencional. Apesar de um pouco menor, ainda conseguia ser mais cômodo que a maiora das low costs.
Não há entretenimento a bordo, então você precisa levar o seu próprio. Mas, no caso desse voo de Kuala Lumpur a Krabi, que foi de apenas 1h, isso não fez falta.

Serviço de bordo
Como é de se esperar numa low cost, o serviço de bordo é pago.
Os valores vão depender da base da Air Asia com a qual você está voando. Em voos da Air Asia da Malásia, os valores vão estar em Ringgit malaio e você paga com cartão de crédito ou débito.
Em geral, são preços menos caros que os dos aeroportos. Então, se você tiver com fome, acho que vale fazer uma refeição a bordo.



Depois do serviço de alimentos, os comissários vão passar vendendo os produtos da companhia (como souvenirs) e do Duty-Free.
E um aspecto interessnate que notei em todas as companhias asiáticas que voei até agora é que eles tem bastante cuidado em tentar deixar a aeronave limpa e sempre passam recolhendo o lixo diversas vezes ao longo do voo.
Um serviço adicional que achei interessante é que, através do aplicativo da companhia aérea, você pode reservar o seu transfer de ou para o aeroporto e usar o cupom de desconto que eles oferecem a bordo. Não cheguei a usar o serviço, mas achei uma boa opção já que transfer na Ásia nem sempre é uma opção fácil ou barata, a depender da cidade.

Vale a pena?
Achei o voo da AirAsia de ótimo custo benefício, considerando que paguei cerca de R$280 pelo trecho incluindo a minha mala despachada (que reservei como extra na tarifa).
O serviço da companhia foi bem organizado para uma companhia de baixo custo e, principalmente para um voo curto, acho que compensa bastante fazer o deslocamento com ela.
Veja aqui quando vale a pena viajar de low cost!
Considerações
Gostou de saber como é a experiência de voar na AirAsia da Malásia?
O Estevam já voou com a Thai AirAsia, unidade com base da Tailândia, em um voo nacional para ir ao Festival das Lanternas em Chiang Mai – confira mais detalhes aqui!
E para mais reviews de voos em companhias aéreas de todo o mundo, clique aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!