João, mineiro, analista de finanças. Uma pessoa comum (porém fantástica) que realizou um sonho: conhecer o mundo. Sua viagem de volta ao mundo começou em 2013, mais precisamente no dia do meu aniversário, dia 26 de março de 2013.
Ele é uma das pessoas que mais respeito nesse meio de viagens. Não mostra pratos caros, hotéis de luxo ou programas imperdíveis; prefere viver experiências.
Até agora ele passou pela América do Norte, Oceania, Sudeste Asiático, Índia, China, Coreias, Mongólia e Rússia.
Na Europa, esteve nos Bálticos, Leste e Bálcãs, além de Itália, Áustria, Suíça, Alemanha, Benelux, Irlanda, Reino Unido e Escandinávia. De volta à Ásia, visitou Turquia, Cáucasos, Irã, Omã, Jordânia, Palestina e Israel. Já na África, Marrocos e Egito, Seicheles e, do Quênia a Suazilândia.
Neste momento, ele se encontra no México, em Tangamandapio. Simplesmente o sonho de todos os fãs da turma do Chaves. Está bom pra você?
Pergunta 1 – O que o motivou a tirar este período sabático? Já tinha viajado para quantos países antes?
João: O que motivou a minha viagem é que sempre gostei muito de viajar. Quando encontrava alguém por aí que estava há muito tempo na estrada, ficava imaginando se poderia fazer isso algum dia. Quando vi, que se planejasse meus gastos bem poderia realizar esse sonho, não pensei duas vezes!
Já havia viajando pelo Brasil, alguns países na América do Sul, Cuba e Europa.
Pergunta 2 – Qual foi o país ou cidade que o surpreendeu positivamente e negativamente? Por quê?
João: Surpresas positivas e negativas são o que mais tenho na minha viagem. É difícil eleger um ou outro. Mas esse tipo de observação está muito relacionado a como eu era recebido pelas pessoas, já que o cenário era, na maioria dos casos, já pesquisados. Gosto muito de como os muçulmanos nos acolhem bem. Em todos os países de origem árabe, persa, turca, bósnia e albanesa fui muito bem recebido.
Pergunta 3 – Você já está longe do Brasil há 2 anos e meio. Do que você sente mais falta? Não vale falar pai, mãe, namorada, amigos, cachorro e papagaio.
João: O que mais sinto falta estando longe do Brasil é, sem dúvidas, da cozinha brasileira! Não tem igual! É a melhor do mundo.
Pergunta 4 – Como surgiu a ideia das fotos das crianças na África? E a história dos balões?
João: A ideia da doação das fotos surgiu primeiro que a dos balões, mas só foi implementada muito tempo depois. Quando fui a Coreia do Norte, sabia que seria, no final de semana, o dia das crianças por lá. Então pensei em algo simples e divertido para distribuir para as crianças. Mas o primeiro contato foi extremamente frustrante. Quando tentei me aproximar com os balões, as crianças só me olhavam. E, por mais que eu mostrasse que era um presente, ninguém o pegava. O pior é que não demonstravam nenhuma expressão de felicidade. Fui totalmente ignorado. Então o guia me explicou que eles não receberiam os balões porque não me conhecem. Mas depois que explicou-lhes tratar-se de um presente, todos queriam e a festa foi grande!
As primeiras fotos foram doadas na Etiópia. Não havia levado muitas, então tive de selecionar as pessoas que as receberiam. A emoção delas era incrível. Uma felicidade que se expressavam em palavras que eu não compreendia, e em gestos que me contagiavam. Com o meu retorno à África, pensei em fazer a campanha de arrecadação. Fiquei ainda mais feliz ao ver tantos amigos e também pessoas que nem me conhecem pessoalmente depositando dinheiro na minha conta para colaborar com esse projeto. A vontade era doar fotos para todas as pessoas, especialmente no Malauí, o lugar mais pobre que estive.
Pergunta 5 – Para finalizar nosso papo, quando retornar ao Brasil (março de 2016, né?) pretende fazer o quê?
João: No próximo ano retorno ao Brasil. Voltarei a trabalhar na minha área, como analista de finanças e, nas horas vagas, planejar a próxima viagem.
João, meu querido, que sua sensibilidade traga ao mundo mais presentes como este:
Meu povo, visitem o instagram e facebook do João:
@sabedojoao
fb.com/SabeDoJoao
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
dar a volta ao mundo
entrevista
mochilao
viagem
viajar é minha cachaça
















Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!