Olá viajante! Pois é, as Olimpíadas Rio 2016 acabaram ontem, e olha… que festa! O povo brasileiro realmente sabe como ser anfitrião, né? Bom, agora que (infelizmente) acabou, resolvemos fazer uma retrospectiva desses 16 dias incomuns e encantadores que marcaram o Brasil e o mundo!
Cerimônia de Abertura Rio 2016
As Olimpíadas Rio 2016 tinham tudo para dar errado. A Baía de Guanabara imunda, o sofrimento inacabável da delegação australiana na Vila Olímpica, o Zika Vírus, a violência, o Estado Islâmico… Tudo estava ameaçando e assustando brasileiros e estrangeiros às vésperas dos Jogos.
Aí, em 05 de agosto, veio a abertura. QUE SHOW! A festa
encantou todo mundo, e deu novos ânimos às competições que estavam prestes a começar. Cultura brasileira, diversidade, cores exuberantes, e uma linda mensagem ao mundo de que precisamos salvar o Planeta. (Ok, não vamos esquecer da Gisele Bündchen desfilando ao som de Garota de Ipanema. Foi incrível também!).

CONFIRA DIÁRIAS DE HOTEL E FAÇA SUAS RESERVAS CLICANDO AQUI
Grandes momentos nos Ginásios Rio 2016
Os Centros Esportivos com Complexo Olímpico Rio 2016 foram palco de momentos grandiosos para o esporte mundial. Vamos aqui citar alguns:
- o americano Michael Phelps encerra sua carreira nas piscinas com mais 5 ouros e 1 prata, totalizando 28 medalhas olímpicas (sendo o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna);
- a americana Simone Biles entra para a história, imbatível nos pódios da Ginástica Artística, com 4 ouros e 1 bronze (“Eu não sou o próximo Bolt ou Phelps. Sou a primeira Simone Biles” afirmou em entrevista);
- o jamaicano Usain Bolt também encerra sua carreira nas pistas com mais 3 ouros, totalizando 9 medalhas em 3 olimpíadas (todas de ouro, com direito a ser dono dos recordes mundiais das três modalidades em que compete);
- melhor campanha brasileira em Olimpíadas (13º lugar, infelizmente sem atingir a meta do Comitê Olímpico Brasileiro de ficar no TOP 10);
- o ouro inédito do Futebol Masculino, em partida contra a Alemanha, vingando o 7×1 da Copa de 2014
E mais algumas polêmicas, como a história forjada dos nadadores americanos sobre um assalto no Rio; o acidente que culminou na morte do treinador alemão Stefan Henze; a morte do soldado das Forças Armadas que estava em missão para garantir a segurança dos jogos, no Complexo da Maré.
Medalhas Rio 2016
O país com o maior número de medalhas, como sempre, foi os Estados Unidos, com 46 Ouros, 37 Pratas e 38 bronzes, totalizando 121 medalhas. A seguir, vem a Grã-Bretanha, com 27 Ouros, 23 Pratas e 17 Bronzes (67 no total), e em terceiro lugar a China, com 26 Ouros, 18 Pratas e 16 Bronzes (70 no total).
O Brasil, em 13º lugar, ficou com 7 Ouros, 6 Pratas e 6 Bronzes (19 no total), distribuídas entre:
- Atletismo – 1 Ouro (Thiago Braz, Salto com Vara);
- Boxe – 1 Ouro (Robson Conceição, Peso Leve 60 kg);
- Canoagem – 2 Pratas (Isaquias Queiroz, 1.000 m canoa individual/Isaquias Queiroz e Erlon de Souza, 1.000 m canoa dupla) e 1 Bronze (Isaquias Queiroz, 200 m canoa individual);
- Futebol – 1 Ouro (masculino);
- Ginástica Artística – 2 Pratas (Diego Hypolito, solo/Arthur Zanetti, argolas) e 1 Bronze (Arthur Nori, solo);
- Judô – 1 Ouro (Rafaela Silva, até 57 kg) e 2 Bronzes (Rafael Silva, mais de 100 kg/Mayra Aguiar, até 78 kg);
- Natação – 1 Bronze (Poliana Okimoto, maratona aquática 10 km);
- Taekwondo – 1 Bronze (Maicon Siqueira, mais de 80 kg);
- Tiro Esportivo – 1 Prata (Felipe Wu, pistola de ar 10 m);
- Vela – 1 Ouro (Martine Grael e Kahena Kunze, 49er FX);
- Vôlei – 1 Ouro (Masculino);
- Vôlei de Praia – 1 Ouro (Alison e Bruno) e 1 Prata (Agatha e Bárbara).
Cerimônia de Encerramento Rio 2016
No dia 21 de agosto o Brasil se despediu da 31ª edição dos Jogos 
A Cerimônia de Encerramento Rio 2016 fez o maior sucesso. A festa começou com as performances, que deslumbraram tanto quem estava no estádio como quem viu pela TV. Mesmo com chuva e queda de energia (que não foi sentida no estádio), nada atrapalhou a festa dos brasileiros e dos atletas no Maracanã.

Por essa, ninguém esperava! Agora estamos aqui na ansiedade pelos Jogos Tokio 2020. Podiam começar logo!
Depois de seguir todo o protocolo do encerramento e o (triste porém belo) apagamento da Pira Olímpica com chuva cenográfica, o Brasil apresentou aquilo que o torna famoso mundialmente: o tão amado Carnaval carioca. Mestre-Sala e Porta Bandeira, sambistas e carro alegórico, a cerimônia foi um esplêndido e completo Carnaval em pleno agosto.
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 mal acabaram, e já deixaram saudades em todo mundo.
Ainda tem mais!
Logo mais, dia 07 de setembro, começam os Jogos Paralímpicos e o Brasil promete muitas medalhas. Os ingressos para as competições são bem baratinhos (a partir de R$ 5,00), e nossos atletas paralímpicos merecem o prestígio!
Enquanto os Jogos não começam, continuamos aqui, com as lembranças nas redes sociais e o sentimento de dever cumprido pela festa maravilhosa que apresentamos ao mundo!
Isso é tudo, pessoal!
E aí, curtiram nossa retrospectiva? Deixa seu comentário aí pra gente!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
PS: As fotos foram obtidas de divulgação na net 🙂






Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!