Há alguns anos (quase 20 anos), meus tios e primos foram morar na capital amazonense. Na época, eu e minha família fomos conhecer e ficamos pensando o que fazer em Manaus?
Desde então, já voltamos algumas vezes para o destino. E uma coisa que percebi é que o fato de conhecer alguém por lá ajuda – e muito – a escapar das “armadilhas” turísticas. Um passeio turístico pode sair duas ou três vezes mais caro se o viajante não tiver uma boa indicação ou referência de onde ir e como chegar lá.
Tenha cuidado também na chegada em Manaus, com os taxistas no aeroporto. Creio que lá, o táxi é o mais caro do Brasil. Quando estive por lá, eles cobravam preços fixos para determinados destinos, por exemplo: Zona Sul R$ 50; Zona Norte R$ 60 e assim por diante. Por isso, fiquem atentos aos preços praticados e sempre usem algum app para comparar o preço e poder negociar a melhor tarifa.

O que fazer em Manaus:

Acho que a principal atração em Manaus, é, foi, e continuará sempre sendo o Encontro das Águas, quando o escuro Rio Negro e o barrento Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas.
O contraste que estampa as águas do Rio Amazonas estende sua beleza por quase 8 km, onde tudo se torna uma só paisagem na superfície da água.

Encontro das Águas, Manaus – foto Ana Claudia Jatahy – MTur

 

Foto Ana Claudia Jatahy – MTur

TOP 6 do que você não pode perder em Manaus:

Ponta Negra
O metro quadrado mais caro da cidade se tornou ponto de encontro entre locais, turistas e amantes do ar livre. Passar uma tarde aqui, aproveitar a praia artificial, os inúmeros quiosques ou curtir a noite ilustrada com fontes de águas dançantes e um show de luz é uma excelente opção!

Praia da Ponta Negra – foto Ana Claudia Jatahy – MTur

INPA (ZOO)
O zoológico é uma das importantes áreas de lazer da cidade. A melhor atração neste local é o criadouro dos Peixes Boi. Mas por lá você encontra ariranhas, macacos (soltos pela reserva), tartarugas, jacarés, araras, se der sorte também encontra preguiças em seu habitat natural. É um local muito arborizado com plantas típicas da floresta amazônica, um ótimo passeio.
CIGS (ZOO)
Este zoológico tem mais de 200 animais da fauna amazônica. O viveiro de onças é um destaque no local. A grande atração é a onça negra, lindíssima. O zoo ainda abriga a Oca do Conhecimento com jogos interativos, o Aquário Amazônico com diversas espécies de peixes, e o Memorial Coronel Jorge Teixeira que expõe peças militares.
Seringal Vila Paraíso 
Localizado a 25 minutos de Manaus este conta toda a história do período áureo do ciclo da borracha. O local retrata uma antiga colônia de seringueiros, onde o acesso é feito por barco – já que fica nas margens do Igarapé São João. Lá se encontra uma réplica de uma vila do final do século 19 e conta com visitas guiadas pela realidade da época.

Teatro Amazonas

Este é o maior símbolo cultural e arquitetônico da cidade e que mantem vivo a história e o auge do Ciclo da Borracha. O teatro é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e é palco do Festival Amazonas de Ópera Festival Amazonas de Ópera, dentre outras grandes apresentações.

Teatro Amazonas – foto Ana Claudia Jatahy – MTur

Ponte Manaus Iranduba
Seu nome é verdade Ponte Jornalista Phelippe Daou, mas é mais conhecida como Ponte Manaus Iranduba por ligar os dois municípios. A ponte atravessa o Rio Negro é uma das maiores pontes estaiadas do mundo devido a sua extensão. É um belo cartão postal.
 
Por fim, outra ótima dica é, se tiver tempo, ir até Presidente Figueiredo. A cidade fica a 107 km da capital, mas com certeza vale a viagem, mesmo que por um dia. Lá estão várias cachoeiras, e você também pode praticar boia cross, rafting ou caiaque.
Mais infos aqui: Presidente Figueiredo – DICAS
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
 
Por Lucas Estevam