Pra mim, Estocolmo é a cidade mais linda da Suécia e do mundo! É provável que só o Rio de Janeiro seja tão lindo quanto a capital da Suécia.
Fui para Suécia a primeira vez aos 19 anos, passar o verão. Assim que dei de cara, me apaixonei por Estocolmo e prometi que voltaria.
Contudo, depois de dez anos, cá estou para te ajudar com um roteiro, dicas de hospedagem, restaurantes e contar a história dessa cidade.

QUANDO SURGIU ESTOCOLMO (Suécia)?

Apesar de existir desde a Idade da Pedra, Estocolmo foi fundada apenas em 1252. A população de Estocolmo é de 1,6 milhão de habitantes na capital e 2,5 milhões na “grande Estocolmo”.
Mesmo parecendo uma população pequena para uma capital, Estocolmo concentra 25% da população da Suécia, o que é muito comum na Escandinávia.
A cidade é formada por 14 ilhas e 53 pontes que cruzam o rio Lago Mälaren no mar Báltico.
Com o propósito de ser um país muito receptivo e multicultural, a Suécia tem hoje habitantes de mais de 180 nacionalidades diferentes morando apenas em Estocolmo. Incrível né?

QUANDO IR A ESTOCOLMO?

Olha, viajante, se você está planejando visitar Estocolmo, preciso falar que ela é linda em qualquer época do ano.
Porém, achei ela ainda mais bonita e, claro, cheia de vida no verão. O sol só se põe as 23 horas no verão, dias imensamente longos com muita vida e gente na rua!
Mercados com movimento intenso e muita gente linda. Aliás, nunca vi tanta gente tão linda reunida como quando fui a Estocolmo no verão! Hahaha pode acreditar!
Mas calma que no inverno também é linda! Principalmente com neve! A diferença é que o sol se põe super cedo em Estocolmo, às 16 horas já escurece no inverno na Suécia.
Ah! Além disso, vale lembrar que o verão na Escandinávia é bem quente, SIM! Já o inverno, uma loucura de frio! Muito frio mesmo! Por isso, se prepare se for entre dezembro e março para a Suécia.

QUAL MOEDA (DINHEIRO) LEVAR PARA A SUÉCIA?

A moeda nacional é a coroa sueca, mas possivelmente você não encontrará com facilidade esta moeda em casas de câmbio do Brasil.
Por isso, sugiro que leve Euros, em último caso dólar, mas NÃO se esqueça de seu cartão de credito.
Pois é, mesmo com países vizinhos como a Alemanha, que quase não aceitam cartão de crédito em lugar nenhum, a Suécia quer ser a primeira sociedade do mundo “cashless”, ou seja, sem dinheiro em espécie.
Vários estabelecimentos já não aceitam mais o pagamento em dinheiro, apenas cartão (parece loucura, mas é verdade).

HISTÓRIA DE ESTOCOLMO

Todo mundo sabe que os vikings são da Escandinávia, e muita gente acredita que morariam nas capitais dos países como Oslo ou Estocolmo, mas isso não é verdade.
Na real, Estocolmo sempre foi uma cidade de fácil acesso. Como os vikings queriam se proteger de invasões inimigas, ficavam em cidades no interior do país.
Acontece que no século XII, a cidade começou a crescer devido ao forte comércio com Estônia, Letônia e até Alemanha. No século XIII, decidiram fortificar a região de Estocolmo contra invasores, devido sua importância econômica e consequente crescimento. ]
Escolheram a ilha central, ao lado das ilhas Helgeandsholmen (onde mais tarde seria o parlamento) e assim surgiu o coração da cidade, Gamla Stan.
Eu sou apaixonado por Gamla Stan, afinal, lá é onde a cidade começou e recomendo fortemente que você faça um free tour pela cidade antiga.
Como a Suécia ficou neutra durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade antiga não foi bombardeada. Isso deixou tudo lindo e intocado. Fácil de perceber.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA CIDADE

As calçadas de pedra, ruas estreitas, casas coloridas de arquitetura única, aliadas ao charme da Escandinávia, fazem com que você não queira sair de lá.
Você não pode deixar de passar pela Stortorget, a primeira e mais importante praça de Estocolmo. Lá ocorreu o famoso “Banho de Sangue de Estocolmo”, onde mais de 100 pessoas foram executadas em 1520. Apesar de triste, foi aí que a cidade renasceu.
Pra você ter ideia, Estocolmo foi pioneira em saneamento básico no mundo. Gamla Stan fedia muito, porque não havia lixo ou sistema de canalização. Mas aí decidiram criar buracos de escoamento pelas casas que levassem os lixos e esgoto para as ruas.
Claro que não fazia sentido para quem saia na rua, e assim começaram a organizar dias de limpeza das ruas, coletas, e, consequentemente, levando ao atual sistema de coleta e reciclagem que é referência no mundo.
Passeando por Gamla Stan, você vai notar a diferença entre as muralhas. Isso acontece porque fizeram uma segunda muralha com a expansão da cidade antiga e a diferença é bem clara na arquitetura.
Aproveite para observar que as casas menores são as mais velhas, porque impostos eram cobrados de acordo com a extensão das fachadas.
Lá você também vai encontrar a estátua de São Jorge. Ela simboliza a Dinamarca sendo destruída pela Suécia, após 70 anos sem a Suécia ganhar uma única batalha.

ONDE SE HOSPEDAR EM ESTOCOLMO?

Eu não poderia ter feito escolha mais perfeita que este hotel em Estocolmo. O Bank Hotel fica no coração de Estocolmo e tudo é fácil da fazer caminhando. Não usei taxi, Uber, metrô, ônibus ou qualquer outro tipo de transporte público.
O hotel é no estilo boutique (gosto muito de hotéis assim em cidades históricas principalmente). Fica em um prédio centenário e tem um atendimento impecável.
Na recepção, além do inglês perfeito, fomos atendidos em português por um brasileiro! Legal né?
O quarto tem um design tão lindo que já foi até mesmo premiado! Super iluminado com imensas janelas. Tomei banho a banheira deles e aproveitei o café e chá cortesia que oferecem aos hóspedes no quarto.
Ah! Vale lembrar que eles são um hotel membro da Small Luxury Hotels of The World, que sempre tem hotéis 5 estrelas incríveis!



MEU ROTEIRO DE 3 DIAS EM ESTOCOLMO, NA SUÉCIA

DIA 1:

Comecei meu primeiro dia acordando tarde e tomando meu café da manhã incrivelmente delicioso e farto no Bank Hotel. Eu estava com uma amiga da Finlândia, a Riikka, eu a conheci em meu intercâmbio no Canadá e viemos juntos aqui há 10 anos, acredita?
13:45 fui fazer o Free Walking Tour pela Old Town (Gamla Stan) e aprendi muito, mas muito mesmo sobre a cidade. Eu recomendo fortemente este tour.
Logo depois, almoçamos no restaurante de comida local que mostrei no vídeo do Youtube NESTE LINK e seguimos para ver o sol se por.
Caminhamos até o distrito de Slussen. Lá existe o Katarina Elevator (um elevador que conecta o distrito de Slussen ao de Södermalm), uma espécie de “Elevador Lacerda” ligando a cidade baixa a cidade alta.
Subindo em Södermalm, você pode jantar ou tomar alguns drinks lá em cima, ou simplesmente apreciar o pôr do sol.
No verão, você pode ir ao Skinnarviksberget, que é o ponto mais alto da cidade, para ver o pôr do sol e curtir um piquenique com amigos, sua cara metade ou uma boa festa!
Saindo de lá, fomos a um PUB VIKING! Ah, viajantes, eu estava doido pra conhecer este lugar há ANOS! Por isso, anotei e inclui em meu roteiro.
Neste pub, você tem uma real experiência viking! Parece que você voltou no tempo. Desde a decoração e utensílios até a staff: toda tematizada na era viking!
Se gosta de cerveja, aproveite os vários tipos que eles têm. A cerveja com mel foi minha favorita.

DIA 2:

Uma coisa incrível pra fazer em Estocolmo é usar os barcos que são como ônibus para eles. Pois é, os barcos acabam sendo um transporte público na cidade. Legal né?
Aproveitei para apreciar a arquitetura e beleza de Estocolmo vista das águas enquanto ia em direção ao ABBA MUSEUM. Se você é fã da banda ABBA é para obrigatória! Mas se você não é, também tem que ir! Hahaha JURO!
Eu nem era fã, mas adorei o museu! Mega interativo, moderno e informativo. Saí de lá fã da banda. Comprei o ingresso online através deste link para evitar filas e custou cerca de 25 dólares.


De lá, fomos conhecer um restaurante diferente de todos que já fui! O Pincho Restaurant, que é uma rede que faz muito sucesso na Escandinávia. Não existem garçons ou menu impresso. Tudo é feito através de um aplicativo. Você pede e até paga por lá.
O mais lindo de tudo é a temática de circo, super descolada e caprichada. Sério, coloquei em seu roteiro! Poxa, os preços são mega bons também! Algo legal pra levar em conta quando se está na Escandinávia.
De lá, passeamos um pouco pelo centro de Estocolmo e voltamos ao hotel.

DIA 3:

Hoje foi dia de fazer o Free Tour Stockholm City, totalmente diferente do que fizemos no primeiro dia. Afinal, ele não passa pela cidade antiga (Old Town).

Se fizer o tour, você possivelmente irá passar por um mural dos “Gêmeos”, famosos grafiteiros do Brasil.
14:00 Sugiro almoçar no restaurante Rose Garden. Eu acabei não indo, pois era inverno. No verão dizem ser um restaurante cheio de flores e com um jardim incrível!!
16:00 Vasa Museum. O Vasa Museum é outra parada obrigatória. Vasa é o nome do navio de guerra suco do século XVII que afundou assim que saiu do porto. Uma história tão triste que chocou e comoveu a população sueca.
333 anos depois, encontraram o navio quase que intacto no fundo do mar e decidiram restaurá-lo e construir um museu temático a sua volta. O museu já tem 30 anos e vale muito pelo aprendizado e experiência única que você terá.
Se você curte museus, sugiro também uma ida ao Museu Nobel e ao Medieval Museum. E para os amantes de livros, sugiro a Biblioteca Nacional de Estocolmo. Ela tem mais de 700 mil exemplares e um estilo arquitetônico único (tem quase 100 anos).
20:00 Jantar no Egg Ink! Resolvi vir aqui porque é um restaurante diferente de tudo que você já viu. Primeiro pela decoração e segundo pela comida: tudo é feito de ovo. Se for alérgico, passe longe! 😀

DIA 4:

Tomamos um lento café da manhã no hotel e seguimos para o Jumbo 747 Stay. Nosso hotel ao lado do aeroporto internacional de Estocolmo para uma noite memorável dentro de um avião. Fiz um vídeo mostrando a experiência:

11 CURIOSIDADES SOBRE ESTOCOLMO NA SUÉCIA:

  1. Não existem vikings nas ruas
  2. Os vikings tinham um alfabeto simples de apenas 16 letras
  3. Tem lugares no país para as pessoas se casarem de graça
  4. Os 7/11 tem comida de verdade aqui
  5. The Royal Palace – no porão tem joias e todo o palácio é ótimo pra foros no Instagram
  6. A Sinalização no país é impecável
  7. O trânsito é muito seguro, querem que o país tenha a meta de ZERO acidentes
  8. A Noruega foi o sexto e a Suécia o sétimo país a legalizar o casamento gay
  9. Corrupção zero. Quando um político usa o dinheiro público para pagar uma viagem, comprar uma roupa pessoal ou algo assim tem que devolver o dinheiro e abandonar a política
  10. Banco Nacional mais antigo do mundo com mais se 350 anos que ainda existe
  11. Não tem lixo na rua ou rio poluído, pois pensam muito no coletivo

 
Já foi a Suécia ou a Estocolmo? Está planejando uma viagem para lá? Se faltou alguma dica ou tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu mesmo responderei você!
Aproveita e veja mais dicas AQUI e AQUI.
 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.