Fala, viajantes e milheiros! Tudo em cima com vocês? Hoje, vou abordar com vocês um mega benefício para os portadores do cartão Black, da Mastercard, indiferente de qual banco emissor. Estou me referindo a cortesia de internet gratuita nos hotspots Boingo. São mais de um milhão de pontos espalhados mundo afora.

OS BOINGO HOTSPOTS

Pois bem, para começarmos vamos decifrar o que é a Boingo: trata-se de uma empresa, americana se não me engano, que reúne mais de 1 milhão de pontos de acesso à internet ao redor do mundo. Tais pontos encontram-se, no jargão popular: a cada esquina. Em restaurantes, hotéis, estádios, meios de transporte público, aeroportos e, inclusive, em voos.
Em tempo: a velocidade de acesso banda larga nos spots Boingo chegam a ser até 4 vezes maior do que a média global.

PARCERIA COM A MASTERCARD

Já desde meados de 2017 as empresas estabeleceram parceria. Entretanto, o benefício da internet gratuita limita-se aos portadores do cartão black. Independente do banco emissor do plástico.
Mastercard Black - Estevam Pelo Mundo

NA PRÁTICA COMO FUNCIONA A PARCERIA DA BOINGO COM A MASTERCARD?

O funcionamento é bastante simples. O primeiro passo é criar uma conta na Boingo. Isso você poderá fazer através deste link. Em seguida, digite os 16 dígitos do seu cartão Mastercard Black. Confiram:
Estevam Pelo Mundo - Mastercard - Boingo
Uma vez confirmada a elegibilidade do seu cartão, você passará a seguinte tela:
Mastercard - Estevam Pelo Mundo - Boingo
Em seguida, complete seu cadastro.
O cadastro é muito simples e direto, bastando apenas preencher alguns dados pessoais para criar a conta.
Em seguida baixe o aplicativo Boingo Wi-Finder no seu aparelho celular. Ele está disponível para iOS e Android.
Uma vez instalado, você deverá efetuar o login na sua conta. Veja:
Mastercard - Estevam Pelo Mundo - Boingo
O passo seguinte é ir até as configurações de Wi-Fi do seu celular e buscar a(s) rede(s) que diga(m) Check for Boingo Wi-Fi. Você pode consultar os pontos de acesso Boingo antes da viagem através do site ou app.
Localizada a rede, conecte-se e você será novamente redirecionado para o aplicativo Wi-Finder. Assim, conecte-se.
Vale lembrar que é possível conectar até 4 dispositivos ao mesmo por conta.

PULO DO GATO EM ALGUMAS EMPRESAS AÉREAS…

Algumas empresas aéreas tem parceria com a Boingo. Nestes casos, você poderá usufruir deste benefício e driblar, por assim dizer, as cobranças de Wi-Fi a bordo.
A lista das empresas aéreas segue logo abaixo, em ordem alfabética. Entretanto, tenho esta lista desde 2017 salva no meu laptop. É possível que tenha sofrido algumas mudanças. Confiram:
Aer Lingus, Aeromexico, Air Europa, Air France, Air Serbia, Air Seychelles, Alitalia, American Airlines, ANA, British Airways, Cathay Pacific, China Airlines, Etihad Airways, Eurowings, EVA Air, Finnair, Garuda Indonesia, Iberia, Kenya Airways, KLM, Lufthansa, Maindo Air, Qatar Airways*, Scoot, Singapore Airlines, Virgin Atlantic e WestJet.
*Uma observação: voei recentemente Qatar Airways e o sistema não funcionou. Precisei pagar pela internet a bordo. Entretanto, um valor bastante justo: U$10,00 por todo o voo (no caso Guarulhos/Doha).

COMO USAR A BORDO

O processo é bem direto e objetivo. Basta seguir os passos abaixo:
Quando voando com essas companhias, conforme dito acima, você fará uso da sua conta Boingo para se conectar à internet sem custo.
Para se conectar abordo, basta seguir os seguintes passos:

  • Coloque o seu aparelho celular em modo avião;
  • Conecte-se à rede WiFi do avião;
  • Abra o seu navegador (se for o safari possível que você tenha um  pouco de trabalho);
  • A página de conexão irá aparecer automaticamente. Caso ela não abra (comumente acontece com o safari), acesse https://wifilauncher.com;
  • Insira o seu login e senha e conecte-se.

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MASTERCARD E BOINGO

Pois bem, este é, ao meu ver, um benefício incrível. E, infelizmente, ainda pouco conhecido da maioria dos portadores dos cartões Mastercard Black.
Conforme dito acima, poder driblar o custo do Wi-Fi de muita empresas aéreas já é um excelente negócio. E lembre-se: muitas delas vendem pacotes caros e limitados. Logo, o passageiro não consegue navegar durante todo o voo. Com a parceria entre a Mastercard e a Boingo, nestas companhias aéreas, este problema é encerrado.
Igualmente, chips de viagem para celular são bastante difundidos hoje em dia. Por outro lado, muitas vezes e, em muitos países, a internet é limitada. Em assim sendo, os hotspots da Boingo são uma mão na roda para os viajantes.
Não obstante, muitas outras vezes em vários aeroportos nos deparamos com terminais sem conexão gratuita ou com tempo limitado um curto período de uso. Como nos aeroportos de Istanbul e Bogotá, por exemplo. Geralmente, nestes aeroportos sempre haverá um hotspot Boingo.
Em síntese, ter um cartão categoria black não é lá muito difícil hoje em dia. Sobretudo quando comparamos a chegada desses cartões ao Brasil. Lembre-se: há Blacks e Blacks. No banco Santander, por exemplo, duas versões são comercializadas. O Santander Mastercard Black Unique, de mais fácil aquisição, e o Santander Mastercard Black Unlimited, cartão mais exclusivo do banco.
Ao meu ver esta parceria entre a Mastercard e a Boingo não poderia ser melhor.
Igualmente, outro fator merece especial atenção: a Boingo tem parcerias com operadores de hotspots em todos os continentes. Alguns desses parceiros são T-Mobile, AT&T, Time Warner Cable (TWC) BT Wifi, Orange, bem como China Mobile. Logo, o cliente Mastercard Black passa, indireta e diretamente a ter acesso a hotspots dessas empresas.

FINALIZANDO

Pois bem, e você já usa este benefício do seu Mastercard Black? Já sabia da sua existência? Se sim, conta pra gente com quem frequência você costuma utilizar, bem como onde mais você utiliza? Basta pôr na caixinha de comentários!
Igualmente, se ficou alguma dúvida, joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, 31 anos, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!
Lucas Cabral
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!