Em meio ao deserto de Judá e próximo ao Mar Morto, em Israel, está Massada. Para alguns, símbolo do heroísmo judaico, para outros palco de um acontecimento extremista.
Bora conhecer esse lugar com sua história e refletir sobre o que aconteceu ali séculos atrás?
Sou Juliana Molinari, criadora do @quevoceviaje, e neste post vou compartilhar a experiência de visitar Massada e ser impactada com sua história!
A ORIGEM DE MASSADA
Massada é uma fortaleza (sendo, inclusive, esse o significado de seu nome) localizada num penhasco de mais de 400 metros de altura no deserto de Judá, com vista para o Mar Morto. Patrimônio Mundial da Unesco, além de sua beleza e de seu rico patrimônio arqueológico, Massada carrega uma história que nos provoca a refletir.
Em 30 a.C., o Rei Herodes aproveitou as características do local e construiu um palácio e expandiu uma fortaleza preexistente a fim de que o espaço fosse um refúgio para ele em caso de revoltas e guerras.
A OCUPAÇÃO DE MASSADA PELOS ZELOTES
Um grupo de judeus zelotes, em fuga da opressão do Império Romano, tomou Massada em 66 d.C. e ali permaneceu até o ano 73.
Impressionante saber, Viajantes, que as instalações foram tão bem planejadas e construídas por Herodes que mesmo após décadas da construção e do abastecimento da fortaleza – quando os zelotes chegaram no local, o encontraram com alimentos, armamentos e água com qualidade e em quantidade suficiente para a sobrevivência do grupo por anos!
A RETOMADA DE MASSADA PELOS ROMANOS
Os romanos tomaram conhecimento da fuga e alojamento dos rebeldes em Massada e iniciaram um processo de retomada da fortaleza e captura dos fugitivos que durou mais de 2 anos!
Ao final desse período, os romanos conseguiram construir uma rampa com uma torre ao seu final, para lançar rajadas de tochas em chamas contra uma muralha de madeira, o que permitiu a entrada de 15 mil romanos na fortaleza.
Ainda é possível ver os resquícios da rampa nessa imagem
O mais chocante foi o que os romanos encontraram ao adentrar em Massada: ninguém! Ou melhor, todos mortos!
Em momento anterior à invasão de Massada pelos romanos, os líderes dos judeus acordaram que cada um que estava ali seria responsável por matar seus familiares e que, ao final, um líder mataria o outro, sendo que o último cometeria suicídio.
Eles haviam optado pela morte porque se recusavam a adorar outros deuses, ver seus filhos sendo escravos e suas mulheres sendo abusadas.
Por isso, muitos enxergam o ato com admiração por representar a resistência e o heroísmo judaico, mas outros consideram que o acontecimento histórico foi um exemplo de radicalismo diante da recusa dos fugitivos de cederem.
Aí surge a pergunta que não quer calar: “Morrer com liberdade ou viver sob a escravidão”?
Difícil dilema, Viajantes…
Ah! Vocês devem estar se perguntando como essa parte da história vivida pelos zelotes foi descoberta se todos morreram.
Então…2 mulheres e 5 crianças escaparam da matança se escondendo numa cisterna e compartilharam o que testemunharam, o que nos possibilita hoje saber o que aconteceu.
A VISITA A MASSADA
Visitei Massada com uma guia local, serviço integrante de um pacote que adquiri ainda no Brasil para poder participar da Maratona de Jerusalém! Participei do grupo de 10 KM e a dificuldade foi grande diante das inúmeras subidas e descidas do percurso. Mas, valeu muito a pena, Viajantes! Correr pelas ruas dessa cidade histórica é algo indescritível!
Chegando no Parque Nacional de Massada, compramos os tíquetes e tínhamos a opção de subir/descer até a fortaleza de teleférico ou a pé, pelo sinuoso “caminho da cobra”. O calor do deserto e o difícil trajeto não nos incentivou a fazer a caminhada e optamos pelo conforto do teleférico.
Chegando lá em cima, ficamos encantados como as construções do local estão tão bem conservadas, com inúmeros achados arqueológicos, o que nos permite respirar a história do lugar!
E, a vista? De tirar o fôlego…
Dica: Tente combinar a visita à Massada com um mergulho no Mar Morto, que está logo ali, e um passeio de camelo pra fechar o dia com chave de ouro!
Foi impactado pela história e a beleza de Massada? Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente na caixinha de comentários logo abaixo desse post. E, não deixe de dar uma olhada no @quevoceviaje e, se curtir, é só seguir e acompanhar os meus posts feitos para que você viaje!
Um beijo e até o próximo post!
Por Juliana Molinari
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!












Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!