Olá viajante! Você sabia que vários destinos incríveis ao redor do mundo estão correndo risco de desaparecer? Seja por ação humana direta ou pelo aquecimento global e mudanças naturais, alguns paraísos podem sumir do mapa. Listamos aqui alguns que você precisa conhecer antes que seja tarde demais.

Grande Barreira de Corais – Austrália

O primeiro destino que pode desaparecer é a grande barreira de corais australiana. Segundo estudiosos, em menos de 20 anos os recifes podem desaparecer devido às mudanças climáticas. No momento, apenas 7% de toda a barreira parece estar a salvo do branqueamento que leva à morte. A barreira de corais é considerada um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco. A única salvação seria se as águas voltassem a esfriar, o que é pouco provável, então vale a visita antes de desaparecer.

 

Ilhas Galápagos

Infelizmente, o que ameaça as Ilhas Galápagos não são as mudanças naturais, mas a ação humana. A interferência do homem com infraestrutura para turismo e desrespeito com o ecossistema, aliado a espécies invasoras como porcos e ratos estão ameaçando as mais de 100.000 espécies das ilhas de Darwin. O processo pode ser revertido, porém o desleixo e a ganância humana torna a recuperação pouco provável.

 

Maldivas

O arquipélago paradisíaco no Oceano Índico é outro destino que pode desaparecer devido às mudanças climáticas. Por se localizar em média a apenas 5 m acima do nível do mar, o aumento do nível dos oceanos pode fazer as Maldivas estarem completamente submersas em menos de 100 anos. Por isso, vale muito visitar o paraíso de mergulho, surf, águas cristalinas e areias brancas antes que seja tarde.

 

Mar Morto – Israel

Situado a 412 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo, o mar Morto é famoso por ter as águas mais salgadas do mundo. No entanto, segundo especialistas, até 2050 pode secar completamente e desaparecer. O destino é muito procurado por motivos religiosos e está localizado em zona de disputa territorial, mas vale muito a visita.

CONFIRA DIÁRIAS DE HOTEL E FAÇA SUAS RESERVAS CLICANDO AQUI 

Ilhas Seychelles – Seychelles

Assim como os demais arquipélagos, o conjunto de 115 ilhas de Seychelles, no Oceano Índico está ameaçado pelo aumento do nível dos oceanos. Entretanto, por ser pouco conhecido e muito preservado, a atividade humana ainda não é um fator degradante, o que pode ajudar a manter as ilhas por algum tempo. No entanto, será necessário muito esforço para ajudar o arquipélago a não desaparecer.

 

Kiribati

Em setembro eu fiz um post exclusivo sobre Kiribati, que você pode conferir aqui. Nele, comentei que o governo estudava comprar território nas Ilhas Fiji “quando necessário”. Bem, o necessário é algo mais grave do que parece. O arquipélago do Kiribati pode desaparecer em menos de 50 anos, ficando completamente submerso. As ilhas paradisíacas e praticamente intocadas do país menos visitado do mundo tornam o lugar indispensável para uma visita – antes que deixe apenas lembranças aos que já foram. Para saber mais sobre o Kiribati, acesse aqui a matéria completa 🙂

 

Veneza – Itália

Também devido à elevação do nível das águas, a cidade de Veneza, na Itália, pode desaparecer em não muito tempo. Famosa por seus canais e suas histórias de amor pelas Gôndolas, Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália, e seu desaparecimento representará grande perda À história e à cultura europeias. Visite enquanto há tempo.

 
E aí, viajante, o que achou dos destinos? Quer saber mais a fundo sobre algum?
Aproveite para conhecer algum desses destinos antes que comecem a desaparecer!
Instagram: @bellamlevy
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.