Fala viajantes! Embora ontem tenha dado uma rápida passada por aqui, é oficialmente hoje que estou de volta! Após um rápido período de férias no Tocantins, entre Palmas e o Jalapão, como muitos de vocês puderam acompanhar no Instagram, retomo com energias renovadas e com bastante informação.
As novidades virão nos próximos posts, ao longo dos próximos dias.
Pois bem, hoje vou usar este espaço para contar um pouco do que vem pela frente. Desde a forma utilizada para emissão de bilhetes aéreos, bem como hotéis e agência de turismo escolhidos (e o porquê,) e etc. Em síntese, uma palhinha do que virá por aí ao longo dos próximos posts!
EMITINDO OS BILHETES PARA O JALAPÃO
Talvez muitos de vocês não saibam, mas moro em Maceió, Alagoas. E não há voos diretos entre a minha cidade e Palmas (TO). De modo que meus voos ficaram da seguinte maneira:
IDA
Maceió/Brasília/Palmas com a Gol. Emissão, naturalmente, através do programa Smiles. Paguei neste bilhete 38.000 milhas geradas a um custo de 19.000 milhas. Explico: aproveitei uma promoção com 100% de bônus. Logo, o valor real deste bilhete foi de 19.000 milhas. Matemática simples, correto? 😉
Uma excelente opção. Conexão rápida em Brasília e uma duração total de viagem de 5 horas e 25 minutos.
VOLTA
Tinha algumas milhas da Azul que expirariam no início de 2021 e como pouco viajo com a empresa, resolvi utilizá-las. O custo do bilhete foi de 39.000 milhas. Entretanto, aqui a coisa ficou um pouco cansativa… Me senti voltando no tempo uma vez que o que fiz não foi viagem… foi peregrinação! Um autêntico pinga-pinga: Palmas/Campinas/Recife/Maceió. E com uma longa conexão em Viracopos. Saí de palmas às 03h15 e cheguei em Maceió somente às 13h45…
Entretanto, se é para ter perrengue que seja chique. Entre Campinas e Recife voei de “classe executiva” com a Azul. O voo foi operado por um A330-200. Nestas rotas, quando operadas por aeronaves de fuselagem larga, os assentos de classe executiva são vendidos como assento azul mais conforto. Durante as quase 3 horas de voo, já bem cansado, capotei logo depois da decolagem. Tive sólidas duas horas e meia de sono profundo.
SALA VIP EM BRASÍLIA
Como fiz uma conexão em Brasília no voo de ida, aproveitei para dar uma passada na VIP Clube, a sala VIP doméstica do aeroporto da capital federal. Para mim trata-se da melhor sala VIP doméstica do Brasil!
Em tempo: os stories com o review desta sala está lá no meu Instagram. Corre lá! Meu nome na rede é @lucasmcv.
HOTEL GIRASSOL PLAZA – PALMAS
Naturalmente, uma viagem ao Jalapão não seria completa sem uma visita a Palmas, capital do Tocantins. Por inúmeros fatores, no quesito hospedagem optei pelo Girassol Plaza. Conforto e localização foram os fatores chaves para a escolha.
Trata-se de um hotel quatro estrelas. É gerido diretamente pelo simpático casal de proprietários sempre presente e atentos a tudo que se passa no hotel.
Não obstante, oferece também uma ótima variedade gastronômica no seu restaurante Palazzo.
Acima, foto da Suíte Executiva onde fiquei hospedado no Girassol Plaza em Palmas.
ROTEIRO
Conforme dito acima, não havia sentido uma viagem ao Jalapão sem uma rápida passagem em Palmas. Logo, meu roteiro ficou da seguinte maneira:
- 3 dias em Palmas
- 5 dias explorando o Jalapão
PALMAS
A pacata capital do estado do Tocantins muitas vezes se assemelha a uma cidade do interior. Por outro lad,o tem uma população pra lá de receptiva e acolhedora. Igualmente, um belo pôr do sol na praia da Graciosa.
Vale lembrar que o Tocantins é um estado novo. Foi criado em 1989, quando se desmembrou de Goiás. A capital Palmas foi planejada e construída às margens do Rio Tocantins. Logo, trata-se de uma cidade bem dividida, repleta de rotatórias, arborizada com ruas e avenidas largas.
Entretanto, nem tudo são flores (ou girassóis – e mais além vocês entenderão o porquê). Lá, mesmo fora dos meses de verão, o calor é de rachar!
JALAPÃO
Destino principal da minha viagem, o Jalapão surpreende a qualquer um. Encantos e belezas naturais de cair o queixo. Lagoas com águas azuis cristalinas, vegetação rasteira do cerrado, fervedouros de tirar o fôlego, junto à caninos e cachoeiras entocados! O destino surpreendeu minhas expectavas. Que já eram bastante elevadas.
Um adendo: há alguns anos já vinha querendo visitar o Jalapão, entretanto sempre o deixava de lado em favor de viagens internacionais. Erro grosseiro. Assumo. E arrependo-me imensamente! Não obstante, já tenho hoje uma listinha pronta para ser colocada em prática de destinos nacionais!
Aproveitando a deixa, Lucas Estevam está conduzindo um projeto pra lá de sensacional. O Brasil 60. Serão sessenta vídeos nos 26 estados do Brasil e no DF. Ele, inclusive, já colocou a mochila nas costas e já está viajando Brasil afora. É inveja que chama? 😉
ESCOLHENDO UMA AGÊNCIA PARA VISITAR O JALAPÃO
Há inúmeras agências de turismo com vários tipos de pacotes para o Jalapão. Entretanto, quando viajamos sempre queremos o melhor. Ao menos eu costumo buscar o melhor… Depois de uma rápida pesquisa a resposta estava literalmente debaixo do meu nariz, alias, do laptop!
Nós, do EPM, temos parceria com aquela que é tida como a melhor empresa de expedições para o Jalapão. Estou falando da Jalapão 100 Limites.
Super bem rankeada, tem certificado de excelência no Tripadvisor, bem como o selo Traveler’s Choice.
A empresa opera roteiros de três, quatro e cinco dias. Optei pelo mais completo. E não me arrependo.
Igualmente, em tempos de pandemia (mesmo já tendo tido Covid-19), rondava-me uma certa preocupação. Entretanto, fiquei bastante satisfeito em perceber que todos os protocolos sanitários e de prevenção ao novo coronavírus estavam sendo seguidos pela empresa. Ponto positivo para a 100 Limites!
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA VIAGEM AO JALAPÃO
Pois bem, conforme dito lá em cima, este é um mero post introdutório. Uma espécie de palhinha dos demais que se sucederão. Cada tópico acima mencionado será amplamente exposto neste espaço de maneira super detalhada! Palavra de viajante. Portanto, podem confiar!
Em suma, lhe convido a acompanhar ao longo dos próximos dias naquilo que foi uma experiência pra lá de sensacional estas mini-férias no Tocantins.
FINALIZANDO
Pois bem, espero que você tenha aceitado meu convite. Por outro lado, conta pra gente se você já teve a chance de desbravar o Jalapão? Se sim, joga seu comentário lá na caixinha de comentários, bem como se ficou alguma dúvida. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Ah! Para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.
Ademais, vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícia eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.
QUEM SOU EU?
Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!
Lucas Cabral
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!











Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!