Viajantes, acabei de voltar do Egito, após 15 dias no país! Sim, eu visitei as Pirâmides do Egito no Cairo e ainda passei por SakkaraHurghadaMemphisLuxor e Aswan.
Cairo é uma das maiores cidades do mundo. Ela guarda a única maravilha do mundo antigo que ainda está de pé: A Grande Pirâmide de Gyza. Hoje, vou falar sobre minha experiência com elas e algumas curiosidades do Egito.
Bom, uma coisa que pouca gente sabe é que as pirâmides do Egito não ficam no Cairo. Pois é, eu também fiz essa cara quando me contaram! Na verdade, as pirâmides ficam em Giza (ou Gizé) que é uma cidade na zona metropolitana do Cairo. Assim como Guarulhos ou Osasco está para São Paulo.


Eu adoro pesquisar e montar minhas viagens sozinho. Prefiro contratar guias apenas em momentos pontuais, mas senti que no Egito seria diferente. Por isso, decidi fechar com uma agência especializada em Egito para brasileiros chamada Maktub Travel.
Neste caso, fiz algo que há muito tempo não fazia. Viajei com TUDO reservado e preparado, junto a um guia egípcio que fala português. Se gostei? ADOREI! E em um destino como o Egito, não poderia ter feito de outra forma.

COMO CONSTRUÍRAM AS PIRÂMIDES DO EGITO?

Quéops, Quéfren e Miquerinos

As pirâmides do Egito são construções muito antigas. A mais antiga de todas é a Djoser de 2.648 a.C. Antes das pirâmides, os faraós eram enterrados em mastabas, tumbas subterrâneas cobertas por pilhas de blocos retangulares e paredes inclinadas.
O idealizador da primeira pirâmide apenas colocou uma mastaba menor em cima da outra, formando assim, uma grande pirâmide. Essa técnica foi sendo aperfeiçoada ao longo dos tempos. E a tradição de construir pirâmides, passada de faraó pai para faraó filho.
Acredita-se que os faraós tenham construído mais de uma centena de pirâmides. Porém, hoje só podemos ver três delas: a mais importante é a Quéops, Quéfren e Miquerinos.
A Grande Pirâmide de Gizé (Queóps) tem 137 metros de altura e é formada por 2,3 milhões blocos de 2 a 15 toneladas de pedra calcária. Esses blocos eram cortados em pedreiras e trazidos através do Rio Nilo para a região do Cairo.
Apesar de você achar que elas são amarelas, na verdade, elas eram branquinhas na época. Mas, com o tempo essas pedras calcárias foram se desgastando e ficou como vemos hoje. Algo que adorei, foi imaginar as pirâmides inteiras, lisas e brancas, como eram há mais de 4 mil anos atrás.

PODE ENTRAR NAS PIRÂMIDES DO EGITO?

Sim! Pra entrar nas pirâmides basta comprar o ingresso na entrada do parque. Na época paguei 300 libras egípcias para a maior de todas. Para a mediana, foram 100 libra. Eu entrei e super vale a pena para você ter uma ideia de como era por dentro. Afinal, a principal função de uma pirâmide estava em seu interior, onde abrigaria a tumba do Faraó.
Quando entrei, fiquei imaginando as coisas acontecendo naquela época. Em algumas pirâmides – e principalmente no Vale dos Reis – é possível ver pinturas e escritas coloridas nas pareces. Na verdade, todas as escritas eram coloridas, mas poucas estão super bem conservadas.

GRANDE ESFINGE DE GIZÉ


Este é um grande mistério até hoje. Afinal, ninguém saber exatamente sua função ou quando foi criado. Esta grande figura de corpo de leão e cabeça humana fica junto aos pés das pirâmides de Gizé. É um dos monumentos mais emblemáticos do Egito.
Acredita-se que ela tenha sido construída em 2.500 a.C. como parte do complexo funerário do faraó Quéfren. Seria como um guardião de sua tumba. Na antiguidade, a esfinge era colorida com uma cabeça vermelha e vestimentas egípcias listrada de azul e branco. Mas hoje, o que vemos é apenas pedra.

 
 

QUEM CONSTRUIU AS PIRÂMIDES DO EGITO?

Certamente, os alienígenas! hahaha brincadeirinha! Sabemos que não foi nada fácil, mas os Egípcios eram esforçados e cheios de conhecimentos de engenharia. As pedras vinham da cidade de Aswan e eram cortadas e lixadas milimetricamente. Pois – acredite – nenhum rejunte era utilizado, apenas as pedras. Os egípcios precisavam fazer um encaixe perfeito a ponto de nada se romper. E surpreendentemente conseguiram!
 

CAIRO, A CAPITAL

Cairo é a capital e cidade mais importante do Egito. E apesar disso, as únicas atrações para se ver na cidade (ou próximo) são as pirâmides e a esfinge – que já citamos acima. Além disso, há o Museu Egípcio do Cairo, as pirâmides de Saqqara e Menfis e as mesquitas da Cidadela. Em Saqqara está a primeira pirâmide do mundo, a Djoser. Uma das características desta cidade é o seu trânsito caótico. Impressiona de verdade os visitantes!

MUSEU DO CAIRO E DO EGITO

O Museu do Egito é uma parada obrigatória com um guia. Não vá sozinho, pois, você irá se perder e não saberá o que deve ver e fazer por lá. Salvo você seja um mestre em egiptologia e não tenha me contado!
Eu visitei o museu com um guia que falava português. Seu nome é Abdalla e eu adorei e recomendo. Ele trabalha para a empresa Maktub Travel (com quem fechei toda a minha viagem para lá).
 

Inaugurado em 1902, o Museu do Egito foi o primeiro museu do mundo feito para ser um museu. Ou seja, ele não foi estabelecido em antigos palácios, castelos ou casarões (como o Louvre em Paris). Apesar de terem milhares de itens expostos, muitos outros estão guardados. Pois, como são milhares de itens, é impossível exibir tudo.
Uma coisa que fascina muita gente é o famoso Tutancâmon. O faraó Tutancâmon tem grande parte de seu tesouro, encontrado no Vale dos Reais, abrigado no Museu do Cairo. Vi tudo com meus próprios olhos e fiquei impressionado. Eu me senti dentro do filme “O Retorno da Múmia” quando descobri todas as riquezas e histórias desses faraós e múmias.
 


Mas ainda sobre Tutancâmon, apesar de ser o mais famoso, Tutancâmon nunca foi um faraó importante. Na verdade, ele mal governou, pois morreu aos 18 anos. “Estevam, mas o que fez este rapaz a celebridade faraônica?” Tutancâmon virou fenômeno de audiência e o queridinho do planeta por ter sido o único túmulo intacto encontrado no Egito em 1922. Todos os outros túmulos haviam sido saqueados.
Após mumificados e sepultados com todo seu tesouro, os faraós eram alvos de assaltos e bandidos. Todas as dezenas de tumbas encontradas no Vale dos Reis em Luxos foram saqueadas. Apenas o sarcófago de Tutancâmon estava com seu tesouro dentro.

DO QUE VIVEM OS EGÍPCIOS?

Enquanto estive na cidade do Cairo, com meu guia da Maktub Travel, aproveitei para tirar várias dúvidas. Descobri que a principal economia do Egito é o turismo, seguido pelo canal de Suez (inaugurado em 1869). 70 navios passam todos os dias pelo canal de Suez, ligando o mar vermelho ao mediterrâneo. São 150km de extensão separando a Ásia e África e, se não fosse esse canal, a vida seria muito mais difícil por lá.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o antigo Egito e Cairo, viajante? Em breve postarei meu roteiro de viagem no Egito, hotéis para se hospedar no Cairo e outras cidades. Mas aproveite para seguir no Instagram e ver os 11 vídeos da série do Egito no canal Estevam Pelo Mundo para mais dicas sobre o Egito e outros países do mundo!
 
Saiba como foi o mochilão pelo Egito da nossa colega Heloise, AQUI no EPM.
 
* Atualizado em 13/09/2020
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
 

Erro: Formulário de contato não encontrado.