Porquê justamente a década de 60? Porque era conhecida como “a Era de ouro” para a aviação brasileira.
Bom, obviamente, viajar de avião era mais complicado nessa época. Começando pelas condições, que eram mais precárias porque o processo todo ainda estava “iniciando”. E assim, claro, as passagens eram mais caras (tá que atualmente não tá tão barato assim, mas na época era coisa de tipo, 5 vezes mais!), e o conforto…bem, não tinha conforto. As classes salas vips ainda estavam nos planos!
Mas voltando ao conforto, deixa eu explicar melhor porque ele não existia: na década de 60, o grande problema era a falta de tecnologia. Sem tanto desenvolvimento, ficava complicado controlar voos com neblinas, colisões, turbulências (os cintos também não eram tão adequados) e principalmente acidentes (que aconteciam com frequência). Apesar de pagar caro, nada era seguro, e você corria riscos até naquela parada básica pra ir ao banheiro!
Agora, uma curiosidade da década de 60: as pessoas ganhavam cartões postais no embarque. Isso mesmo! Hoje em dia a gente se perde com tantas opções de filmes e seriados pra ver, músicas pra ouvir e tals, e naquela época o tédio era tanto que o hobby era escrever cartões postais pra contar sobre a viagem e o voo. Mas em compensação também, era permitido beber e fumar dentro do avião! Lembra daquele seu tio que dá vexame no ano novo? Provavelmente tinham muitos desses na década de 60! E tinha mais: o serviço de bordo era maior, o espaço entre as poltronas também, e cabia menos gente dentro do avião – pontos positivos. Na época também tinha uma preocupação enorme com padrões de roupa das aeromoças, de brindes à bordo, de decoração etc.
Claro que isso tudo é curioso, mas não podemos esquecer o quanto foi bom que as coisas avançaram. A década de 60 não era tão “de ouro” assim. Ou melhor, era, mas para os ricos e brancos. Negros não tinham muito espaço: ganhavam menos e não tinham condições de viajar de avião – e há boatos de que algumas companhias aéreas treinavam as aeromoças pra reconhecerem voz de negros, para que pudessem colocá-los em voos separados! Sim, a desigualdade social é um fenômeno antigo, e incrivelmente chegava a esse nível! #tenso.
Mas enfim, podemos comemorar, né galera? Apesar de muitas companhias aéreas ainda terem muito o que aprender, seguimos num avanço constante! E o que me deixa mais feliz em viajar, é o que mais temos hoje: diferentes tipos de pessoas. Todo mundo que eu conheci em todas as viagens, de todas as raças, classes sociais, nacionalidades.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
Imagem: Reprodução – Site QGA.
aviação
aviao
brancos
Como era viajar de avião na década de 60?
década de 60
desigualdade social
historia
negros
viagem
viajar de avião
viajar de avião antigamente




Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!