Fala viajantes, estou de volta! Após um rápido período de férias retomo com as energias renovadas e com bastante informação para vocês. As novidades virão nos próximos posts, ao longo dos próximos dias. Pois bem, agora passando para dar uma rápida notícia. A Gol volta a operar oficialmente hoje, 09/12, com o Boeing 737 MAX em voos regulares de passageiros. 
Conforme vocês devem ter visto nos noticiários ao longo do mês, a ANAC certificou e homologou as operações do 737 MAX no Brasil. Seguiu, portanto, tendência do órgão responsável nos EUA, o FAA.
Lembrando que no Brasil somente a GOL opera este modelo de aeronave.
Portas em automático e aos detalhes!
GOL - 737 MAX

RECAPTULANDO O 737 MAX

O 737 MAX nada mais é do que uma versão aprimorada do Boeing 737-800 new generation. As principais diferenças dos MAX para seus antecessores da família 737 é o menor consumo de combustível, bem como seus sistemas tecnológicos de ponta.
Para os passageiros, a aeronave oferece uma sensação de maior amplitude e conforto. Assim como iluminação aconchegante. Eu já voei nele e posso garantir!

737 MAX
Cockpit de um Boeing 737-800 MAX

O 737 MAX teve suas operações suspensas por praticamente dois anos. Fato ocorrido após dois acidentes aéreos fatais. Os acidentes envolvendo este modelo de aeronave ocorreram em um intervalo de menos de cinco meses. 346 foi o número de mortos.
Mais detalhes você podem conferir na matéria que escrevi em 30 de novembro sobre como identificar se você está voando em um 737 MAX.

A VOLTA DO 737 MAX AOS CÉUS BRASILEIROS

A volta das operações do 737 MAX no Brasil acontece seguinte a ANAC concordar com a avaliação da FAA de que todos os elementos técnicos e regulatórios necessários para solucionar as questões relativas a segurança da aeronave foram efetivamente cumpridos.
A volta das operações Boeing 737 MAX foi recebida com enorme alegria e alívio não só pela Boeing. Igualmente pelas empresas aéreas que possuem estas aeronaves integrando suas frotas. Já em relação aos passageiros, entretanto, a opinião não é consensual. Uns não querem voar no bimotor a jato de forma alguma. Por outro lado, outros não veem a hora de voar novamente.
Pois bem, hoje, 09 de dezembro de 2020, A Gol retoma com o Boeing 737 MAX  suas operações nos ceús brasileiros. 
Na última segunda-feira, dia 7, em voo de demonstração para a imprensa o presidente da empresa, Paulo Sérgio Kakinoff, confirmou que o Boeing 737 MAX retornaria as suas operações hoje. Sem maiores detalhes, como rota e horário, Kakinoff foi categórico que a aeronave seria reintroduzidos na malha da companhia.
Pois bem, de acordo com o site Flight Radar 24 podemos encontrar o dado de que a aeronave está escalada para cumprir a rota São Paulo – Guarulhos para Porto Alegre.  O voo será o G3 4104. O equipamento tem previsão de decolagem às 8h20 e chegada estimada à capital gaúcha às 10h00. Confira abaixo:
Estevam Pelo Mundo - GOL - MAX
Neste mesmo dia os 737 MAX da empresa também aparecem em voos entre São Paulo – Guarulhos  e Confins, Curitiba, Florianópolis e Rio de Janeiro – Galeão.

PREVISÕES DA GOL PARA O 737 MAX

A previsão da GOL é que toda a frota esteja ativa até o dia 18 deste mês. Por sua vez, em meados de janeiro a aeronave deverá estar disponível para assumir rotas em toda a malha aérea doméstica. A Gol possui hoje 1.500 pilotos. Dentre eles, 140, hoje estão devidamente treinados e aptos a voar no 737 MAX.
A companhia voltará a receber novos 737 MAX a partir já do primeiro mês de 2021. Não obstante, idealiza terminar o ano com mais 10 unidades. São hoje 22 aviões já prontos na fábrica.
Igualmente, Paulo Sérgio Kakinoff também confirmou que o 737 MAX 10, maior versão já desenvolvida dentre os MAX, passará a ser entregue em 2024.
Vale ressaltar que a Gol será a primeira empresa aérea no mundo a retomar operações comerciais com 737 MAX.

O QUE DIZ O PRESIDENTE DA GOL

“Estamos empolgados com o retorno do Boeing 737 MAX à nossa malha. O MAX está entre as aeronaves mais eficientes já produzidas na história da aviação. E a única a passar por um processo de recertificação completo, garantindo os mais altos níveis de confiabilidade e segurança. Agradecemos às autoridades que participaram das etapas de validação. Em especial a ANAC. Com alto grau de competência e eficiência técnica, teve papel protagonista junto aos outros órgãos internacionais. Reiteramos nossa confiança na Boeing”. Afirmou Paulo Kakinoff.

CONSIDERAÇÕES

Pois bem, eu sou do time de passageiros que não vê a hora de adentrar novamente em um Boeing 737 MAX. Ponto.
A volta das operações do 737 MAX foi muito estudada e testada. Vale frisar. E como pouquíssimas outras aeronaves. Igualmente, a liberação não só da ANAC, bem como da FAA (órgão americano equivalente) é um atestado claro e fiel de que é perfeitamente seguro voar a bordo do MAX.
Igualmente, caso você venha a voar de 737 MAX, é absolutamente provável que você terá um voo extremamente seguro. Digo, tanto pela recertificação quanto pelo fato de se tratarem de aviões novos. São recém fabricados e contam com a mais alta tecnologia aeronáutica.

FINALIZANDO

Pois bem, espero que você tenha gostado da notícia. E você? Já voou alguma vez no MAX? Se sim, conta pra gente como foi sua experiência. Se não, conta pra gente também se você se sente seguro em voar nesta aeronave ou ainda guarda algum receio.
Igualmente, se ficou alguma dúvida, joga sua pergunta lá na caixinha de comentários. Teremos o maior prazer em respondê-lo. Se cometi algum equívoco aeronáutico, por favor não faça cerimônia e me corrija! E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Ah! Para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.
Ademais, vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícia eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!
Lucas Cabral
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!