Fala, galera! Hoje resolvi passar por aqui pra dar pra vocês uma dica completa sobre as Ilhas Baleares! Essas ilhas são na verdade um arquipélago que se localiza no Mar Mediterrâneo, e são formadas por Ibiza, Ilha de Minorca, Maiorca e Formentera.
Esses destinos são mais bombados no verão (até pela tradição baladeira e praiana de Ibiza), mas as cidades têm muito mais a mostrar, o que significa que turistar em qualquer época do ano é super proveitoso também!

Ibiza
Só de ler esse nome já te vem alguma música eletrônica na cabeça, né? Haha. Mas Ibiza é um destino surpreendente: manda muito bem no quesito balada e praia (com toda a certeza!), mas a cidade também é impecável, e até já foi considerada patrimônio da UNESCO.
O centro de Ibiza é considerado uns dos mais bonitos do mundo, e a cidade segue uma característica bem típica: tem uma decoração mediterrânea que ao mesmo tempo se mistura com o ar moderno e praiano, presente em todas as lojas e restaurantes (inclusive, se você quiser fazer umas comprinhas, lá é point! Além, claro, da gastronomia, da história, das festas e dos mercadinhos hippies). Ibiza tem mais de 40 praias, de todos os tipos: de areia, de pedras, com falésias, de mar azul, da cor do caribe, de águas verde claras, pequenas calas, grandes praias, para festeiros, famílias, naturistas, gay-friendly, ricos, pobres, classe média, cachorros hahaha tudo!
A minha dica é alugar um carro e percorrer várias praias! Fiz isso no meu primeiro dia na Ilha e fiquei surpreso em ver que ela ia muito além de altas festas de música eletrônica.
Ibiza Ilhas Baleares 1Dicas:
Como chegar: Por Barcelona é bem mais fácil, e de lá você pode ir de barco ou de avião. Existem várias opções de vôos em companhia low-cost com a Vueling, por exemplo, (nesse caso, é bom lembrar que se você sair do Brasil e se estiver lotado de bagagem grande isso pode custar mais caro), assim como também existem várias empresas que oferecem ferry, e aí como a viagem é longa, é melhor pegar um horário noturno e passar a noite no barco, para não perder tempo de deslocamento (e de role) durante o dia.
Onde ficar: Café Del Mar, Playa D’ en Bossa e San Marino são exemplos de localização mais acessíveis pra você curtir as principais atrações.
Carro, busão, jatinho?: Melhor carro, mas busão também dá (com uma programação prévia haha). Outra dica é dividir taxi com estranhos. Muitas vezes dividi taxi com pessoas que nunca conheci mas que iam para a mesma praia ou festa que eu.
Baladas: No último verão estive por lá e conferi de perto as famosas baladas como Pacha e Ushuaia.
Porém, Ibiza vai MUITO além! Existem inúmeras festas e normalmente cada dia tem um DJ super famoso em uma SUPER balada. Recomendo a Privilege, Club Space, Amnésia, DC10 e NÃO deixe de pegar uma boat party! Sim, aquelas festas em barcos em alto mar! Não irá se arrepender!Matinee Ibiza
Pacha Ibiza 6Formentera
Se Ibiza é festa, Formentera é sossego! Uma cidade beeeeeeeem praiana, sossegada, pacata, mas com o mesmo ar moderninho de Ibiza. Lá também tem praias bem bonitas, barzinhos e restaurantes à beira mar, além de uns programas mais naturebas (caminhadas e trilhas são comuns, e rolê de bike então nem se fala! Há vários postos de aluguel de bicicleta e scooter por lá. Em um único dia você consegue conhecer basicamente toda a ilha.
Como chegar: De barco, através do Porto de Ibiza ou pela praia de Figueretes (em média 40 min de viagem – dependendo das condições do mar, e um preço – também em média – de 20 euros ida e volta).
Onde ficar: a cidade tem algumas pousadas bem legais, mas a maioria das pessoas visita Formentera pra uma day-trip!
Carro, busão, jatinho?: Busão, barco, bike ou scooter
Baladas: Formentera é uma cidade pequena, então você vai curtir mais se for num barzinho com música à beira mar, ou até mesmo visitar as praias de lá (como a de Migjorn ou Es Calo, por exemplo).
Lucas Estevam Ibiza 2
Menorca
É mais versátil, tipo um local rural contemporâneo-desenvolvido haha. A capital é Mahón (é a mais sossegada das Baleares!), e é cercada por veleiros, ruas estreitas, estradas rurais, veredas. Mas também não deixa de ter praias (com águas cristalinas) que são cercadas de pinheiros, e mercados artesanais. Além disso, tem uma presença histórica muito forte, e isso é muito reforçado nos centros históricos e museus do local.
Como chegar: De carro ou ônibus (e é bom se planejar com algum mapa ou pedir informações de roteiro, pra não correr o risco de se perder – e de perder tempo. Menorca é um pouquinho mais complicado de andar).
Onde ficar: Pousadas locais bem simples dão conta, mas assim como Formentera, também tem uma vibe mais de Day-trip, ou de ficar pouco tempo.
Carro, busão, jatinho?: Como é mais acessível chegar lá de carro ou ônibus, o mesmo se mantém pra turistar (além dos roles a pé que são de lei em qualquer lugar, né?)
Baladas: A cidade não é tanto disso…mas como disse, ela é versátil e tem características bem modernas. Então, uma coisa bastante comum por lá são os barzinhos à beira mar (sim, de novo!), e nos mesmos locais, é regra pra qualquer turista ver o pôr do sol e tomar bons drink (os bares sempre oferecem cocktails típicos, acompanhados de Caldeta de Llagosta – caldeirada de lagosta).
Outros rolês: Parque Natural Albufera d’Es Grau (um parque de aves aquáticas), o Patrimônio cultural, Ruínas de Trepucó, Museu de Menorca.

Foto: Reprodução

Maiorca
É meio próximo de Portugal, e a ilha é uma “junção de Ibiza com Menorca” haha – tem característica mais movimentada, mas sem abandonar o sossego. Pra variar, também tem belas praias e a noite também ferve! Os locais mais turísticos e de maior aglomeração são El Arena, Playa de Palma e Ca’n Pastilla (mais ou menos situados a oeste da capital). No verão bomba, e em algumas praias escuta-se apenas inglês ou alemães, visto que é um dos destinos mais procurados por eles na alta estação. Porém, no inverno não deixa a desejar com seus passeios nas colinas.
Como chegar:  De carro (balsa) ou avião (o aeroporte é bem grande)!
Onde ficar: Como disse, a cidade é maior, então tem muuuuitas opções de hotéis e pousadas, mas se for de galera pode alugar uma casa ou os populare hotéis: Hotel Mirador, Hotel Costa Azul e Náutic, etc.
Carro, busão, jatinho?: carro, a pé e cavalos (siim! Apesar de maior, a cidade tem essa característica bem interiorana, e cavalgar é uma prática hiper comum!). Aluguei um conversível (pagamos 60 euros apenas) e fomos até o centro histórico da cidade. Que lugar lindo! Em Maiorca eu realmente senti o que é o Mediterrâneo.
Baladas: É um dos melhores lugares pra sair à noite! Barzinhos à beira-mar, restaurantes, baladas, pubs, tem tudo! Os pubs e os bares costumam estar  sempre cheios até umas duas horas da manhã. Depois, a galera vai pro Passeio Marítimo, onde a festa continua: as baladas e os bares de lá ficam abertos até as cinco ou seis horas.
Outros rolês: Mergulhar, visitar a Catedral, ir ao Aqualand, visitar o Castelo de Bellver e as paisagens protegidas.
Ibiza Ilhas Baleares 3
E vocês, quais as dicas para as Ilhas Baleares? Comentários, please! 😀
Beijos e abraços viajantes pra geral!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.