Visconde de Mauá é um distrito da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, com partes da zona urbana estendendo-se até o estado de Minas Gerais. O distrito compreende as vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales. A região tem cerca de 6 mil habitantes e a principal atividade econômica é o turismo.
Como não poderia deixar de ser.
O lugar está localizado na área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira e possui mais de 100 opções de hospedagens, além de dezenas de restaurantes. Mas o que chama a atenção dos visitantes é, sem dúvida, a paisagem, repleta de belezas naturais, rica em fauna, flora, com cachoeiras e vales.
Este é um passeio que atrai tanto casais quanto grupos de amigos e até famílias com crianças pequenas, a depender das atividades escolhidas. Seja como for – e para onde for -, é mais do que recomendado levar uma mochila com aqueles itens indispensáveis, como protetor solar, repelente, garrafa de água e toalha. Use roupas leves e, por baixo, roupa de banho. Não preciso nem dizer para ir de tênis, né?
Umas das atrações mais esperadas são as cachoeiras que, infelizmente, são super geladas, mas não podem ficar de fora da visita. A Cachoeira do Escorrega, cartão-postal do destino turístico, é formada por rochas que lembram um tobogã, esculpido naturalmente, permitindo o deslizamento da cachoeira até uma piscina de águas límpidas. Há também a cachoeira Santa Clara, uma das mais altas e conhecidas da região, que permite a prática de rapel.
As opções não param por aí. Diferentemente de outras regiões serranas, Visconde de Mauá é rica em cachoeiras, rios, piscinas naturais de águas cristalinas.
O Poço do Marimbondo é um destes lugares em que, no meio da mata, é descoberta uma piscina natural de águas claras; o Poção da Maromba é outra das mais famosas piscinas naturais da região, procurada para banho e também pelos mais corajosos, para saltar da pedra de 7 metros de altura.
Um passeio que vale o sacrifício é a Pedra Selada. Para chegar até lá, a caminhada é pesada, dura uma hora e meia, mas a vista de quase dois mil metros de altura compensa e dizem que é a mais bonita da região. Não dá pra perder o visual indescritível.
No que diz respeito à gastronomia, Visconde de Mauá combina a cozinha tipicamente mineira com um toque de região serrana. Além disso, o calendário anual é reforçado com a Festa do Pinhão em maio e a Temporada de Trutas em setembro.
Durante a noite, a dica é passear nas vilas, onde há feirinhas de artesanato e lojas espalhadas pelas calçadas.
Informações:
– a região possui apenas um caixa eletrônico e nem todos os estabelecimentos aceitam cartão;
– a distância do Rio de Janeiro até a região é de 200 km e de São Paulo, 300 km;
– em junho, acontece a Festa de São João em Maringá.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
aventura
cachoeiras
estevam pelo mundo
Maringá
Maromba
natureza
Visconde de Mauá









Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!